Apesar de apresentar um caleidoscópio de virtualidades, a democracia não está isenta de insuficiências e de fragilidades, muitas vezes atacadas pelos partidários de outras formas de governo, de cariz autoritário e, por isso mesmo, contrários à natureza humana.
O Projeto Parlamento Jovem insere-se nessa dinâmica de valorização da democracia e dos regimes democráticos, em que todas e todos têm uma palavra a dizer na construção da sua identidade e do seu caminho, bem como ter uma atitude ativa, de intervenção, no rumo a seguir pela comunidade e no país em que se inserem.
Ano após ano, este Agrupamento tem dinamizado este Projeto, criado pela Assembleia da República, com o propósito de incentivar a participação democrática e as boas práticas da cidadania nos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.
O tema deste ano é “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”. Uma das fases do Projeto é o Debate, com a presença de deputados da Assembleia da República. No dia 9 de dezembro, durante a manhã, no Auditório da ESSMO, os elementos que compõem as várias listas candidatas ao Parlamento dos Jovens (do terceiro ciclo e do ensino secundário) puderam contactar diretamente com os deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém, Hugo Costa, pelo Partido Socialista e Inês Barroso, pelo Partido Social Democrata.
A sessão foi apresentada e moderada pela professora Isabel Conceição, Coordenadora do Projeto. Na mesa esteve, também, a professora Cristina Marques, professora de Informática e Embaixadora Digital do Agrupamento Nuno de Santa Maria.
Os deputados elogiaram os jovens pela ampla participação na edição deste ano (são cinco listas) e, seguidamente, apresentaram a orgânica de funcionamento da Assembleia da República. Depois, responderam às muitas questões que os alunos lhes foram colocando, num debate vivo e estimulante, conjugadas com as intervenções da Coordenadora do Projeto e da Embaixadora Digital.
Dos muitos temas de conversa e discussão partilhadas, estiveram a importância omnipresente das tecnologias no mundo de hoje, dos aspetos positivos associados à sua utilização, sem esquecer seus efeitos perversos, nomeadamente no crescimento harmonioso e saudável das crianças e dos jovens, agora que governos e sociedade, em geral, estão mais atentos e conscientes de alguns malefícios das novas tecnologias, melhor, do seu uso desgovernado. Foi também abordada, e discutida, a importância crescente da Inteligência Artificial, neste mundo em constante mudança.
José Sobral
Sem comentários:
Enviar um comentário