terça-feira, 29 de outubro de 2024

Halloween

 Tal como tem vindo a ser hábito nos últimos anos, as professoras de Inglês do 5º e 6º ano (e 7º) promoveram a celebração do Halloween.

As turmas de Inglês do 2º ciclo (e algumas do 7º ano) foram convidados a decorarem as portas das suas salas de aulas com alguns dos motivos tradicionais desta festividade, levando para dentro da escola um pouco da cultura anglo-saxónica que estudam nas aulas de inglês. Entre trabalho nas aulas, tempos de intervalos e algumas peças trazidas de casa (muitas delas com o contributo dos Encarregados de Educação), as portas das salas da EDNAP encheram-se de morcegos, fantasmas, aranhas, monstros e bichos assustadores…


Fica aqui o registo fotográfico de quase todas as portas das salas de aula da EDNAP nestes dias (ver a pasta de fotos no final desta notícia). Há quem diga que os sustos nas aulas se prolongam muito para além do dia 31 de outubro…

Esta festa do “Halloween”, ou Dia das Bruxas, tão característica da cultura anglo-saxónica, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada no último dia de outubro, véspera do dia de “Todos os Santos”; daí o seu nome “Halloween”, do inglês "All Hallow’s Eve" (Véspera de Todos os Santos).


A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxónica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, a festividade ganhou popularidade e hoje é comemorada em boa parte do mundo, em concorrência com outras tradições locais e próprias deste tempo de passagem entre o verão e o inverno, de viragem entre o final das colheitas e a pausa produtiva da natureza, de alternância entre o tempo da vida e o tempo da morte. Os celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro, o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos era mais ténue, permitindo que os espíritos retornassem à Terra.


Uma das tradições mais marcantes do Halloween é o uso de fantasias, normalmente relacionadas com o mundo dos mortos, e que permite às crianças irem de casa em casa pedido doces, sob a “ameaça” de um susto. Daí a expressão “Trick-or-Treat”, qualquer coisa como “Doces ou Travessuras”.


Veja-se a este propósito as semelhanças com a tradição do dia dos “Bolinhos, bolinhos, à porta dos santinhos” ou do “Pão por Deus” que ainda hoje se celebra nas nossas aldeias ao redor de Tomar.


A título de curiosidade, registe-se que o “Pão por Deus” ganhou força após o grande terramoto de 1755, que ocorreu justamente no dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos. Em 1756 (um ano depois), os mais necessitados saíram às ruas de Lisboa batendo de porta em porta, solicitando qualquer tipo de ajuda, mesmo que fosse apenas pão: “Pão, por Deus”. Os mendigos recebiam pão, bolos, vinho e outros alimentos, que eram oferecidos em homenagem aos falecidos e em súplica por suas almas. Assim, a tradição do “Pão por Deus” tem as suas raízes no Dia de Todos os Santos e uma ligação histórica com o terramoto de 1755.


JPVasc

Sites consultados:



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Portas da EDNAP




quarta-feira, 23 de outubro de 2024

XX Ed. Biodiversidade

No dia 8 de novembro de 2024 realizar-se-á a 20.ª Edição da Biodiversidade / Jantar Lusitano, com o tema “A FITODIVERSIDADE NA OBRA POÉTICA DE CAMÕES”.


Às 18:30h decorre a palestra dinamizada pelo Professor Dr. Jorge Paiva e às 20:00h o habitual Jantar Lusitano, na escola secundária Santa Maria do Olival.

Para o Jantar Lusitano, devem inscrever-se até dia 4 de novembro de 2024 para 249328360 ou na portaria da ESSMO.


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Dia da alimentação no JI Raul Lopes

A turma da sala 2 do JI Raul Lopes comemorou o Dia da Alimentação com a colaboração dos pais e encarregados de educação.



quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia da alimentação

Hoje, dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.



