sexta-feira, 11 de julho de 2025

Tomada de posse da nova diretora do AENSM

Maria Judite Paula Duarte Calado foi hoje empossada como a nova Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM).



Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na escola sede (ESSMO), ao final da tarde deste dia 11 de junho, estiveram presentes cerca de 180 convidados entre professores, funcionários, alunos, amigos e entidades da cidade e da região.

Na abertura da sessão a "Tuna'Sabes Cantar" interpretou duas peças da sua autoria, nomeadamente o Hino do Agrupamento.


Presidida pela prof.ª Maria Lisete Lapa, Presidente do Conselho Geral, a cerimónia iniciou-se com uma homenagem à diretora cessante, Maria Celeste Sousa. Nessa pequena homenagem foi recordado e empenho, o compromisso, a dedicação e o muito que Celeste Sousa fez pelo Agrupamento, por cada uma das escolas que dele fazem parte e, sobretudo, pelas pessoas que nele habitam ou que por ele passaram. 


Foram cerca de 30 anos que esta professora esteve à frente da ESSMO e, depois, do AENSM. Não é possível ignorá-lo e seria estultícia – mesmo para os mais críticos – não reconhecer a marca indelével que Celeste Sousa deixa no AENSM e na cidade. Um “Muito obrigado!” é o mínimo que se pode deixar gravado nas memórias.

Celeste Sousa tomou então a palavra e agradeceu o reconhecimento e, falando de improviso, fez questão de sublinhar que partilha os méritos com «a melhor equipa do mundo», referindo-se aos restantes elementos da direção cessante. Fez mesmo questão de nomear cada um desses elementos: Natália Nogueira; Ana Maria Dias; Judite Calado; Maria João Correia; Marta Henriques e Maria Glória Costa. Quis deixar também os votos de felicidade e de bom trabalho à sua sucessora, Judite Calado. E deixou uma promessa, “vai continuar por aí”, disponível para ajudar no que for necessário; aventou mesmo a hipótese de vir a integrar a “Tuna’Sabes Cantar”, agora que tem um pouco de tempo livre.


Procedeu-se de seguida ao momento da tomada de posse de Judite Calado como diretora do AENSM. Como determina a lei, foi lido o termo de aceitação e, sob compromisso de honra, Judite Calado assinou o documento que a empossa como Diretora do AENSM.


Lisete Lapa aproveitou para desejar as maiores felicidades à nova Diretora, sem contudo, deixar de elencar algumas das maiores dificuldades e alguns dos maiores desafios que se colocam à novel Diretora. 

Foi então ocasião para a tomar o uso da palavra a Diretora Judite Calado.

Compreensivelmente nervosa e emocionada, sobretudo quando se referiu ao marido e filho, a agora Diretora do AENSM, depois de cumprimentar todos os presentes, começou por se dirigir a Celeste Sousa para lhe agradecer singela, mas emotivamente, tudo o que esta fez, ao longo de tanto, tempo pelo Agrupamento.


Judite Calado começou por afirmar o seu completo empenho, dedicação e compromisso com a missão educativa e com a comunidade educativa do AENSM. Reafirmou ainda a sua profunda crença «no poder da educação como motor de mudança social e no papel fundamental que cada profissional desempenha na formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do futuro» e a sua «firme intenção de honrar o passado, enfrentar o presente e projetar um futuro de qualidade e inclusão para todos».


Para tal, a nova Diretora deixou claro que «é fundamental que dentro dos limites de autonomia, sejamos capazes de, com ousadia, estabelecer um caminho muito próprio com sentido e orientação» e elencou alguns tópicos que orientarão a sua prática e visão:

  • por um lado, a convicção de que a escola precisa, inapelavelmente, de preparar os seus alunos para um futuro que, ainda que possa ser incerto e desafiador, terá que ser promissor;
  • por outro lado, a certeza de que cabe à escola contribuir para o desenvolvimento das competências sociais, emocionais e relacionais daqueles que nela habitam e que hão de permitir a estes uma melhor integração na sociedade que o mundo lhes apresenta;
  • finalmente, o compromisso com valores como o Bem-estar e a Paz;

e nessa sequência, Judite Calado anunciou uma «gestão democrática, eficiente e colaborativa, na qual todos se possam sentir valorizados, ouvidos e envolvidos no processo de melhoria contínua do Agrupamento».


E acrescentou ainda que o trabalho da Diretora será orientado pela preocupação de criar todas as condições para que o AENSM «cumpra a missão de proporcionar uma educação de qualidade e excelência, promovendo o bem-estar e o sucesso de todos os alunos num ambiente seguro, inclusivo e inovador, garantindo a equidade de oportunidades, apostando na literacia digital e no uso responsável da tecnologia.» E que procurará promover a «Educação para a Paz, com diálogo e respeito, permitindo o desenvolvimento de competências sociais que capacitem os alunos para uma cidadania ativa, crítica e responsável, comprometidos com um mundo mais justo e harmonioso, para melhor enfrentarem os desafios do futuro.»


Judite Calado terminou o seu discurso de tomada de posse, repetindo que conta com todos, professores, alunos, famílias, técnicos especializados e pessoal não docente nessa missão maior que é Educar.

De seguida, apresentou as colegas que com ela aceitaram constituir a equipa da direção. Assim:

  • Subdiretora: Natália Mendes Nogueira
  • Adjunta: Ana Maria Dias
  • Adjunta: Elsa Alexandra Silva
  • Adjunta: Rita Margarida Alves
  • Coordenadora da EDNAP: Carla Sofia Balsa
  • Coordenadora do JI e EB1 Raul Lopes: Maria Glória Costa


Há a intenção de nomear uma assessora, mas cujo processo de nomeação depende da aceitação do pedido por parte do Conselho Geral

Houve ainda tempo para a representante da Câmara Municipal de Tomar, a vice-presidente Filipa Fernandes (por incompatibilidade de agenda do Presidente) que agradeceu o contributo de Celeste Sousa por quase 30 anos de defesa da educação em Tomar e pela promoção incansável do concelho, das escolas e dos seus alunos em várias circunstâncias e momentos. 


Relativamente à nova Diretora, Filipa Fernandes confessou saber que o Agrupamento fica muito bem entregue e que o humanismo e o carinho pelos alunos que testemunhou na Judite Calado só auguram um futuro promissor e um cargo com muitos sucessos. Terminou por agradecer que esta professora se tenha disponibilizado para esta tarefa, numa altura em que «cada vez é mais difícil encontrar boas pessoas que se disponibilizem para estes cargos».


Terminou a cerimónia com a intervenção da Presidente da Associação de Estudantes, ex-aluna da professora Judite, que manifestou a sua satisfação pessoal pela nomeação da sua ex-professora para a direção e desejou, em nomes dos alunos que representa, um mandato feliz.


Seguiu-se depois o tradicional “Porto de Honra”.

José Paulo Vasconcelos
@GIMAC




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
AENSM