sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Prosseguiram hoje (sexta-feira, dia 13) as Receções aos Encarregado de Educação nas escolas “da cidade”, ou seja, “EB1 Santo António”, “ESSMO”, “EDNAP” e “EB1 Raul Lopes”.

A receção dos EE na escola sede

A estrutura do encontro e os temas abordados nas escolas do 1º ciclo foram, em tudo, semelhantes ao que aconteceu na passada quarta-feira, nas restantes escolas do agrupamento.

EB1 Santo António e EB1 Raul Lopes


A diretora do AENSM, Celeste Sousa, começou por dar as boas-vindas a todos os presentes, com especial enfoque naqueles que estavam pela primeira vez na escola.

Início das receções na EB1 St.º António


Reforçou a ideia de que este é um tempo de recomeço. E que o recomeço traz sempre novas oportunidades de corrigir o que esteve errado ou de reforçar o que se revelou acertado.

Frisou de seguida a importância da Escola no desenvolvimento dos indivíduos, das comunidades locais e do país.

Uma vasta audiência na EB1 Raul Lopes

Recordou também que, se é verdade que a escola é central para o desenvolvimento da sociedade, são os meninos, os professores e os pais que se constituem como o núcleo de cada escola.

Neste sentido sublinhou a necessidade de os pais cuidarem dos seus filhos, mas também de exigirem o que eles devem fazer e cumprir.

A "mesa" na EB1 Raul Lopes

A este propósito, pediu aos pais especial cuidado e atenção relativamente a alguns aspetos:
  • Pontualidade – a necessidade de todos serem pontuais na escola como na vida; não só porque é uma forma de respeito pelo trabalho dos outros, como também é uma forma de desenvolver os valores sociais e a dimensão de uma personalidade comunitária.
  • A gestão do tempo – o reconhecimento de que há tempos diferentes para atividades diferentes. Há tempo para descansar, há tempo para brincar, mas é necessário também que haja tempo para trabalhar.
  • A importância do sono – os estudiosos afirmam, sem dúvida, de que as horas de sono são fundamentais para o desenvolvimento emocional, mental e físico dos indivíduos e que é durante o sono que os alunos sistematizam e organizam as aprendizagens
  • O cuidado com a alimentação – a importância de uma alimentação saudável e variada, com especial enfoque no consumo de legumes e a excecionalidade das comidas processadas.
  • O impacto do exemplo dos mais velhos – as crianças tendem a repetir comportamentos que veem nos adultos, pelo que atitudes de calma, de coerência e assertividade são absolutamente essenciais para funcionar como modelos de vida.
"Casa cheia" na EB1 St.º António

Além destas preocupações, a Diretora deixou ainda claro que ao longo deste ano letivo de 2024/2025 os telemóveis não serão permitidos nas escolas de primeiro ciclo. Na verdade, os alunos não precisam de se fazer acompanhar de um telemóvel, porque os Encarregados de Educação podem, em caso de necessidade ou urgência, telefonar para a escola e pedir para falar com os seus educandos.

Também neste ano letivo, os kits tecnológicos, por decisão da Direção do AENSM, ficarão sempre na escola. Tal evitará que os alunos andem desnecessariamente carregados e proporcionará um trabalho mais frequente e efetivo com recurso às novas tecnologias em sala de aula. Além disso, previnem-se os acidentes, ou o desgaste acrescido dos equipamentos.

Celeste Sousa, diretora do AENSM

A Diretora recordou ainda que na escola os alunos têm de trabalhar. É essa a sua “profissão”, é esse o seu encargo: ver a escola como um sítio de responsabilidade de trabalho e de tarefas que têm de ser realizadas.

A representante da Câmara Municipal de Tomar, Sónia Bastos, deu um conjunto de informações relativas ao envolvimento da Câmara na vida das escolas do primeiro ciclo.

