quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Lanche Ajantarado de Natal com Amigos

Foi no dia 20 de dezembro, último dia de aulas antes do Natal, que os professores, funcionários, técnicos e outros membros da comunidade escolar, se juntaram para um “lanche ajantarado de Natal”.

Lanche ou Jantar? A mesa estava posta...

É uma tradição, desde há muitos anos, celebrar o espírito de amizade e cooperação, juntando à volta de uma mesa e de uma festa natalícia, os diversos atores do AENSM.

A "Prata da Casa"

Este ano, para além da “Prata da Casa” (conjunto de alunos e professores que se juntam para cantar e fazer música), tivemos um “Corpo de Bailado” (conjunto de “mães-natal” que gostam de dançar) que deu uma outra vida e um outro significado à música “Last Christmas, I gave you my heart”. E tivemos também muitos sorrisos e muitas expressões felizes que encheram a sala e decoraram as mesas.

O "Corpo de Bailado"

Cada um trouxe algo para o lanche ou para o jantar e as mesas compuseram-se como se tratasse mesmo de uma ceia de Natal. Foi bonito!

Provando receitas.

Mas talvez o mais bonito tenha sido o ambiente, a boa-disposição e a homenagem que se fez aos profissionais que se aposentaram em 2023.

Sorrisos Natalícios

Registem-se os nomes, para memória futura e homenagem presente (por ordem de data de aposentação). 

Os docentes:

  • Maria Teresa Lopes Alcobia Atalaia (Grupo 610)
  • Ana Isabel Coelho Bastos Quádrio Merino (Grupo 500)
  • Rosa Maria Torres Graça Godinho (Grupo 110)
  • Maria de Lurdes Fernandes Matos (Grupo 500)
  • Maria do Céu Graça Baião (Grupo 300)
  • Isabel Maria Silveira Rodrigues (Grupo 330)
  • Maria da Conceição Costa Silva (Grupo 110)
  • Rui Alberto Nunes Sousa Machado (Grupo 300)
  • Maria Manuela Valente Lopes Madeira (Grupo 500)
  • Maria Teresa Alves Sousa Castro Lousada (Grupo 500)
Alguns dos homenageados

Os “não docentes”:

  • José António Gonçalves Santos Godinho
  • Laura da Conceição Nogueira
  • Renato Salgueiro Dias Margarido
Uma excelente equipa de apoio

A todos estes profissionais, a diretora do AENSM Celeste Sousa manifestou o seu agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e fez ainda uma breve resenha do percurso profissional de cada um.

Uma bela noite!


O lanche prolongou-se pela noite dentro, e era já tarde quando os últimos saíram da sala polivalente da ESSMO. Ouvia-se aos que iam saindo: “Foi uma noite muito bonita.”, “Gostei muito!”, “Andávamos a precisar de nos divertirmos assim.”

E foi! Foi uma noite bem passada entre amigos e gente que se quer bem.

Até para o ano.




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Jantar de Natal




terça-feira, 30 de janeiro de 2024

FlashMob 7ºB

No dia 25 de janeiro os alunos do 7ºB apresentaram à comunidade escolar e encarregados de educação, o Flash Mob sobre a temática de "O Ambiente", que prepararam e ensaiaram nas disciplinas de Complemento à Educação Artística e de Artes de Palco.


A apresentação envolveu dança, representação e música. No final, alguns alunos que estavam a assistir integraram a coreografia final com grande entusiasmo!



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
FlasMob




sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Dias do "Hastear da Bandeira" – ECO-ESCOLAS

Nos dias 22 e 25 de janeiro foram hasteadas as Bandeiras Verdes em todas as escolas do Agrupamento.

Na ESSMO

A Bandeira Verde é um galardão atribuído pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, que distingue o trabalho desenvolvido pelas escolas em prol da proteção do ambiente e da sustentabilidade.

Na EDNAP

No ano letivo 2022/2023, todas as escolas do AENSM receberam a Bandeira Verde, o que o permitiu distinguir como Eco-Agrupamento, pela quarta vez consecutiva. 

Na EB1 Raul Lopes

As iniciativas desenvolvidas envolveram/mobilizaram não só as escolas, através dos seus alunos, professores, mas também a comunidade, através das associações de pais e outros movimentos associativos, contando ainda com o valoroso apoio das Juntas de Freguesia e do Município de Tomar.

Na EB1 Santo António

O compromisso de toda a nossa comunidade educativa por um futuro mais sustentável continua e reflete-se no trabalho que começa nas salas de aula - dos mais pequeninos, dos jardins de infância, aos mais velhos, que se preparam para ir para a universidade. 

Na EB1 de Carregueiros

Estas dinâmicas envolvem as aprendizagens previstas pelo currículo, a componente de Cidadania e os projetos implementados, tendo como horizonte a transição para opções mais sustentáveis, que se transportam para as famílias e para a comunidade. 

Na EB1 de Cem Soldos

Do incentivo à reciclagem e à reutilização, à poupança de água e de energia, passando pelo encorajamento a uma alimentação mais saudável e a uma mobilidade mais sustentável ou à participação na preservação da biodiversidade e dos espaços exteriores, muitas são as ações previstas, num ano que o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria celebra de forma especial o Ambiente e a Liberdade.

