quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Centenário de José Saramago

No dia 16 de novembro de 2022, o AENSM juntou-se à comemorações do Centenário de José Saramago. 


A celebração do 100º ano sobre o seu nascimento foi extensível a todo o país, com especial relevância para as entidades com atividades culturais e para as escolas dos diversos graus de ensino. 

O AENSM não ficou alheio a esta comemorações e participou ativamente nessa celebração do 1º centenário sobre o nascimento do Nobel da literatura. 


Assim, a Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento de Artes e Expressões, (com especial relevo para as áreas disciplinares de Artes Visuais e de Educ. Física), com o Departamento de Línguas (com natural destaque para a área disciplinar de Português e com o Departamento de Matemática e Informática (área de Informática) organizou um conjunto de atividades que visaram sensibilizar os alunos do AENSM para esse incontornável nome da Literatura Portuguesa e Mundial que é José Saramago. 


Todos os alunos (com disciplinas na área das Artes Visuais) foram convidados a realizarem trabalhos gráficos relacionados com o escritor ou com as suas obras. O resultado desse trabalho é uma notável exposição de trabalhos gráficos que se dividem pelas escolas Santa Maria do Olival e Nuno Álvares Pereira. 

Nas aulas das 10:40 (do dia 16 de novembro) todas as turmas da ESSMO (do 9º ao 12º) foram convidadas a ler excertos de obras de Saramago, tendo algumas turmas visto as suas leituras ficarem registadas em vídeo pelos alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia). 


Ainda no dia 16, o corta-mato escolar teve no local do pódio, um cartaz alusivo às comemorações do centenário de Saramago.  

Houve, pois, uma dinâmica alargada de professores e alunos que, juntos, celebraram e deixaram assinalada a data, a memória do autor e a importância da sua obra. 


Sem comentários:

Enviar um comentário