Sónia Bastos, técnica superior da CMT (Educação)

Deu nomeadamente informações mais detalhadas sobre:
  • o funcionamento e os horários das Atividades de Tempo Livre (ATL);
  • as refeições servidas nas diferentes escolas;
  • o material escolar que adquirido pela Câmara Municipal e que será entregue aos alunos subsidiados;
  • os transportes escolares;
  • um conjunto de informações significativas e detalhadas sobre os procedimentos a realizar para pedidos de subsídios, inscrição na plataforma siga, e os apoios disponibilizados para o processo.
Fica o mail para onde todos os Encarregados de Educação devem endereçar eventuais pedidos de esclarecimento: educacao@cm-tomar.pt

Informações da CMT

Em concreto, recordou que neste ano letivo a CMT oferece como complemento e enriquecimento do ATL dos jardins de infância três atividades: 
  • “Jogos tradicionais”; 
  • “Expressão artística / Atelier de artes”;
  • “Atividades físicas”
Em relação às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do primeiro ciclo, o município está a envidar os esforços necessários para oferecer uma atividade relacionada com informática e robótica:
  • “TiKids”
e irá manter as atividades:
  •  “DivertidaMente”, 
  • “Judo” 
  • “Expressão artística / Atelier de artes” e 
  • “Atividades físicas”.
Filipa Fernandes, vereadora da CMT (pelouro da Educação)


Em termos de projetos a desenvolver ao longo do ano, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara irá disponibilizar os projetos:
  • “Monges, Cavaleiros e Reis”, que permitirá aos alunos do 4ºano visitar os conventos de Alcobaça, Batalha e Tomar (Convento de Cristo); 
  • “Adaptação ao meio aquático” para os alunos do 3º e 4º ano, nas instalações da Piscina Municipal;
  • “Visita de Estudo” a definir pelos professores de cada escola e, finalmente, a 
  • celebração do “Dia Mundial da Criança”.
Terminarm as representatnes da CMT com um agradecimento ao apoio que a Junta de Freguesia de S. João e Santa Maria do Olival têm dado repetidamente às escolas do primeiro ciclo.


As presidentes das Associações de Pais foram unânimes no agradecimento aos pais que colaboram com as associações e repetiram e reforçaram esse pedido de colaboração de todos os pais e encarregados de educação nas diversas atividades e nos projetos que cada Ass. Pais vai apresentando e dinamizando ao longo do ano
A presidente da Ass. Pais da EB1 Raul Lopes

Fez-se também o balanço das atividades e das intervenções realizadas bem como daquelas que estão previstas ou são vistas como necessárias, bem como foram dadas algumas informações suplementares sobre o funcionamento das ATL em cada uma das escolas ou sobre o serviço de refeições disponível.

A presidente da Ass. Pais da EB1 St.º António

Houve ainda um momento muito especial em que alguns alunos do 4º ano receberam o seu Diploma de Mérito Académico. Cada um destes alunos foi capaz de ultrapassar o “suficiente” e atingir padrões de dedicação, de empenho, de trabalho e de resultados acima da média.

Alguns dos (muitos) alunos que receberam um Diploma de Mérito Académico

Para além de cada aluno, também a família mais próxima e a professora do 4º ano foram convidadas a partilhar o momento, na convicção de que o sucesso de cada um é, frequentemente, o culminar do trabalho de muitos.

Após este momento inicial os encarregados de educação dirigiram-se às diferentes salas para, com as professoras titulares da turma, terem informações mais concretas sobre funcionamento de cada turma em específico.

Esc. D. Nuno Álvares Pereira e Esc. Sec. Santa Maria do Olival


Nas escolas do 3º ciclo e Secundária, a diretora começou por apresentar a equipa que a acompanha na gestão do agrupamento e agradeceu a todos o grande trabalho e a extraordinária dedicação que têm revelado nesta missão de fazer o AENSM cada dia melhor e mais competente. Disse ainda que sem esta equipa diretiva não seria possível fazer tudo o que se tem feito e continua a fazer.

Alguns dos "braços direitos"

Além disso, referiu novamente a ideia de recomeço, de renovação e repetição de oportunidades que o início de mais um ano letivo traz implícita e que todos os envolvidos deverão aproveitar; para corrigir o que não esteve tão bem, para reforçar o que se revelou adequado ou para experimentar e ousar o que ainda não foi tentado.