Na EB1 de Vale Calvo

Na EB1 da Pedreira

Na EB1 do Marmeleiro



quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Visita aos estúdios e programa “Casa Feliz” – SIC

12º ano do Curso Técnico de Multimédia

A turma do 12º ano do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária Maria do Olival viveu momentos emocionantes ao participar na gravação do aclamado programa matinal "Casa Feliz" (SIC) no dia 18 de janeiro.



Os estudantes foram calorosamente recebidos pela equipa de produção do programa, desfrutando da oportunidade exclusiva de explorar os bastidores e de estar em contacto próximo com os apresentadores, assim como, com a dinâmica única do programa.


A experiência proporcionou aos alunos uma visão privilegiada das diversas áreas envolvidas na produção de um programa televisivo de sucesso e especificamente no âmbito da articulação e tomada de decisões das equipas em contexto real de trabalho e frequentemente em tempo real.


Para além disso, desde os técnicos de iluminação até aos produtores executivos, os estudantes foram orientados por profissionais experientes que partilharam os segredos dos bastidores, enriquecendo assim o seu conhecimento prático.


Para isso, a produção do programa aproveitou os intervalos e momentos de paragens das equipas para conceder aos alunos a oportunidade de contactar com os profissionais e preparou uma saída dos estúdios durante o programa para que o grupo pudessem conhecer o trabalho da régie.


No final do dia, os estudantes manifestaram o seu entusiasmo e gratidão pela experiência enriquecedora. As professoras responsáveis pela organização da visita assumem a relevância destas atividades práticas na formação dos alunos, considerando que este tipo de experiência no campo real é crucial para preparar e consciencializar os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo profissional de multimédia.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Cantar e contar Abril

 Na Biblioteca da ESSMO, que se pretende que seja um espaço vivo e dinâmico, deu-se início a uma série de encontros para "Cantar e contar Abril"


Ouviram-se canções de Abril, "Maré alta" (Sérgio Godinho) e "Canção de embalar" (Zeca Afonso) e o poema de Manuel Alegre "Abril de sim abril de não".

↓ Algumas fotos nesta pasta: ↓
Conntar e cantar Abril - 18/01/24




sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Vamos Dançar?

No âmbito das atividades da Escola Aberta dinamizadas pela área disciplinar de Educação Física, fica o convite:

Aparece às quartas-feiras, entre as 18:00 e as 19:30, na ESSMO. Vamos Dançar!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Bibó Porto

Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2023 as turmas do Curso Profissional Técnico de Turismo (10º, 11º e 12º) foram a uma visita de estudo, de dois dias, à cidade do Porto.

No mercado do Bolhão

Estava um frio de rachar e o autocarro chegou atrasado, mas lá apareceu, quentinho por dentro! A viagem demorou cerca de 2h30m. Alguns colegas foram a dormir, outros a jogar e outros a ouvir música. Fizemos uma paragem numa estação de serviço e continuámos.

À entrada para a Pousada da Juventude
  
Chegámos ao Porto por volta das 10h30. Não estava tanto frio como em Tomar!

Passámos na Pousada da Juventude para fazer o check in. De seguida fomos de autocarro até à Casa da Música.

No alto da torre

Casa da Música foi uma experiência inesquecível, com salas fantásticas e uma acústica espetacular! Também pudemos assistir a um ensaio do Coro e da Orquestra. Depois de almoçados, visitámos a Sé Catedral. Observámos belas pinturas em azulejos, visitámos a belíssima capela-mor e subimos à torre! Os degraus eram bastante altos e desnivelados o que complicou um pouco a subida, mas compensou com a vista. Depois passámos pela Estação de São Bento e fomos até à Torre dos Clérigos

Na Lello, a caminho de Hogwarts

Mais degraus! Subimos a íngreme e estreita escadaria, contemplámos a bela vista, descemos tudo outra vez e dirigimo-nos à Livraria Lello, que terá inspirado a autora de Harry Potter. A Livraria Lelo é inesquecível! As escadas parece mesmo que estão a mexer!



Passando pela Av. dos Aliados fomos até ao Mercado do Bolhão, com grande variedade de produtos, desde doces até sumos naturais. De seguida e sem dinheiro para entrar no Café Majestic, olhámos para ele do lado de fora. A Capela das Almas também vimos pelo lado de fora, não porque fosse tão cara como o Majestic, mas porque estava fechada. Fomos jantar no McDonald’s da Av. dos Aliados, considerado o mais bonito do mundo.

A capela das Almas

 No dia 20, depois do pequeno-almoço, seguimos até ao Palácio da Bolsa, com salas incríveis, decoradas a ouro! Depois visitámos o Centro de Congressos da Alfândega, o Museu do Vinho do Porto e foi-se almoçar num restaurante tradicional ali ao pé. Infelizmente, não foi desta que comemos uma Francesinha. 