Em articulação, o Ecoescolas, o PES, a Biblioteca Escolar e as Ciências Naturais do 6.º ano desenvolveram várias atividades, focando sobretudo temas como: regras de uma alimentação saudável, desperdício alimentar e alimentos seguros.


Foi também realizada uma pequena exposição ilustrativa das quantidades de açúcar presentes nas bebidas mais consumidas pelos jovens e dos malefícios do açúcar no organismo.


A exposição estará disponível na biblioteca até ao fim de semana, acompanhada de um vídeo ilustrativo.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

AENSM no Dia das Bandeiras Verdes

No dia 10 de outubro, o AENSM e o Município de Tomar, através de alguns elementos, participaram no Dia das Bandeiras Verdes, promovido pela ABAAE, no âmbito do Programa Eco-Escolas, em Torres Novas, num evento destinado à entrega dos galardões – as Bandeiras Verdes. Pelo trabalho desenvolvido em prol do ambiente e da sustentabilidade foram distinguidas, no ano letivo 2023/2024, 2021 Eco-Escolas e 111 Eco-Agrupamentos.


 
Pelo 5.º ano consecutivo, todas as escolas do nosso Agrupamento foram galardoadas com a Bandeira Verde, o que resulta na distinção do AENSM como Eco-Agrupamento. Também o Município de Tomar foi distinguido como Município Parceiro, dada a sua colaboração na implementação do Programa Eco-Escolas, sendo o município do distrito de Santarém com mais Eco-Escolas.

Durante a manhã, foi tempo de receber os galardões e distinções e de participar nas atividades da Eco-Mostra, que incluíam ateliers, exposições, jogos e animações, . Já durante a tarde, decorreu o espetáculo de celebração das Bandeiras Verdes, com música e dança que contagiou de alegria todos os participantes.



Numa altura em que, diariamente, os problemas ambientais são notícia, o AENSM continua, neste ano letivo, a colocar este tema como central no desenvolvimento das aprendizagens e das atividades a elas associadas.

É fundamental consciencializar que, ainda que não sejamos os grandes decisores, somos elementos essenciais nas ações de mudança, pelo contributo e pelo exemplo, (seja através do consumo mais consciente, da utilização da água mais cautelosa, da poupança energética, de formas de mobilidade mais sustentável, da participação em ações de proteção da natureza…) colaborando, efetivamente, para a preservação da “nossa casa comum”.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Prémio "Traduzir 2024"

Maria Matilde de Sá, aluna de 12º ano na ESSMO no ano letivo 2023/24 foi a grande vencedora da 22ª edição do concurso "Traduzir 2024", destinada a alunos do ensino secundário, tendo sido distinguida entre 777 outras candidatas que apresentaram propostas de tradução de um texto em língua inglesa para língua portuguesa.


 
Esta iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa “reconhece as melhores traduções para língua portuguesa, a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola”. O Prémio “Traduzir” tem o intuito de “dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução”, bem como “estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros”.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 2 de outubro, na Sala de Exposições da Biblioteca Universitária João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa e contou com a presença de Docentes da FCH, alunos vencedores, professores dinamizadores do concurso nas respetivas Escolas, do Júri e dos diferentes parceiros do concurso.



As Professoras Doutoras Rita Bueno Maia e Catarina Duff Burnay deram as boas-vindas aos participantes, tendo a primeira contextualizado esta iniciativa. De uma forma muito simples e apelativa, a Professora Doutora Catarina Duff Burnay levou-nos através da evolução da tradução desde S. Jerónimo, padroeiro dos tradutores até aos nossos dias, salientando a importância da tradução entre Línguas e Culturas. Seguidamente, a Dra Sabrina Martinez falou-nos sobre “O tradutor e o mundo audiovisual”, identificando, com exemplos do mundo audiovisual o papel do Tradutor e as diferentes formas de tradução neste vasto mundo virtual.



Por fim, foram entregues os prémios assim como as menções honrosas e as alunas autoras das traduções premiadas Língua Alemã, Espanhola, Francesa e Inglesa leram as suas traduções que pudemos acompanhar com o texto original.

