sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Quando "A Terra Treme" no AENSM

No dia 5 de novembro, integrado no exercício de sensibilização para o risco sísmico, "A Terra Treme", o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, recebeu elementos do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP do Porto, uma subunidade especialmente preparada e vocacionada para a aplicação de canídeos entre outras situações, na busca e salvamento de pessoas.

A simulação de "Busca e Salvação" do GOC na EDNAP


Nas Escolas Básica D. Nuno Álvares Pereira e Secundária com 3º Ciclo Santa Maria do Olival foram montados dois cenários que simulavam uma sala de aula após a ocorrência de um sismo e os agentes demostraram como atuam nestas situações os cães que auxiliam na busca e resgate de vítimas.

Um aluno "resgatado" de dentro de um armário

Alunos do 5º ao 12º ano assistiram e participaram nesta atividade, que, para além de sensibilizar para os procedimentos a ter em caso de ocorrência de sismo, nomeadamente no que se refere a medidas de auto proteção, pretendeu complementar esta sensibilização com a demonstração das capacidades existentes no País.

Ordem de busca


Os Agentes presentes falaram da exigência do treino dos cães, do modo como atuam num cenário real e da relação de confiança que se estabelece entre cão e treinador.

Os alunos participaram com grande entusiamo e apreciaram muito a ação dos “agentes canídeos”. No final tiveram a oportunidade de dialogar com os agentes e esclarecer dúvidas.


O Agrupamento e os professores organizadores apresentam um especial agradecimento à PSP de Tomar que permitiu a realização desta atividade.



Na sequência, às 11:05 (do dia 05/11) realizou-se, em várias turmas, o exercício "A Terra Treme".

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Uma turma do 11º ano no laboratório


Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

Baixar, Proteger, Aguardar!

O exercício tem como objetivos dar a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.


Também no mesmo dia, os alunos do JI e EB1 Raul Lopes realizaram um pequeno simulacro "A Terra Treme", respeitando os movimentos B (baixar), P (proteger) e A (aguardar).

Ficam algumas fotos dos mais pequenitos a treinarem estes gestos que podem salvar vidas.








Sem comentários:

Enviar um comentário