Um agrupamento sempre à procura de "um pouco mais"...

Na EDNAP foram apresentados os "padrinhos" dos alunos que agora entram para o 5º ano. Estes "padrinhos" são alunos mais velhos da EDNAP (7º e 8º ano) que se disponibilizaram para servir de referências e elementos auxiliadores para os seus coelgas que ainda não conhecem bem o espaço, as pessoas e o funcionamento da nova escola.

Os "padrinhos" antes de entrarem em ação

Esta vasta equipa de "padrinhos" é coordenada pela educadora social Carla Martinho.

E Celeste Sousa repetiu também a ideia de que a Escola é um local de trabalho, de responsabilidade e de investimento no futuro dos indivíduos e das comunidades. Disse “A escola não muda tudo, mas pode ajudar muito.”, sublinhando a importância que a educação e a escola tem no mundo de hoje.

A importância da Escola

Foi também tempo para que a Dr.ª Sónia Bastos recordasse algumas das informações mais importantes relativas aos vários apoios e serviços que a Câmara Municipal de Tomar tem ao dispor da educação, das escolas e da comunidade educativa.

Um compromisso assumido perante uma larga plateia

A vereadora Filipa Fernandes, com o pelouro da Educação, manifestou também o compromisso do executivo municipal em acompanhar e apoiar, na medida das possibilidades, esta tarefa nuclear que é a de educar e formar as nossas crianças e jovens. A autarca fez ainda questão de sublinhar o apreço pessoal que tem por todos os profissionais da educação e pelo trabalho que desenvolvem no dia a dia dos diversos estabelecimentos de ensino.


Estas sessões encerraram com a entrega dos Diplomas de Mérito Académico, de Mérito Desportivo e de Mérito Artístico.

Foi difícil "fazer caber" tantos Quadros de Mérito
 
Foi ocasião para se conhecerem os novos Diretores de Turma e para se reencontrarem os que se mantêm do ano passado.

A diretora destacou os resultados académicos globais do agrupamento, com taxas de sucesso acima dos 97% considerando todos os níveis de ensino (do Ensino Básico ao Ensino Secundário), só possíveis graças ao empenhamento de todos os envolvidos, e às boas práticas pedagógicas.

O reconhecimento de que as famílias também fazem parte do Mérito

Cada um dos diplomas entregues significa que houve um aluno que ultrapassou os objetivos suficientes e que se focou na superação dos seus limites e na excelência dos resultados alcançados. E foram tantos os diplomas entregues…






↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Receções EncEduc nas escolas da cidade





quinta-feira, 12 de setembro de 2024

A IA na Escola. E agora?

Sob proposta da Biblioteca Escolar do AENSM (na pessoa da professora bibliotecária, Luísa Nunes) e em parceria com o Centro de Formação “Os Templários” e a direção do AENSM, realizou-se uma Ação de Curta de Duração (ACD) “A IA na Escola. E agora?”, destinada a todos os professores e educadores do agrupamento.

Aspeto do auditório da Biblioteca Municipal

O formador foi Carlos Dinis Pinheiro, professor no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, em Rio de Mouro – Sintra, que está a terminar o seu doutoramento na área da inteligência artificial e que veio partilhar com os professores do AENSM os seus conhecimentos e a sua experiência relativamente ao tema da Inteligência Artificial nas escolas e no processo de ensino-aprendizagem.

Sara Moucho, Celeste Sousa, Carlos Pinheiro e Cristina Marques

Começando por fazer uma abordagem do(s) conceito(s) de inteligência artificial o professor Carlos Pinheiro refletiu, de seguida, sobre o conjunto de vantagens e mais-valias que a inteligência artificial pode trazer para as escolas, para os professores, para os alunos e até para a gestão dos estabelecimentos educativos. Mas também não deixou de elencar uma série de perigos e dificuldades que a IA pode comportar.

Inteligência Artificial na Escola. E agora?