Seguiu-se um pequeno lanche-convívio, no decurso do qual as premiadas puderam trocar impressões com alguns elementos do Júri e com os Professores da mesa, bem como conversar entre si.


 

Muitos parabéns, Matilde, a ESSMO e o grupo disciplinar de Inglês congratulam-se com a tua excelente prestação.

Rosa Maria Fernandes

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Testemunho de Ex-aluno

A formação profissional e a participação no Campeonato das Profissões da WorldSkills Portugal foi um verdadeiro ponto de viragem na vida do Guilherme e pode ser na tua também.

Ser concorrente da WorldSkills, e participar no Campeonato da Europa e do Mundo, onde conquistou a Medalha de Excelência, levou-o a ultrapassar limites e a desenvolver competências que vão muito além da sala de aula ou de formação – uma verdadeira preparação para os desafios do mercado de trabalho.

Conhece, no ensino e formação profissional a tua verdadeira paixão e põe mãos à obra com toda a tua determinação e garra.


#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Divulgação do SkillsPortugal Norte 2024

O maior evento de formação profissional do ano está à porta, e tu não vais querer perdê-lo.

A 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024 vai decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, com entrada gratuita ao público, de 13 a 15 de novembro.


São 400 concorrentes de todo o país, a representar 60 profissões, avaliados por uma equipa de cerca de 400 jurados.

Vem ver a formação profissional em ação e fica a conhecer os grandes talentos da próxima geração a entrar no mercado de trabalho.

Um dia podes ser tu um dos melhores




#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp

terça-feira, 8 de outubro de 2024

O Preconceito no Ensino e Formação Profissional

Sabias que o Ensino e Formação Profissional é uma das formas mais eficazes de entrar diretamente no mercado de trabalho? Com uma abordagem prática e focada nas necessidades reais das empresas, estás a aprender e a ganhar experiência ao mesmo tempo!

Chega de preconceitos!
O ensino e formação profissional não é um plano B. É um plano A e uma escolha inteligente para quem quer estar preparado para o futuro!


Seja em tecnologia, saúde, indústria, design, serviços…. as oportunidades são infinitas!
Investe no teu futuro e revela o teu talento!


#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mostra de Educação e Formação Profissional + SkillsPortugal Norte 2024

Entre 13 e 15 de novembro, no EuroParque (Santa Maria da Feira), vais ter a oportunidade de ver de perto o que o Ensino Profissional tem para te oferecer!
Paralelamente ao 46º Campeonato Nacional das Profissões, a Mostra de Ensino e Formação Profissional, promovida pelo PESSOAS 2030, IGeFE, ANESPO e IEFP vai estar ON .


Explora as escolas profissionais públicas e privadas das regiões Norte, Centro e Alentejo, e descobre como uma formação prática pode ser o trampolim para o teu sucesso!
Seja tecnologia, design, saúde, indústria, serviços... há um futuro à tua espera!

Curioso(a) para saber mais?
Fica atento(a) à próxima publicação, para descobrires que escolas vão estar presentes e para planeares a tua visita!

#EnsinoeFormacaoProfissional #campeonatosdasprofissoes #skillsportugalnorte2024 #NosSomosWorldSkills #OperationsofStrategicImportance #OSI #EUFunds #SocialRights #PESSOAS2030 #iefp

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Erasmus+ na Dinamarca

 Decorreu, na semana de 22 a 28 de setembro, mais uma mobilidade Erasmus+, integrada no programa “Less is More”.

Do AENSM deslocaram-se a Fjerritslev (Dinamarca) 5 alunos do 12º ano, acompanhados por 2 professores.

A equipa portuguesa




O programa “Less is More” tem a ver com a tomada de consciência, por parte dos mais jovens, de algumas práticas ou hábitos sociais, e da necessidade de evitar o desperdício e o consumo excessivo.


