sexta-feira, 31 de maio de 2024

Eleições Europeias: apela ao voto, cria o teu slogan!

Com o intuito de sensibilizar os jovens do ensino secundário para a importância do seu papel na participação cívica, através do exercício do direito de voto e do combate à abstenção, o Clube Europeu dinamizou um concurso com o tema “Eleições Europeias: apela ao voto, cria o teu slogan!”.

De todas as participações foram escolhidas as seguintes frases:

  1. Deixa a tua marca no futuro. Vota!
  2. Escolha a esperança, escolha a mudança, escolha votar!
  3. A mudança é necessária e o teu voto é importante!


Às autoras, Joana Du e Sara Ricardo, ambas alunas do 12ºB, foi atribuído o respetivo prémio.

Isabel Conceição,
Clube Europeu

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Canta-me como foi há 50 anos

 No dia 17 de maio encerrou-se o ciclo de três espetáculos “Canta-me como foi há 50 anos”.


Estes espetáculos, criados e montados por um grupo de professores do AENSM, retomam a ideia que (desde há 24 anos) se tem vindo a repetir por altura do 25 de Abril – a celebração, mas também a interpelação, das razões e das promessas que essa madrugada trouxe ao país.


Desta vez, os espetáculos basearam-se no livro “Era uma vez o 25 de Abril”, de José Fanha, e permitiram levar para palco um conjunto de memórias e de momentos que importa não deixar desaparecer.


Numa sequência narrativa não linear, o espetáculo de quase duas horas, começou com a evocação das ex-colónias através da belíssima participação de um grupo de dança (SFGP) que coreografou a música “Galinhas do Mato” de José Afonso.


Passando depois pelo regresso dos retornados ou refugiados a Portugal após as independências africanas de 1975, o palco do cineteatro Paraíso permitiu agrupar as memórias mais dolorosas, os momentos mais inocentes e as promessas mais utópicas, tudo ilustrado com músicas que nos ficaram no ouvido e com pequenos sketches que trouxeram à cena os pequenos quotidianos hoje esquecidos ou mesmo desconhecidos dos mais jovens.


Foi, como sempre, um espetáculo divertido, mas sério, e às vezes emotivo, não deixando ninguém indiferente.



.

Importa deixar registado que neste aniversário “redondo” da revolução dos cravos, a equipa de professores que  esteve à frente desta empresa (Ana de Carvalho, Joana Jacob, José Morgado, Júlia Quadros, Maria João, Zita Luís) fez questão de extravasar os limites do Agrupamento Nuno de Santa Maria e convidar o Jardim-Escola João de Deus, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, a Universidade Sénior de Tomar e o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere para participarem diretamente na celebração do 25 de Abril. 


De facto, foi particular gratificante verificar que tantos, vindo de tantos lados, partilharam as mesmas convicções e o mesmo empenho em não deixar esquecer a luta pela liberdade e pela democracia.


E para terminar em beleza, o autor do livro “Era uma vez o 25 de Abril”, José Fanha, esteve presente neste dia 17 e fez questão de ele próprio, na primeira pessoa, declamar em palco o poema com que terminaria o espetáculo:



Nós nascemos para ter asas meus amigos.

Não se esqueçam de escrever por dentro do peito:
nós nascemos para ter asas.

No entanto, em épocas remotas
vieram com dedos pesados de ferrugem
para gastar as nossas asas assim
como se gastam tostões.

Cortaram-nos as asas
como se fôssemos apenas operários obedientes,
estudantes atenciosos,
leitores ingénuos de notícias sensacionais,
gente pouca,
pouca e seca.

Apesar disso,
sábios, estudiosos do arco-íris e de coisas transparentes,
afirmam que as asas dos homens crescem mesmo depois de cortadas,
e, novamente cortadas
de novo voltam a ser.

Aceitemos essa hipótese,
apesar de não termos dela qualquer confirmação prática.

Por hoje é tudo.

Abram as janelas.

Podem sair.



 

↓ Mais fotos nestas pastas: ↓

(Fotos tiradas por alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia)
Dia 26/04


Dia 17/05



quarta-feira, 29 de maio de 2024

Solidariedade em Ação

No passado dia 25 e 26 de maio, 19  alunos e uma professora do AENSM, participaram na campanha de recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar contra a Fome.


Durante todo o dia, procederam à angariação de bens alimentares no hipermercado Lidl e Continente.


A ação de voluntariado proporcionou a todos os que colaboraram nesta iniciativa ajudar nesta nobre missão de apoio ao outro.



terça-feira, 28 de maio de 2024

Campo Jovem - EMRC

Quinta dos Ganados -   3º ciclo  - 25 e 26 de maio

 

Alunos inscritos em EMRC - AENSM - Torres Novas

 


segunda-feira, 27 de maio de 2024

O futuro espera-nos

No dia 18 de abril, os alunos das turmas A e E do 12.º ano dirigiram-se a Coimbra com o intuito de visitar as diferentes faculdades da Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e o polo das Engenharias.


