segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ubuntu em Abril

 O mês de abril foi um mês muito dinâmico no AENSM e a Academia de Líderes Ubuntu contribuiu para toda essa dinâmica. 

O regresso às aulas presenciais, trouxe também de volta os Clubes Ubuntu presenciais e a dinamização de mais quatro Semanas Ubuntu com os nossos alunos. 

7º B


Na semana de 12 a 16 de abril a equipa de educadores assumiu o desafio de dinamizar a formação com duas turmas da EB Nuno Álvares Pereira, 7ºB e 8ºD, com o objetivo de levar a esta escola a dinâmica dos Clubes Ubuntu. Foi uma semana desafiante para todos, mas muito gratificante, pois a evolução dos alunos foi notória ao longo da semana. 

8º D

Com o regresso das aulas do secundário, na semana de 26 a 30 de abril foi a vez das turmas 10ºD e 11ºG participarem na Semana Ubuntu. Mais uma vez, podemos assistir ao crescimento dos nossos alunos, ganhando maior consciência da importância dos outros no nosso desenvolvimento enquanto pessoas e também no papel que todos devemos ter na mudança que o mundo precisa. 

10º D

Para que as semanas Ubuntu se tornem mais enriquecedoras, contamos sempre com testemunhos de pessoas inspiradoras que nos brindam com a sua generosidade na partilha das suas histórias de vida. Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos eles: Ludovico Capito (Escola Prática de Polícia), Lili Rodrigues (Gerar Oportunidades), Cristiana Francisco (Estudante de Medicina), Valérie Sousa (enfermeira do INEM), Miguel Atalaia (Sport Club Operário de Cem Soldos) e Francisco Ferreira (Capitão da equipa sub-23 de hóquei do S.C. Tomar). 


11º G


No dia 24 de abril retomámos a formação dos Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos do nosso agrupamento, tendo sido criado um plano de formação específico para este grupo, seguindo os princípios do Ubuntu. 

Assistentes Operacionais e Técnicos

No dia dedicado ao autoconhecimento contámos com a presença de 47 funcionários que passaram um dia diferente e que se mostraram muito satisfeitos, sendo a avaliação global da ação de 9,57 pontos em 10 possíveis.  


Com toda esta dinâmica, a equipa de educadores começa a necessitar de reforços, pelo que foi lançado o desafio a mais quatro professoras para se juntarem à equipa de educadores Ubuntu, tendo este grupo participado na formação para Educadores Ubuntu dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira nos dias 21 e 22 de abril. 


Todo este trabalho só é possível devido ao empenho desta equipa fantástica, ao apoio da direção do agrupamento e dos nossos parceiros, mas acima de tudo à inspiração e energia que os nossos alunos trazem a este projeto. O nosso muito obrigado a tod@s! 

Carla Martinho


Sem comentários:

Enviar um comentário