Acabados de chegar


Nesta mobilidade, o foco esteve no desperdício alimentar (“Food waste”) e nas medidas que se podem encontrar para tentar evitar ou pelo menos minimizar os desperdícios alimentares nas suas diversas formas.
Iniciativas portuguesas


Os alunos de 5 países – Portugal, Polónia, Grécia, Roménia e Dinamarca – tentaram encontrar formas de reduzir o desperdício alimentar, de reaproveitar as sobras das refeições e de promover uma alimentação baseada em produtos locais e com uma dimensão ecológica, sustentada e mais saudável.

Jovens de 5 países a debater os problemas do desperdício


O AENSM esteve representado pelo André Valido (12ºE), o Diogo Lopes (12ºE), a Francisca Farinha (12ºF), a Leonor Cardoso (12ºB) e a Sara Carrão (12ºD), acompanhados pelos professores José Paulo Vasconcelos (Port) e Luís Colaço (Fís-Quí).

Foi mesmo longa a viagem!


Depois de uma looooonga viagem de cerca de 18 horas, chegados ao extremo norte da Dinamarca, foi a altura de cumprir um cuidado e exigente plano de trabalho que ocupou toda a semana.

Os diferentes países começaram por fazer a apresentação da sua escola, da sua região, do seu país e, finalmente, da equipa.

Alguns dados sobre Portugal

Relacionado estreitamente com o tema em análise, cada equipa/país teve ainda oportunidade de fazer a apresentação de um calendário dos produtos alimentares característicos de cada época do ano, bem como dos pratos gastronómicos que se confecionam tradicionalmente com esses ingredientes, em cada momento do ano.

O calendário português

Estas apresentações foram, todas elas, concebidas, realizadas e preparadas pelos alunos, sendo também os alunos os responsáveis pela apresentação pública dos diversos painéis.

No segundo dia, os envolvidos no projeto foram convidados a dar um passeio por um bosque, de onde colheram sementes, cogumelos, ervas, bagas e frutos com os quais prepararam (acrescentando lhes Previdência alguns ingredientes mais “urbanos”) a refeição desse dia, cozinhada a lenha, no meio da floresta dinamarquesa.

Um verdadeiro piquenique feito com o que se apanhou no bosque

Da parte da tarde foi realizada um workshop sobre usar hábitos alimentares dos estudantes de cada país recolhidos através de um inquérito que foi aplicado no início do ano letivo nomeadamente sobre os alimentos mais consumidos, a diversidade de ingredientes, a importância atribuída a uma dieta saudável, e o quanto as preocupações com a sustentabilidade influenciam as escolhas alimentares dos jovens.

O resultado do inquérito sobre "Hábitos alimentares" feito nas Assembleias de Turma

Ao terceiro dia foi tempo de fazer uma visita à cidade de Aarhus. Na segunda maior cidade da Dinamarca, foi possível visitar o museu Moesgaard e entender, de forma mais vívida, com é que se encontram as explicações para muitos dos factos que se supõem, mas dos quais não é possível ter certezas absolutas. Foi também neste museu que os jovens puderam contactar com alguns dos elementos mais antigos da civilização viking que deu origem à atual Dinamarca.

À entrada para o Moesgaard Museum

O almoço decorreu no restaurante Nogan que é conhecido na Dinamarca por ter na sua ementa apenas pratos confeccionados com ingredientes que são considerados por muitos outros restaurantes como desperdícios ou de segunda escolha. Este restaurante faz questão em aproveitar e valorizar produtos alimentares que não são Tão valorizados comercialmente mas que são tão ou mais saborosos que os produtos considerados premium. É também um restaurante que adapta o seu menu aos ingredientes que estão disponíveis em cada momento do ano. O resultado final é surpreendentemente bom.

Refeições "de primeira", feitas com ingredientes "de segunda"


Na quinta-feira foi realizada uma workshop que procurou encontrar soluções para reduzir o desperdício alimentar. Desta sessão de trabalho resultou uma série de propostas que procuraram ser soluções para uma alimentação mais sustentável, mais ajustada às necessidades reais das populações, promovendo uma diminuição significativa do desperdício alimentar e favorecendo hábitos alimentares mais saudáveis.

