segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dia Nacional da Agricultura na Escola

O “Dia Nacional da Agricultura na Escola” é uma iniciativa da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e da Forum Estudante, com o apoio da Direção-Geral da Educação, desenvolvida no âmbito do programa “Redescobrir a Terra”. Entre outros objetivos, mediante um conjunto de ações, esta data pretende sensibilizar os jovens portugueses para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável e, assim, despertar potenciais vocações para este setor. 


Dirigida a alunos do 1.º ao 12.º ano, do ensino regular ao ensino profissional, desde o início da sua concretização, em 2016, a comemoração deste Dia contou com uma adesão média anual de 220 escolas, sendo o tema deste ano “Biodiversidade - o contributo da Agricultura”.

Correspondendo a agricultura a um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas para os mais diversos fins (alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas…), para falar deste tema o Agrupamento encetou contactos para encontrar a palestrante que, além da componente técnica, também tivesse a experiência da prática agrícola. Assim, graças à colaboração de uma encarregada de educação, a Dª Sandra Sousa, foi possível chegar junto de uma antiga aluna da ESSMO, a Eng. Carmen Azevedo que depois de se licenciar em Engenharia da Produção Animal, na Escola Superior Agrária de Santarém, já trabalhou na Zona Agrária da Chamusca e na Direção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, em Santarém, antes de ser colocada em Tomar, em 2019, no núcleo de Tomar da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Eng.ª Carmen Azevedo

Deste modo, na manhã da passada 6.ª feira, dia 10 de dezembro, entre as 9 e as 11h, a Eng. Carmen interveio em duas sessões, dirigidas para alunos do 8.º ano, sobre o tema “Agricultura intensiva e pesticidas” e, logo depois, entre as 11 e as 12h, dirigiu-se a alunos do 12.º ano que frequentam a disciplina de Biologia, falando de “Agricultura e novas tecnologias. Cursos e saídas profissionais”.

Merece ser realçado a enorme preocupação dos professores acompanhantes dos alunos para manter os alunos distanciados no Auditório da Biblioteca Municipal e o exemplar comportamento dos alunos nas três sessões. Uma iniciativa a repetir!


Sem comentários:

Enviar um comentário