quarta-feira, 5 de maio de 2021

Comemoração do 25 de Abril de 1974 nas BECRE do AENSM

Dedicámos o mês de abril ao “Livro e liberdade”, foram várias as atividades desenvolvidas e que podem ver nas fotos anexas.

Livro e liberdade

Elencamos aqui algumas que gostaríamos de partilhar.

  • Realizámos uma exposição temática, alusiva ao 25 de Abril de 1974, intitulada “25 de Abril uma aventura para a democracia.”
25 de Abril uma aventura para a democracia

  • No dia 28 de abril deslocou-se ao auditório da EDNAP o Sr. Coronel Albuquerque, onde realizou duas palestras para quatro turmas dos 6º e 7º anos, sobre o 25 de Abril de 74. 
Coronel Albuquerque

O tema, apesar de não ter sido vivido pelos alunos, faz parte da nossa história recente e é importante ser lembrado para percebermos como aqui chegámos e como foi importante a transição para a democracia. O relato feito por um militar com ligação próxima às pessoas que tiveram uma intervenção direta na revolução, foi uma mais valia e tornou as palestras muito interessantes e vívidas. Foi uma verdadeira lição de cidadania.

  • A disciplina de EMRC trabalhou a temática dentro da sala e daí resultaram trabalhos de pesquisa muito interessantes que os alunos transformaram em PowerPoint. Esses trabalhos foram projetados, non stop, na BECRE da EDNAP servindo de introdução para a aplicação do Plickers a alunos dos 5º e 6º anos.

  • Nas bibliotecas do 1º ciclo, Raul Lopes e Sto. António, a abordagem foi feito de forma diferente ainda que o tema, Liberdade, estivesse subjacente na obra apresentada, “O Voo do Golfinho” de Ondjaki. 


Se um dia pudesses voar…. A partir daqui as crianças escreveram e desenharam o que lhes ia na imaginação e como todos sabemos a imaginação das crianças não tem limites.

Dos trabalhos desenvolvidos resultaram placards que estão expostos nas respectivas escolas.


Bons Voos!

“Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros.” Nelson Mandela.

Carmen Carvalho


↓ Mais fotos nesta pasta: ↓

Sem comentários:

Enviar um comentário