Preparação para a apresentação de propostas finais


À tarde estava agendada uma visita ao centro de testes de geradores eólicos de “Besøgscenter Østerild”. Este centro recebe as principais empresas da área da produção de energia renováveis com recurso à força do vento vindas de todo mundo. Graças ao espaço disponível e ao vento constante que sopra sobre a Dinamarca, empresas como a General Electric, a Siemens, a Mitsubishi, Envision Energy e a Vestas fazem deste parque o seu laboratório de testes e de estudo.

O centro de testes Østerild

Importa recordar que a Dinamarca é o campeão europeu da energia eólica, com as turbinas a responderem por 55% da procura de eletricidade, e que está na linha da frente da revolução do vento.

No último dia, e enquanto os professores reuniam preparando a próxima mobilidade que ocorrerá na Polónia, no próximo mês de abril, os alunos fizeram as apresentações dos trabalhos realizados no dia anterior. 

A Leonor a dar uma entrevista para uma televisão dinamarquesa

E assim se chegou ao fim de uma semana de intenso trabalho, que resultou num conjunto alargado de sugestões e propostas que pretendem dar consistência ao tema “Less is more”.

O resultado final foi considerado, unanimemente, como muito bom e muito significativo.

Ficam ainda as opiniões dos alunos que se deslocaram à Dinamarca.






↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Erasmus+ Dinamarca










quinta-feira, 3 de outubro de 2024

“A Formiga no Carreiro” foi reconhecida com o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, foi uma vez mais, distinguido com o “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania 2024/2025”, subordinado ao tema: “Democracia e Participação” com o projeto: “A Formiga no Carreiro”

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril foram uma oportunidade importante para refletir sobre os valores da liberdade e democracia. 

Para celebrar esses valores de uma forma criativa e honrar a memória do 25 de abril, foi realizada uma curta-metragem de animação em stop-motion, baseada na música “A Formiga no Carreiro” de José Afonso.  

Vista como uma metáfora da luta contra a opressão e a busca pela liberdade, esta música sugere a ideia de seguir em frente com determinação, enfrentando desafios e adversidades.  

O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Artes Visuais do 12ºF2 (2023/2024) nas disciplinas de Oficina de Artes, Desenho A e Oficina Multimédia, acompanhados pelos professores Antónia Rodrigues, José Morgado e Zita Luís. Contámos ainda com a colaboração de Nelson Martins da Kinostrum – Associação Cultural Fílmica. 

A cerimónia de entrega do Prémio Gandhi teve lugar no dia 3 de outubro no Auditório da Comunidade Hindu de Portugal em Lisboa.  


Foi um momento de celebração e uma oportunidade de reflexão sobre o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e participativos. 

 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

O presente ano letivo iniciou-se com uma celebração muito especial, o “Dia Europeu das Línguas”.


No dia 26 de setembro, celebra-se, anualmente, a diversidade linguística e cultural do velho continente e incentiva-se a aprendizagem de idiomas em toda a Europa.


Assim, com este objetivo bem presente, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria dedicou, mais um dia, a dar a conhecer à comunidade escolar os trabalhos elaborados pelos alunos nas diferentes línguas lecionadas, orientados pelas respetivas docentes e expostos nas escolas Nuno Ávares Pereira e Santa Maria do Olival.


Na execução destes trabalhos deu-se prioridade à criatividade / originalidade e à reutilização de diversos materiais, aspetos que contribuíram, uma vez mais, para o sucesso desta iniciativa.

Célia Paulo

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Receção aos alunos do 1º ano

A Biblioteca da EB1 Raul Lopes abriu as portas às turmas do 1º ano com a história “É dia de Festa” de Luciana Cani. Os alunos ouviram com muita atenção e fizeram alguns registos muito bonitos! 


Que seja um ano bom, cheio de leituras e descobertas fantásticas.


Fátima Souza