Na Sala Árabe - Palácio da Bolsa

Depois do almoço fez-se a digestão atravessando o rio Douro, pela ponte de D. Luís, e fomos às Caves Sandeman, já em Gaia. Parecia que estávamos num cenário de um filme! Comprámos umas recordações para a família e regressámos a Tomar.

Nas caves Sandman

«Confesso que foi uma visita que gostei bastei e achei muito interessante. Tive a oportunidade de conhecer a importante e histórica cidade do Porto e aprendi várias coisas sobre locais que nunca nem tinha ouvido falar. Foi uma ótima visita, uma excelente experiência, que recomendo a todos.»

Ponte atravessada

«Gostei de fazer esta visita porque deu para aprender e para passear.»

Centro de Congressos da Alfândega

«Estava tudo agradável no Porto, visitámos muitos monumentos históricos e importantes para o mundo, foi um privilégio! Outra coisa foi estarmos todos juntos a conviver, foi muito bom e divertido.»

Pois! Não comemos...


Os alunos do Curso de Turismo, do 11ºG

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Cidadania inclusiva

ESSMO e o CIRE

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) integra um conjunto de direitos e deveres que devem estar presentes na formação das crianças e dos jovens portugueses, para que no futuro sejam adultos e adultas cuja conduta cívica privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática, no quadro do sistema educativo.


Aqui, no Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, apostamos fortemente na valorização dos nossos jovens, para que no futuro sejam cidadãos de referência e tenham uma atitude transformadora, empática e pacificadora na nossa sociedade.

Nesta perspetiva, no dia 12 de janeiro decorreu no ginásio da ESSMO a primeira aula de Educação Física, com a participação de jovens do CIRE. Esta é uma atividade mensal que se prolongará até ao final do ano letivo e conta com a participação das turmas do 9.º ano e as respetivas docentes, Rita Silva e Claúdia Sá, a quem a coordenação de Cidadania e Desenvolvimento agradece a disponibilidade imediata e entusiasmo com que abraçaram este desafio. 

A atividade decorreu com elevada participação, dinâmica e interação, tendo-se revelado muito enriquecedora para todos os participantes. Segundo Celeste Garcia, que acompanhou os jovens do CIRE, foi referido por eles que “A aula foi muito boa e intensa”. Perante este feedback, resta-nos aguardar ansiosamente pela próxima aula que decorrerá em fevereiro, com outra turma do 9.º ano. 


terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Projeto “Jardim de Luz”

 Depois de termos realizado dois Festivais de Lanternas Flutuantes, este ano letivo o nosso Agrupamento vai produzir um novo evento, o Jardim de Luz. Desta vez, além dos alunos do 2º Ciclo, irão também participar os colegas mais novos do Pré-escolar e 1º Ciclo, bem como alunos do Secundário. 

Dia dos Namorados

Partindo das aprendizagens feitas nas aulas, vamos trabalhar diversos temas e produzir lanternas com materiais recicláveis, fazendo a sua reutilização.

Primavera

Os trabalhos, iluminados por 1000 velas, repartem-se por 10 temas: St. Valentine's day; Halloween; Menos papel, mais floresta; Canavial; Capoeira; Bosque; Pomar; Quatro estações, composto por 4 quadros; Roda do Mouchão; 25 de Abril, 50 anos. 


Inverno

Na biblioteca da EDNAP já pode ser vista uma exposição com algumas das lanternas que vão integrar a atividade final que decorrerá no jardim do Mouchão, no dia 15 de junho, para assinalar o encerramento do ano letivo.


Bosque

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Hora de Código

 Alunos das turmas de 5º ano comemoraram a Hora do Código


Os alunos das turmas de 5º ano da Escola 2/3 D. Nuno Álvares Pereira, na aula de informática da disciplina de ComunicArt, juntaram-se ao evento de aprendizagem: "Hour of Code", durante a Semana de Educação em Ciências da Computação (de 6 a 12 de dezembro). 

 

A Hora do Código, organizada pela Code.org (uma organização sem fins lucrativos) e outras 100 organizações, é um movimento global que acredita que os estudantes de hoje estão prontos para aprender competências fundamentais para o sucesso do século XXI.  



https://hourofcode.com/pt 



 


 


A professora: Cristina Marques 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Paz, um bem tão precioso!

Hoje, na escola EB1 Santo António, os alunos do 4º ano, em articulação com a Biblioteca Escolar, fizeram uma bandeira sobre a Paz. Viram vídeos sobre o que é ter paz e dialogaram sobre este tema.

Depois de conversarem, começaram a fazer a bandeira debatendo acerca das palavras que iam usar.


O design da bandeira foi o seguinte: as palavras que representavam a Paz ficavam por cima, como se fosse um estendal e um par de mãos a soltarem as pombas que transportavam frases sobre a Paz de vários famosos, tais como: Cristiano Ronaldo, António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa, Amália Rodrigues, Fernando Pessoa, José Saramago e António Lobo Antunes.


Concluíram que a paz é cada vez mais preciosa, porque neste momento estão a acontecer muitas guerras no mundo, como a guerra de Israel na faixa de Gaza contra os Palestinos e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, ambas por causa de território.

Raquel Chico - Turma TA_4A
(EB1 SA)