No dia 10 de maio, foi a vez dos alunos das turmas B, C e D do 12.º ano visitarem algumas das instituições da Universidade de Lisboa: Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências e ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).


Os alunos da turma B, na parte da manhã, tiveram a possibilidade de visitar o Museu do Desporto no Jamor e de encontrar o Campeão Mundial de Natação, Diogo Ribeiro.


O objetivo destas visitas foi de ajudar os alunos, que estão prestes a acabar o ensino secundário e a entrar numa nova fase das suas vidas, a escolher um curso e a encontrarem resposta para algumas das dúvidas que possam ter.


Nas diferentes faculdades, fomos recebidos por alunos que fizeram uma visita guiada às instalações e apresentaram os cursos da respetiva faculdade, contaram-nos o seu testemunho, desde a sua adaptação a este ambiente novo até às amizades para a vida que fizeram pelo caminho. Realizámos atividades que envolviam cooperação entre os alunos e puseram à prova os nossos conhecimentos.


Foi com grande satisfação que realizámos estas visitas, tendo sido importante para um melhor conhecimento destas universidades e de alguns aspetos relacionados com o ensino superior que se aproxima.

Agradecemos a todos os envolvidos.

Os alunos do 12ºABCDE


sexta-feira, 24 de maio de 2024

Visita de estudo a Sintra

Nos dias 22 e 23 de maio, os alunos do 11º ano, juntamente com as suas professoras de Português e Diretores de Turma, realizaram uma inesquecível visita de estudo à idílica vila de Sintra, no âmbito das disciplinas de Português e Inglês.



Esta bonita localidade foi o local que inspirou Eça de Queirós a escrever o capítulo VIII da sua obra mais aclamada, Os Maias. O referido capítulo apresenta a personagem Carlos da Maia, que decide ir à procura da figura feminina, cujo nome ainda desconhecia – Maria Eduarda -, por quem estava fascinado. Assim, percorre vários locais emblemáticos à sua procura, mas sem sucesso.


Durante esta visita, acompanhada pelos guias do Serviço Educativo da Câmara de Sintra, percorremos alguns dos espaços descritos na obra queirosiana: o hotel do Nunes, o Hotel Lawrence e ainda o Palácio de Seteais. Todos estes sítios nos encantaram com o seu charme inigualável e nos trouxeram à memória o que estudáramos nas aulas.



Depois de um bom almoço no Parque da Liberdade, fomos à procura duma boa sobremesa e não poderíamos ter tomado uma decisão melhor, pois aquelas queijadinhas de Sintra (às quais Eça também se refere neste capítulo VIII), compradas na famosa "Piriquita", eram deliciosas.



Terminámos o nosso dia com chave de ouro no "News Museum", onde nos foram proporcionadas várias atividades interativas, todas relacionadas com o jornalismo, a comunicação e com tudo o que a elas está inteiramente ligado, desde as salas de desporto, de rádio, de televisão, de guerra, dos duelos políticos, entre outras.



Em suma, esta visita proporcionou-nos uma experiência que vamos guardar nos nossos corações e cujas memórias ficaram para sempre connosco, tendo ainda contribuído para uma melhor compreensão da obra estudada.

Bárbara Franco, 11ºE

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Concurso Concelhio de Leitura

No dia 14 de maio, a Biblioteca Municipal acolheu a Fase Municipal do Concurso Concelhio de Leitura, um evento que reuniu os jovens leitores mais entusiastas do Agrupamento Templários e do Agrupamento Nuno de Santa Maria.

Foi um dia dedicado à paixão pelos livros, onde os participantes demonstraram o seu conhecimento literário e a sua capacidade expressiva.

A biblioteca escolar gostaria de agradecer a todos os que tornaram este evento possível: aos pais pelo apoio incondicional, aos professores pela dedicação e incentivo à leitura, à Câmara Municipal pelo seu contributo e à Biblioteca Municipal pela excelente organização.

Um agradecimento especial aos alunos do nosso Agrupamento que participaram de forma tão empenhada. 

Parabéns a todos!


1º ciclo

1º - Maria Leonor Mendonça Abreu - AET

2º - Mariana Graça Matos - AENSM

3º - Madalena Condeço - AENSM



2º ciclo

1º Maria Venâncio - AENSM

2º Maria da Luz Escudeiro - AENSM

3º Beatriz Santos - AENSM



3º ciclo

1º Afonso Lopes - AET

2º Ana Leonor Ribeiro - AET

3º Margarida Martins Santos - AENSM



quarta-feira, 22 de maio de 2024

O 6º ano foi ao teatro

No dia 21 de maio, o auditório da Biblioteca Municipal foi palco de uma aventura inesquecível: o espetáculo teatral T'Ulisses, pela companhia Atrapalharte.