Prosseguiu depois com a identificação de algumas das plataformas de inteligência artificial mais conhecidas e mais versáteis, especialmente aquelas que se enquadram na chamada Inteligência Artificial Generativa. A IA Gen é um tipo de IA que pode reformular e gerar conteúdos, com o aspeto de textos originais, conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. As tecnologias de IA tentam imitar a inteligência humana em tarefas de computação não tradicionais, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução automática.

Luísa Nunes e Carlos Pinheiro

Destacou as seguintes plataformas:

  • ChatGpt (OpenAI)
  • Copilot (Microsoft)
  • Gemini (Google)
  • Claude (Anthropic)
Além destas, foram referidas, e por vezes ilustradas, outras plataformas de IA: Dall-E; Leonardo AI; NightCafe; Firefly; Midjourney; Perchance; SkyBox; DreamStudio; DeepBrain; DreamScreen; Synthesia; inVideo; Pictory; Elai; Make-A-Vi deo; Gamma; SendSteps; SlidesGPT; Murf ; Suno…

E algumas plataformas dirigidas expressamente ao ensino e às escolas: “Diffit.me”; “Curipod.com”; “MagicSchool.ai”; “QuestionWell.org”; “SciSpace (typeset.io)” e “ChatPDF”.


Todos agarrados aos smartphones

Esta formação, que decorreu entre as 09:30 e as 18:00, acabou por se revelar como uma oportunidade de alerta e de divulgação para uma nova realidade que importa não ignorar: a relevância e o impacto que estes novos recursos terão, inevitavelmente, na escola do presente e do futuro.


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Receções aos Encarregados de Educação - EB1

Ao longo do dia, realizaram-se as já tradicionais reuniões de receção aos Encarregados de Educação, nas diversas escolas do primeiro ciclo do AENSM.

Estes encontros marcam de alguma forma o início das atividades letivas e proporcionam um momento para a partilha de informações entre os diversos atores educativos.


EB1 Pedreira


Na quarta-feira dia 11 de setembro, a partir das 9 e 30 da manhã, as escolas básicas do primeiro ciclo da Pedreira, de Carregueiros, de Vale Calvo, de Cem Soldos e do Marmeleiro foram sucessivamente abrindo as suas portas aos alunos, aos seus Encarregados de Educação aos Professores e Educadores, à Direção do Agrupamento e aos órgãos municipais (Câmara e Juntas de Freguesia).

A diretora do AENSM, Celeste Sousa, começou por dar as boas-vindas a todos os presentes, com especial enfoque naqueles que estavam pela primeira vez na escola.


Celeste Sousa - Diretora do AENSM


Reforçou a ideia de que este é um tempo de recomeço. E que o recomeço traz sempre novas oportunidades de corrigir o que esteve errado ou de prosseguir com o que se revelou acertado. 
Frisou de seguida a importância central da Escola no desenvolvimento dos indivíduos, das comunidades locais e do país. 
Recordou também que, se é verdade que a escola é central para o desenvolvimento da sociedade, são os meninos, os professores e os pais que se constituem como o núcleo de cada escola.

Neste sentido sublinhou a necessidade de os pais cuidarem dos seus filhos, mas também de exigirem deles o que eles devem fazer e cumprir.


EB1 Vale Calvo
  
A este propósito, pediu aos pais especial cuidado e atenção relativamente a alguns aspetos:

  • Pontualidade – a necessidade de todos serem pontuais na escola como na vida; não só porque é uma forma de respeito pelo trabalho dos outros, como também é uma forma de desenvolver os valores sociais e a dimensão de uma personalidade comunitária.
  • A gestão do tempo – o reconhecimento de que há tempos diferentes para atividades diferentes. Há tempo para descansar, há tempo para brincar, mas é necessário também que haja tempo para trabalhar.
  • A importância do sono – os estudiosos afirmam, sem dúvida, de que as horas de sono são fundamentais para o desenvolvimento emocional, mental e físico dos indivíduos e que é durante o sono que os alunos sistematizam e organizam as aprendizagens
  • O cuidado com a alimentação – a importância de uma alimentação saudável e variada, com especial enfoque no consumo de legumes e a excecionalidade das comidas processadas.
  • O impacto do exemplo dos mais velhos – as crianças tendem a repetir comportamentos que veem nos adultos, pelo que atitudes de calma, de coerência e assertividade são absolutamente essenciais para funcionar como modelos de vida.

EB1 Cem Soldos

Além destas preocupações, a Diretora deixou ainda claro que ao longo deste ano letivo de 2024/2025 os telemóveis não serão permitidos nas escolas de primeiro ciclo. Na verdade, os alunos não precisam de se fazer acompanhar de um telemóvel, porque os encarregados de educação podem, em caso de necessidade ou urgência, telefonar para a escola e pedir para falar com os seus educandos.

Também neste ano letivo, os kits tecnológicos, por decisão da Direção do AENSM, ficarão sempre na escola. Tal evitará que os alunos andem desnecessariamente carregados e proporcionará um trabalho mais frequente e efetivo com recurso às novas tecnologias em sala de aula. Além disso, previnem-se os acidentes, ou o desgaste acrescido dos equipamentos.


EB1 Marmeleiro


A Diretora recordou ainda que na escola os alunos têm de trabalhar. É essa a sua “profissão”, é esse o seu encargo: ver a escola como um sítio de responsabilidade de trabalho e de tarefas que têm de ser realizadas.

Terminou a Diretora do Agrupamento com uma referência à dinâmica “Escola Aberta” que funciona na escola sede do agrupamento (ESSMO), todas as quartas-feiras, entre as 18:00 e as 19:30. Celeste Sousa deixou o desafio, e o convite, para que os pais façam uso deste recurso e para que possam, eventualmente, também eles dinamizarem algumas atividades no âmbito da escola aberta.

JI Raul Lopes

A representante da Câmara Municipal de Tomar, Sónia Bastos, deu um conjunto de informações relativas ao envolvimento da Câmara na vida das escolas do primeiro ciclo.

Deu nomeadamente informações mais detalhadas sobre:

  • o funcionamento e os horários das Atividades de Tempo Livre (ATL);
  • sobre as refeições servidas nas diferentes escolas;
  • sobre o material escolar que adquirido pela Câmara Municipal e que será entregue aos alunos subsidiados;
  • sobre os transportes escolares;
  • e um conjunto de informações significativas e detalhadas sobre os procedimentos a realizar para pedidos de subsídios, inscrição na plataforma siga, e os apoios disponibilizados para o processo.

Fica o mail para onde todos os Encarregados de Educação devem endereçar eventuais pedidos de esclarecimento: educacao@cm-tomar.pt

Sónia Bastos - em nome da CMT

Em concreto, recordou que neste ano letivo a CMT oferece como complemento e enriquecimento do ATL dos jardins de infância três atividades: “Jogos tradicionais”; “Expressão artística / Atelier de artes” e “Atividades físicas”.

Em relação às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do primeiro ciclo, o município está a envidar os esforços necessários para oferecer uma atividade relacionada com informática e robótica (“TiKids”) e irá manter as atividades “DivertidaMente”, “Judo” “Expressão artística / Atelier de artes” e “Atividades físicas”.

EB1 Carregueiros


Em termos de projetos a desenvolver ao longo do ano, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara irá disponibilizar o projeto “Monges, Cavaleiros e Reis”, que permitirá aos alunos do 4ºano visitar os conventos de Alcobaça, Batalha e Tomar (Convento de Cristo); a “Adaptação ao meio aquático” para os alunos do 3º e 4º ano, nas instalações da Piscina Municipal, uma “Visita de Estudo” a definir pelos professores de cada escola e, finalmente, a celebração do “Dia Mundial da Criança”.

Terminou a Dr.ª Sónia Bastos com um agradecimento ao apoio que cada uma das Juntas de Freguesia tem dado repetidamente às escolas do primeiro ciclo.


Presidente da Ass. Pais - Pedreira

Os diversos presidentes das Associações de Pais foram unânimes no agradecimento aos pais que colaboram com as associações e repetiram e reforçaram esse pedido de colaboração, voluntária e espontânea, de todos os pais e encarregados de educação nas diversas atividades e nos projetos que cada Ass. Pais vai apresentando e dinamizando ao longo do ano. Fez-se também o balanço das atividades e das intervenções realizadas bem como daquelas que estão previstas ou são vistas como necessárias.


Francisco Santos - Junta de Freguesia de Carregueiros

Os diferentes presidentes de Junta de Freguesia manifestaram a sua concordância com a importância da escola para a comunidade local e com a importância de todos os intervenientes, com especial enfoque para os encarregados de educação e professores, para o sucesso e bem-estar de cada escola.

Tiveram ainda oportunidade para fazer a identificação de algumas faltas e necessidades de cada escola, colocando as solicitações quer à Câmara Municipal quer à Direção do agrupamento.


Luísa Henriques - União das Freguesias de Madalena e Beselga

E terminaram recordando aos Encarregados de Educação alguns dos apoios que cada Junta disponibiliza em cada uma das escolas: o custo dos livros de fichas de trabalho; pacotes de material escolar; alimentação; transportes e pequenas obras de manutenção.

Houve ainda um momento muito especial, em cada escola, em que alguns alunos do 4º ano receberam o seu Diploma de Mérito Académico. Cada aluno recebeu o diploma, recebeu uma flor e teve ensejo para partilhar com os presentes o “segredo” do seu sucesso; fica na memória a frase um pequenito que disse que o grande truque foi “Acreditar em si”.

Um dos alunos de Mérito

Para além de cada aluno, também a família mais próxima e a professora do 4º ano foram convidadas a partilhar o momento, na convicção de que o sucesso de cada um é, frequentemente, o culminar do trabalho de muitos.

Após este momento inicial os encarregados de educação dirigiram-se às diferentes salas para terem informações mais específicas sobre funcionamento de cada turma em específico.


Jardim Escola Raul Lopes



JI Raul Lopes


Caso um pouco diferente foi a receção aos Pais e Encarregados de Educação do Jardim-Escola “Raul Lopes”.

Para além do que se passou nas escolas do primeiro ciclo, esta reunião contou com a presença do Presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.

Hugo Cristóvão - Presidente da CMT


De facto, depois das informações de carácter transversal já referidas anteriormente, havia uma grande expetativa relativamente às instalações provisórias do JI Raul Lopes (ala norte do antigo Colégio D. Nuno Álvares Pereira).

Recorde-se que as instalações do Jardim Escola Raul Lopes vão sofrer uma profunda intervenção. Na prática, trata-se da construção, de raiz, de um novo edifício, que será o futuro JI Raul Lopes, com valência de creche, e com condições muito melhores do que aquelas que tinha até ao passado ano letivo.


JI Raul Lopes - Sala 1


Terminada a reunião, todos puderam ir fazer a primeira visita guiada às instalações provisórias que… se revelaram surpreendentemente agradáveis e adaptadas à utilização que vão ter.

Sem dúvida, um extraordinário esforço da Câmara Municipal de Tomar (e da direção do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria) que conseguiram proporcionar instalações “provisórias” que são melhores que muitas “definitivas”.



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Receções 2024/25




quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Em Tomar a Aprender

Decorreu, ontem, dia 04 de setembro, a primeira parte de mais uma edição do “Em Tomar a Aprender”. Este foi o dia dedicado aos educadores, professores e técnicos de educação.


Hoje (dia 5) será o dia reservado aos trabalhadores não docentes (auxiliares, técnicos operacionais e administrativos).

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Tomar e do Centro de Formação “Templários”, em parceria com o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Templários e com a Escola Profissional de Tomar, é uma forma marcar o início do ano letivo no concelho e de reconhecer a importância decisiva da educação no desenvolvimento das sociedades e na formação integral dos indivíduos.

CMT, AENSM, AET, CFTempl e EProf

A atividade que normalmente se divide em dois dias, terá, este ano, um terceiro momento: um “sunset”, no dia 6, às 19h00, na Piscina Municipal Vasco Jacob.

