A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No calendário da Cidadania do Agrupamento Escolas Nuno de Santa Maria, janeiro é o mês da Paz, e, por isso, a Agência DNAP quis participar nessa celebração, tendo escolhido o dia 20 de janeiro, último dia de aulas do primeiro semestre.
Nesse dia, a música que passou na rádio e no átrio da biblioteca, e as curtas metragens apresentadas na biblioteca foram cuidadosamente escolhidas para reforçar a necessidade de vivermos em Paz, sensibilizando para o respeito, a tolerância, a igualdade, solidariedade, cooperação e não violência.
A Agência DNAP propôs aos alunos que, na turma, refletissem sobre a Paz e escrevessem uma frase alusiva ao tema. As frases, uma por turma, foram expostas no Painel da Cidadania onde puderam ser apreciadas pelos alunos, professores e assistentes operacionais.
O momento alto aconteceu no intervalo grande da manhã quando os alunos das turmas A e G do 9.º ano chegaram à escola D. Nuno Álvares Pereira e nos presentearam com o Flash Mob intitulado Paz, preparado com a professora Claúdia Lopes nas aulas de complemento à educação artística.
A Agência DNAP ainda tinha mais uma surpresa e, para espanto de todos, durante a apresentação do Flash Mob, procedeu à largada de umas dezenas de pombos-correio que emolduraram e elevaram a inesquecível a referida apresentação.
A ajuda e presença dos alunos do Curso de Multimédia foi fundamental para registar o dia.
A Paz não é apenas a ausência de conflito, é muito mais do que isso, é sentirmo-nos bem connosco e com os outros, ou seja, saber de onde vimos e para onde vamos, perceber que a vida tem sentido, e saber que o nosso lugar no mundo é único.
A paz começa dentro de cada um!
Sem comentários:
Enviar um comentário