Foi bom voltar a ver a sala polivalente pejada de gente, cheia de sorrisos e a ecoar música de todas as paredes. Há demasiado tempo que o polivalente estava silencioso e pacato. Ouviam-se pelos corredores alguns professores a confessarem que já tinham alguma saudade de ver os “miúdos” felizes e a fazer asneiras.
Foi bom, sobretudo porque foi sinal que voltámos a uma normalidade que nos foi “roubada” à conta de uma pandemia que suspendeu as nossas vidas por dois anos.
E foi bom porque foram só dois dias!
Perguntámos aos candidatos a presidente da AE o que é que podíamos esperar das suas listas e dos seus mandatos, caso venham a ser eleitos amanhã, quinta-feira, dia 10.
O Vasco Félix (12ºC) e a Mª Leonor Carvalho (12ºD) disseram-nos que a Lista “F” pretende recuperar o ambiente de festa e de festival (de “F”) que a escola perdeu à conta da Covid19. Se vierem a ganhar, esforçar-se-ão por voltar a dinamizar atividades que possam recuperar momentos como o “Baile de Finalistas”, não só para o 12º, mas também para o 9º ano.
Outro aspeto central será a promoção de atividades de solidariedade, voluntariado e entreajuda. A lista F focar-se-á ainda na dinamização de ações que promovam a solidariedade (cabazes de Natal, etc.) e a trabalho de voluntariado dos alunos, sempre que surgirem as campanhas de solidariedade ou de ajuda.
A Maria Luísa Jesus (12ºD) destacou na sua lista (Lista “S”) a preocupação em contribuir para uma escola em que os alunos se possam sentir mais preparados para a vida adulta, nomeadamente, com a proposta de uma série de eventos (palestras, exposições, workshops) que possa “preparar” os jovens para a vida real que os espera (depósitos bancários; impostos; rendas; bolsas de estudo; acesso aos sistemas de saúde…).
Outro foco da sua atuação será a promoção de uma maior representatividade dos alunos nos órgãos da escola e na vida quotidiana da escola.
E finalmente, a lista S terá ainda uma evidente preocupação relativamente à saúde dos alunos (saúde mental; hábitos saudáveis; educação sexual; bem estar pessoal; desporto e promoção da atividade física).
Sobre os dias das campanhas, caberá dizer que a lista F organizou o dia de campanha à volta de jogos sobre os festivais de verão (Meo Sudoeste; Rock in Rio; Sol da Caparica), jogos das cadeiras, tatuagens, maquilhagens, tererês (enfim, tentou reproduzir uma ambiência de festival). E contaram ainda com alguns nomes do panorama musical significativo aos adolescentes, como foi a Caco, os Jvst Fly e Myles 6ix. Além disso, trouxeram o youtuber Arganaça.
A Lista S reconhece que a campanha que fizeram não tem muito a ver com as propostas eleitorais nem com o próprio espírito da lista, mas que foi a campanha possível e a campanha que grande parte dos alunos espera. Trouxeram à ESSMO o Rony Fuego e o Kappa Jotta e disponibilizam insufláveis, músicas, e uma série de jogos e divertimentos para que todos se sentissem um pouco melhor na sua escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário