quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

EB1 Cem Soldos - Prémio Fundação Ilídio Pinho




No passado mês de dezembro a Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) de Cem Soldos concorreu ao concurso de ideias da 15ª Edição – Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, com o projeto “Reflorestar é o que está a dar!”.

A este projecto foi atribuído um prémio de desenvolvimento que tem como objectivo sensibilizar as crianças e a população para a necessidade de conservação da floresta, fomentar a utilização de espécies florestais autóctones da região (principalmente as áreas afetadas pelos incêndios), bem como alertar a população e a comunidade escolar em particular para a necessidade da proteção da floresta.

Ao longo do seu desenvolvimento vai envolver as crianças do JI e EB1 de Cem Soldos, bem como a comunidade educativa/aldeia. Vão ser desenvolvidas várias atividades desde a elaboração de flyers com instruções para a construção de kits com garrafas/garrafões de plástico de forma a serem usados para semear bolotas e outras sementes autóctones.

Também se pretende identificar/observar diferentes tipos de solo e suas características para melhor germinação de sementes; fazer medições do crescimento das plantas e registar em gráficos, tabelas e desenhos; colher, secar e montar um herbário/glossário de espécies autóctones; criar uma mascote inspirada numa das sementes e imaginar uma história com as aventuras dessa mascote para elaboração de um livrinho.

A fase final do projecto será encontrar junto de instituições um local para a posterior plantação de árvores observando-se o seu desenvolvimento através de uma APP que será criada para o efeito. Será lançado ainda o repto para o apadrinhamento das árvores plantadas.

Todos juntos fazemos a diferença e por isso “Reflorestar é o que está a dar!”.
A Professora: Maria José Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário