segunda-feira, 26 de julho de 2021

Ubuntu Fest 2021

Nos dias 16,17 e 18 de julho decorreu em Coimbra o Ubuntu Fest, que nesta edição teve como tema agregador os “Desafios da educação em tempos de (pós)pandemia: o contributo Ubuntu”.

Os elementos do AENSM na Ubuntu Fest 2021

Este evento juntou na cidade de Coimbra membros da Comunidade Ubuntu que tiveram a oportunidade de participar nas várias iniciativas que decorreram ao longo de todo o fim de semana, entre as quais workshops, conversa apresentações de livros e eventos culturais.


Durante Ubuntu Fest foram apresentados os resultados do trabalho feito nos últimos 7 meses no movimento “Desafios da educação em tempos de (pós)pandemia: o contributo Ubuntu”, no qual estiveram envolvidos três alunos, a diretora do agrupamento, Prof. Celeste Sousa e a educadora social, Carla Martinho e que resultaram na publicação de um livro que foi apresentado no evento.

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria esteve presente no evento, tendo sete dos nossos alunos apoiado a dinamização de duas das atividades realizadas, sob os temas “Resiliência” e “Construção de Pontes”.



No domingo celebrou-se o Dia Nelson Mandela na Mata Nacional do Bussaco, celebrando-se a vida e obra de um dos maiores líderes de todos os tempos e que tanto inspira a Academia de Líderes Ubuntu (ALU).

Como forma de encerrar o Ubuntu Fest, Rui Marques, diretor da ALU, plantou no Bosque Madiba, a árvore 64, em nome de todos os Ubuntus, sendo que de seguida todos os participantes foram convidados a plantar uma árvore na Mata Nacional do Bussaco, num dos locais devastados pelo furacão Leslie em 2018, o que resultou em mais 200 árvores a embelezar este local fantástico.


De forma a perceber o impacto que este evento teve nos nossos alunos, deixamos aqui os testemunhos de duas das participantes.

“O Ubuntu Fest foi uma experiência emocionante e marcante, onde, como sempre, foi tudo muito bem planeado e dinamizado.
Nas dinâmicas sobre construir pontes e resiliência refletimos sobre a importância da empatia, pois mesmo com todas as dificuldades devemos tentar, juntos, ajudar o próximo. Refletimos também sobre o poder do trabalho em equipa para encontrar soluções para os problemas e que devemos entender todos os lados.
Mais uma vez a ALU trouxe-me o ensinamento de saber que também é preciso ceder e não apenas controlar. Trouxe-me a reflexão de que podemos ter problemas em comum, mas em diferentes circunstâncias. Mas acima de tudo que não devemos desistir mesmo que pareça ser impossível ajudar o próximo e que, se fizermos isso, virará uma cadeia de empatia, que se irá reproduzir de um para outro, até finalmente perpetuar-se e mudar o mundo!” 
Heloísa Fuzari, 17 anos

“O Ubuntu Fest foi uma experiência nova e diferente. Conheci pessoas únicas e extraordinárias que me encheram o coração de amor e alegria. Aprendi o que é ser um líder/pilar, que temos de ser resilientes e adaptarmo-nos a diferentes situações/problemas/pessoas.
Ensinei a dançar a música Jerusalema e com isso aprendi o que é ser o pilar.
Tive experiências únicas, que nunca serão esquecidas. Fiz amigos para a vida.
Na sexta-feira era uma pessoa no domingo já era outra.”
Diana Mendes, 15 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário