segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Carvalho "Jorge Paiva"

No passado sábado, dia 27, decorreu a 17ª edição da atividade "Biodiversidade", com o professor Jorge Paiva, figura de referência incontornável no panorama dos estudos relacionados com as plantas e as florestas.

17ª edição da "Biodiversidade"

Desta vez subordinada ao tema "Biodiversidade, árvores e singularidades", esta foi a 17ª edição de um encontro que se tem vindo a realizar todos os anos (à exceção de 2020 por motivos de confinamento geral) desde 2004, numa parceria de várias entidades, onde assume especial relevo o Agrup. de Escolas Nuno de Santa Maria.


Este ano, para além do AENSM (representado pela sua diretora, Maria Celeste Sousa) e da CMT (na pessoa do vereador Hugo Cristóvão), estiveram presentes:

  • Quercus (Rui Pimenta)
  • Museu de História Natural da Universidade do Porto (Carlos Vilaviçosa)
  • Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (José Alho)
  • Associação 30 por uma Linha (Hugo Ribeiro)
  • Direção Regional de Educação (Bruno Santos)
  • Junta de Freguesia de S. João e St.ª Maria (Augusto Barros)
  • Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Rui Queírós)

entre os muitos convidados e outros interessados que se fizeram presentes na atividade.


Este foi um ano especial para a atividade, já que foi o ano em que o Carvalho Português que se encontra junto da Biblioteca Municipal de Tomar recebeu, por proposta da "Associação 30 por 1 linha", o nome "Jorge Paiva", em jeito de reconhecimento e homenagem à extraordinária carreira do professor Jorge Paiva e à sua ligação de há tanto tempo com a cidade de Tomar através do AENSM.


Foi, pois um momento de especial emoção e de grande significado a entrega simbólica desta magnífica árvore a um não menos magnífico ser humano, na certeza de que ambos permanecerão muito para além das nossas vidas.

Prof. Jorge Paiva e o "seu" Carvalho Português

Já nas instalações da Biblioteca Municipal de Tomar, procedeu-se à entrega do "Prémio Carreira 2021", atribuído pela Quercus ao professor Jorge Paiva.

Entrega do Prémio Quercus 2021

E foi neste auditório que o professor proferiu a sua 17ª comunicação em Tomar, depois de a diretora do AENSM, Celeste Sousa, ter feito uma retrospetiva, interessante e detalhada, sobre as anteriores 16 edições.

17 anos em revista por Maria Celeste Sousa

Desta vez, a comunicação do professor foi focada nas singularidades de algumas árvores que contribuem de forma decisiva para a biodiversidade e para a vida no planeta. Como sempre, a conferência foi bem humorada, ligeira, de linguagem fácil e acessível, mas com grande riqueza informativa e rigor científico.

E ficámos todos a saber que olhar para uma árvore pode demorar horas e emocionar o mais racional dos cientistas.

Carvalho professor Jorge Paiva (pintura de Becerra Vitorino)

No final da conferência, foi altura para o AENSM agradecer ao professor Jorge Paiva a consideração (e amizade) que tem vindo a mostrar, desde há 17 anos, por esta escola e por esta comunidade. E assim foi oferecido um quadro pintado pelo Arq.º José Becerra Vitorino (prof. do AENSM) e que traduz o olhar demorado de quem se deita no chão e olha para o céu através dos ramos do carvalho "Jorge Paiva".

Entrega do quadro de Becerra Vitorino

Ao contrário do que tem sucedido nos anos anteriores, desta vez não houve um "Jantar Lusitano" já que as contingências sanitárias não o recomendariam. Assim, realizou-se um "Mini Almoço Luso" reservado a um número restrito de convidados, nas instalações da ESSMO.




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Biodiversidade - 17ª Ed.



Sem comentários:

Enviar um comentário