Ontem, no Cine-Teatro Paraíso lotado, um grupo de ginastas do Ginásio Clube de Tomar apresentou alguns quadros da sua exibição “O Mundo ao contrário”, nomeadamente quadros referentes ao “Empoderamento Feminino” e “Guerra”. 

Ginásio Clube de Tomar

O palco foi pequeno para tanta arte e engenho e os presentes ficaram genuinamente impressionados com o trabalho, a dedicação e a qualidade das ginastas em ação. Mais uma vez o Ginásio Clube de Tomar impressionou os que tiveram o privilégio de assistir a esta exibição.

Ginásio Clube de Tomar

De seguida, o presidente da câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, deu as “Boas-vindas” a todos os professores que pela primeira vez vêm trabalhar para as escolas de Tomar (e que são muitos, este ano) e acolheu e desejou um bom ano letivo a todos os outros que se vão mantendo no concelho e que fazem desta a sua terra e as suas escolas. Aproveitou o autarca para, recordando também os anos em que foi professor, anunciar aos novos professores recém colocados em Tomar que “Estes serão os melhores anos das suas vidas”.

Hugo Cristóvão, CMT

Hugo Cristóvão aproveitou ainda a ocasião para fazer um ponto da situação sobre algumas das obras mais imediatas que vão ser realizadas no âmbito da educação, nomeadamente a relocalização e nova construção do Jardim-escola (e futura creche) Raul Lopes, bem como as obras de reabilitação da EB 2+3 Gualdim Pais.

Casa cheia

De seguida procedeu-se a uma homenagem da CMT aos professores do concelho que se aposentaram ao longo deste ano, com a oferta de uma pequena lembrança, mas com o reconhecimento, agradecido e sentido, pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação revelada enquanto profissionais da educação em Tomar.

Alguns dos homenageados

Foi então ocasião para a Joana Simões Piedade fazer uma apresentação subordinada ao tema “Migrações e interculturalidade em contexto escolar”. Esta investigadora organizou a sua apresentação em pontos que traduziam, de alguma forma, a maneira como ela própria se foi apercebendo e tomando consciência das questões relacionadas com a diversidade de culturas e a(s) sua(s) interações em contexto escolar numa sociedade de migrantes. A saber:
  • Construir pontes (no meio de muros)
  • Complexidade das identidades culturais
  • Desconstrução de preconceitos e educação para a diversidade
  • Desafios (e preconceitos) linguísticos
  • “Culturas” e interculturalidade como recursos educativos
  • Inovação pedagógica e autonomia docente
  • Valor da colaboração e cooperação
  • Riqueza da diversidade cultural
  • Reflexão sobre perspetivas históricas
  • Importância do Diálogo e da Escuta
  • Resistência e adaptação
Joana Simões Piedade

Na última parte, como tem vindo sendo hábito, o tempo foi dedicado ao humor e boa disposição.

Desta vez o convidado foi Eduardo Madeira, humorista bem conhecido da nossa praça, argumentista, autor e ator.

Eduardo Madeira


Ao longo de cerca de uma hora, o humorista foi fazendo rir a plateia sobretudo com alguns momentos do seu espetáculo “Tour pelo Mundo” (que ainda não começou, mas há de começar um dia…) com referências a um outro professor (um pouco mais conhecido) que um dia lhe deu uma aula de Direito Constitucional, com recordações de umas calças “Levis” compradas em Nova Iorque, com percursos pela especificidade das línguas inglesas e espanhola (e ficámos todos a saber que em Espanha não há “Mitsubishi Pajero”) e com uma revelação verdadeiramente surpreendente sobre o filme “Toystory”.

Eduardo Madeira

Além disso, brindou a plateia com interpretações notáveis de alguns dos grandes êxitos da história da música popular, desde canções em flamengo, a fados (“Ronaldo é patrão”), passando por esse extraordinário sucesso “Torradas de pão alentejano” e o inesquecível rock “Evrifink izze ól raite” e “Fai ding de uai”.

O almoço foi oferecido pela Câmara Municipal de Tomar e servido nas instalações da Esc. Sec. Jácome Ratton.