As turmas do 6º ano embarcaram numa viagem épica pela mitologia grega, guiadas pelo astuto Ulisses e pelos seus divertidos companheiros. Através de representações contagiantes, música e muita interação, os alunos mergulharam nas emocionantes peripécias da Odisseia, desde a Guerra de Tróia até ao regresso a Ítaca.


Risos, gargalhadas e momentos de grande emoção marcaram este espetáculo que prendeu a atenção de todos do início ao fim. Os alunos aplaudiram com entusiasmo as atuações dos atores.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Visita de estudo à Rádio Hertz

Curso profissional de Multimédia - 10º ano

No dia 14 de maio os alunos do 10º G1 do Curso Profissional de Multimédia realizaram uma visita de estudo à Rádio Hertz. Esta visita foi planificada no âmbito da Unidade de Curta Duração “Edição de Som Digital” da disciplina de Técnicas de Multimédia e teve como segundo objetivo desenvolver atividades de proximidade entre os alunos e entidades parceiras do agrupamento na Formação em Contexto de Trabalho.


 
A visita pretendeu dar a conhecer aos alunos uma rádio local e os seus desafios, as tecnologias e ferramentas que suportam o funcionamento destas entidades e simultaneamente permitir algumas atividades na rádio.

Durante a visita os alunos visitaram as instalações e os vários departamentos de produção de conteúdos, experimentaram equipamentos e algumas tecnologias fundamentais para colocar a rádio diariamente no ar. Foram, ainda, desafiados para uma entrevista onde se falou sobre vários temas como o ensino profissional, a formação na área da multimédia, futuros profissionais e expetativas dos alunos.



Não podemos deixar de agradecer ao Sr. João Franco, à locutora Lena Gomes e à Rádio Hertz pelos momentos e conhecimento partilhados e pelos desafios lançados e que alguns alunos responderam prontamente.


Partilhamos algumas fotografias e a emissão onde professora e alunos foram entrevistados.

A professora
Maria Lisete Lapa


segunda-feira, 20 de maio de 2024

4º Encontro de Atividades Rítmicas Expressivas (Dança)

Torneio de Encerramento

Realizou-se no passado dia 8 de maio, na Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, o 4º Encontro de Atividades Rítmicas Expressivas, do Desporto Escolar.


Os participantes foram recebidos das 14.00h às 14.30h no Pavilhão Gimno Desportivo da nossa Escola.


Depois do aquecimento e da preparação das coreografias, a atividade iniciou-se às 14:45 e contou com a participação de 168 alunos de 11 Grupos/Equipas, de 8 escolas do distrito de Santarém, a saber: Alpiarça, Caxarias, Chamusca, Mação, Marinhais, Pernes, Santarém e Tomar. 


Foi uma tarde bem passada, com muita dança, animação, música e convívio à mistura.




sexta-feira, 17 de maio de 2024

Eurodeputada Vânia Neto no Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria

No passado dia 13 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal, cerca de 100 alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM) e respetivos professores, tiveram o privilégio de assistir a uma palestra sobre o tema “Eleições europeias – uma voz jovem na Europa”, ministrada pela Senhora Eurodeputada Vânia Neto.


 O evento, inserido no plano de atividades do Clube Europeu do nosso agrupamento, teve como objetivos sensibilizar os jovens para a importância do seu papel na participação cívica, através do exercício do direito de voto e do combate à abstenção e, também, dar a conhecer a instituição Parlamento Europeu (PE) e a importância das decisões aí tomadas para a vida dos portugueses.

A Senhora Diretora do AENSM, Dra. Maria Celeste Sousa, deu início aos trabalhos, tendo apresentado a Dra. Vânia Neto e o seu percurso profissional e político e contextualizado a sessão.

 
A Eurodeputada Vânia Neto começou por falar, entusiasticamente, dos objetivos que estiveram na base da construção do projeto europeu e dos ideais europeus. Referiu-se, depois, à fragilidade da Democracia e da Liberdade e ao erro de se considerar ambas como “dados adquiridos”, apelando à ação e participação cívica dos jovens, de forma a que o que foi já conquistado não se perca mas, pelo contrário, se fortaleça. Destacou os direitos conquistados pelas mulheres, nomeadamente, em Portugal, nos últimos 50 anos. Chamou, ainda, a atenção dos presentes para a necessidade de verificar e aprofundar as informações que são veiculadas nos meios de comunicação social e, em particular, nas redes sociais, de forma a que se tomem decisões conscientes.




