Ensino Básico e Ensino Secundário
Nos dias 13 e 14 de março, realizou-se a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, em Santarém. O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria fez-se representar pelas deputadas eleitas do ensino básico e do secundário, respetivamente, Inês Roque, Ana Novaes e Margarida Nunes (alunas do 9.º ano) e Mariana Rei, Margarida Vieira (12.º ano) e Eva Furtado (11.º ano).
No dia 13, no Teatro Sá da Bandeira, as deputadas do ensino básico apresentaram o seu Projeto de Recomendação, com as propostas para responder aos muitos desafios associados às questões da saúde mental dos jovens. As três medidas foram muito apreciadas e discutidas pelos pares, sendo a sua participação muito elogiada, nomeadamente na discussão em comissão de especialidade.A aluna Joana Valada, do 12.º ano, fez parte da Mesa que dirigiu os trabalhos, na qualidade de Vice-Presidente.
Joana valada |
No dia 14, na Casa do Campino, foi a vez das deputadas do ensino secundário apresentarem e defenderem com entusiasmo e convicção as medidas do seu Projeto de Recomendação. Dos trabalhos da sessão, resultou o Projeto que representará o distrito de Santarém na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República, no próximo mês de maio.
As representantes do Secundário |
A participação dos jovens dos dois ciclos de ensino no Programa Parlamento dos Jovens ultrapassou as melhores expectativas, tendo-se pautado, desde o início, por uma forte adesão nas suas diferentes etapas. Os alunos, conscientes da importância da participação cívica na vida comunitária, apresentaram ideias, debateram propostas, deram grande vitalidade às diversas sessões e, estamos certos, irão materializar muitas das aprendizagens e competências que estão subjacentes a este Programa, o mais vasto no âmbito da cidadania, a nível nacional.
José Sobral
Sem comentários:
Enviar um comentário