terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Maria:

Um Caminho de Inclusão, Crescimento e Conquista


A Maria é uma aluna que, ao longo dos vários ciclos de ensino, beneficiou de um conjunto abrangente de estratégias pedagógicas que favoreceram o seu desenvolvimento pessoal. Além do apoio curricular, Maria usufruiu de um conjunto de recursos humanos. Contou com o acompanhamento de docentes de educação especial, mas ainda da D. Helena e do Sr. José, que são assistentes operacionais e que também foram essenciais para garantir um ambiente seguro e acolhedor desta criança.


 
A Maria adaptou-se, com a ajuda de todos (professores, funcionários e colegas da turma), a um ensino ao seu ritmo, com tarefas especificamente criadas para ela. Usufruiu também de técnicos especializados em áreas como terapia da fala, psicologia e psicomotricidade, os quais contribuíram para o seu bem-estar emocional e físico.



A Maria fez parte este ano da turma do 7ºF, participou na aula de EVT e de Educação Física com os colegas e usufruiu da unidade de ensino estruturado, onde teve acesso a atividades que foram além da tradicional sala de aula e que reforçaram as suas competências pessoais e sociais. As atividades diárias, como a educação física, culinária, costura, pintura e artes manuais, proporcionaram-lhe um desenvolvimento integral, promovendo tanto as suas competências motoras quanto a sua capacidade criativa e de expressão e ainda maior autonomia.


A Maria também reforçou habilidades de autocuidado em situações do cotidiano. A culinária, o ponto cruz, a pintura e trabalhos manuais permitiram-lhe explorar a sua criatividade e encontrar formas alternativas de expressão. Decorou canções com gestos, lengalengas, saudações, fez recados na papelaria e noutros espaços, contribuindo para o seu desenvolvimento de comunicação e integração social.



Em suma, o percurso da Maria foi marcado por um apoio contínuo e personalizado, que levou em consideração as suas necessidades específicas, ajudando-a a evoluir pessoalmente. O trabalho em equipa, os recursos humanos especializados e as adaptações pedagógicas garantiram-lhe um caminho de aprendizagem inclusiva, respeitando o seu ritmo e potencial, e promovendo o seu bem-estar e autonomia na escola.



A Maria foi para o CIRE em meados de novembro. É atualmente um novo capítulo na sua trajetória escolar, e deixou muitas saudades em todos os que a acompanharam ao longo do seu percurso. A sua presença alegre marcou profundamente a comunidade escolar. A Maria sempre foi uma aluna muito especial, cuja evolução e conquistas emocionaram todos à sua volta.



De setembro a novembro de 2024, fui a sua professora de educação especial. Ensinei-lhe o que era possível dentro das possibilidades do seu perfil funcional, numa abordagem pedagógica que valoriza o desenvolvimento integral da criança: o Método Waldorf. Procurei envolver não só o intelecto, mas também o corpo, as emoções e a criatividade, em suma, todos os aspetos do ser humano.



Com a Maria, existiu uma experiência profundamente enriquecedora para ambas. As atividades eram planeadas de forma a estimular o seu desenvolvimento motor, motivo pelo qual o seu horário contemplou várias horas de educação física. Estimulou-se o cognitivo, emocional e artístico, criando um ambiente de aprendizagem envolvente e harmonioso. Através da arte, da música, do movimento e das histórias, consegui proporcionar-lhe experiências para favorecer tanto a sua expressão criativa quanto o fortalecimento da sua autoestima e autonomia. Essas atividades não apenas ajudaram-na a explorar a sua capacidade de se expressar, mas também criaram momentos de conexão profunda com os outros e consigo mesma.


Mas, ao longo dessa jornada, percebi que, na verdade, aprendi muito mais com ela. Aprendi a respeitar a diferença de uma maneira profunda, a olhar para o mundo com mais atenção e observação, percebendo detalhes que antes me passavam despercebidos, com a correria do dia-à-dia. A Maria ensinou-me a viver cada momento com mais calma, a valorizar as pequenas coisas com mais alegria e a amar a vida de forma plena e genuína. A sua forma de ser, sempre cheia de luz e simplicidade, fez-me compreender que a verdadeira riqueza está nas coisas mais simples e nas atitudes mais autênticas. A sua presença foi, sem dúvida, uma lição de vida para mim.

Desejamos-lhe o melhor nesta nova fase da sua vida. Que continue a crescer e a alcançar novos horizontes, sempre com a mesma determinação e sorriso que caracterizaram o seu tempo connosco. Estamos certos de que, no CIRE, ela encontrará um ambiente que a ajude a continuar a desenvolver-se plenamente, tal como fez ao longo dos ciclos de ensino que passou aqui na EB D. Nuno Álvares Pereira. As suas conquistas e os seus progressos serão sempre motivo de orgulho para todos nós.


Conceição Godinho – Educação Especial




1 comentário:

  1. Fantástico Texto!! Bem-haja pelo que faz pelos nossos meninos.

    ResponderEliminar