A Drª. Vânia Neto disponibilizou-se, em seguida, para responder às perguntas dos nossos alunos, que manifestaram curiosidade e interesse no percurso político da nossa convidada e, também, no atual contexto político europeu e no papel que o PE pode desempenhar na resposta aos desafios e oportunidades que se apresentam aos cidadãos europeus.

A Senhora Diretora do AENSM, Drª. Maria Celeste Sousa, encerrou a sessão, congratulando-se com a presença da Sra. Eurodeputada Vânia Neto e enaltecendo o seu contributo para ajudar a Escola na sua função de formação de jovens mais conscientes, responsáveis e participativos.




Redigido por Maria Isabel Carvalho e Isabel Conceição, docentes do Grupo 430

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Prova de Aptidão Profissional

Cursos Profissionais - Multimédia e Turismo


Figuravam há muito tempo, nas agendas dos alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Multimédia e Técnico de Turismo do 12.º G, os dias 16 e 17 de abril de 2024 – data da apresentação das Provas de Aptidão Profissional.


Quando escolheram os seus cursos sabiam que este dia ia chegar, dado que lhes é exigida a apresentação de um projeto inovador e o respetivo relatório escrito, que funciona como suporte de sustentação de uma componente prática a colocar em exercício.

No dia 16 de abril, a portaria da Escola D. Nuno Álvares Pereira, habituada à entrada dos seus barulhentos e irrequietos alunos, viu chegar 10 jovens sorridentes e bem vestidos, mas um olhar mais atento percebia que transportavam também alguma apreensão na sua bagagem, eram os alunos de Turismo.

Entraram no auditório e todos se sentaram para verificar se estava tudo em ordem, para que nada falhasse nas suas apresentações. Tinham de convencer os Jurados - professores Cláudia Faria, Joana Jacob, José Lourenço, o técnico superior da CMT, João Coelho e a empresária Aida Dias - de que as suas ideias empreendedoras estavam bem planeadas e fundamentadas, que os projetos eram inovadores, exequíveis e viáveis, que tinham identificado e estudado bem os reais e potenciais concorrentes, reconhecendo as necessidades de recursos, as melhores estratégias a implementar, enfim, que reuniam as condições para fazer uma boa apresentação das suas provas.

Terminaram a manhã com o sabor de mais uma missão cumprida e a porta do Auditório fechou-se, pois no dia seguinte - 17 de abril - chegariam os 15 alunos de Multimédia, descontraídos alguns, apreensivos outros, transportando desktops, portáteis, cabos, pens e muitos outros materiais e a azáfama era enorme, porque se não testassem tudo muito bem, as novas tecnologias podiam pregar-lhes algumas partidas e eles estavam bem cientes disso.



Os Jurados aguardavam - professores Carla Pires, Adelaide Pomba, Cláudia Faria, Maria Lisete Lapa e os docentes do IPT Dr. Joaquim Pombo e Dr. Hélder Pestana - aos quais nada escaparia em termos de tecnologia e nada fáceis de convencer. Os discentes tinham de mostrar que os projetos tinham sido bem pensados, sabiam utilizar diversas ferramentas na construção de produtos multimédia, dominavam gráficos, imagens estáticas, imagens em movimento, animações e sons e que tinham conseguido ir além do que lhes tinham ensinado durante as aulas.

Tudo isto porque nos dois dias, aquele Auditório recebeu Jurados carregados de relatórios, percebendo-se muito bem que estavam ali com um intuito pedagógico, mas isso não os iria impedir de fazerem uma análise crítica e bem detalhada dos projetos apresentados, desde a instalação de empreendimentos turísticos e alojamento local, ideias inovadoras na área da animação turística, da restauração, da criação de Apps, construção de jogos, animações 2D e 3D, lojas virtuais de roupa, edição de vídeos, galerias virtuais, animação de objetos, entre outros.

A verdade é que para estes jovens esta experiência é valiosa, saindo dali mais ricos, uma vez que, para além de serem parabenizados pelo seu trabalho, recebem importantes dicas que lhes permitirão melhorar os seus projetos e desenvolver outros no futuro.

OBRIGADA a todas e a todos pelo empenho!

A Coordenadora dos Cursos Profissionais


quarta-feira, 15 de maio de 2024

Dia da Europa com Arte

No dia 9 de maio, no Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em Tomar, assinalou-se o Dia da Europa!


De uma parceria entre o Clube Europeu e  o Departamento das Artes, nomeadamente, o professor Henrique Oliveira,  nasceu  um gigante painel de parede.


Um pouco em jeito de arte urbana, numa harmoniosa mescla de graffiti e escrita pictográfica que deu origem a um agradável cenário, azul e amarelo, que foi aplaudido por muitos e não deixou passar despercebido o Dia da Europa!


Isabel Conceição,

Clube Europeu