Ao longo do 1.º semestre, o grupo de Educação Especial, em colaboração com as Educadoras do Agrupamento, dinamizaram atividades com os grupos do pré-escolar, no âmbito do Projeto “Ler, Escrever e Sentir”.
Foram apresentadas histórias e realizadas sessões de intervenção que envolveram a implementação de um conjunto de momentos específicos centrados no relaxamento, no saber escutar e sentir.
Algumas das atividades desenvolvidas englobaram a exploração de histórias, tais como “O Bolo de Maçã”, de Dawn Casey, “Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa”, de Layn Marlow e “SPLASH! – uma história de misturas coloridas“, de Arree Chung.
Também foram dinamizadas sessões de concentração, “Estrelinha da Respiração” e “Observa e Sente”.
Este projeto visa criar oportunidades para que os grupos de crianças aprendam a estar calmos, quando se encontram reunidos, aumentar a concentração das crianças, desenvolvendo o sentido de escuta e respeito pelos outros, aumentar a autoestima e o amor-próprio, proporcionar a sensação de maior tranquilidade interior, levar a uma maior facilidade na resolução de conflitos, desenvolver a atenção, concentração e levar ao reconhecimento dos sentimentos e emoções.
O projeto continuará a ser implementado no próximo semestre.
Sem comentários:
Enviar um comentário