terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Visita de estudo a Lisboa

No passado dia 22 de fevereiro,o nosso grupo, constituído por dez alunos e três professoras do Agrupamento Nuno de Santa Maria, viajou de comboio até Lisboa.


O objetivo principal foi conhecer o Oceanário, no Parque das Nações, onde também andámos no teleférico.

Visitámos outros pontos da capital, utilizando o metro, tais como o Rossio e a Praça do Comércio.


Gostámos muito deste passeio!
 Mónica Oliveira - 10ºD

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Vou para a faculdade…e agora?

19 de fevereiro, 11.35, anfiteatro da ESSMO

A Laura, o Mário e o Rafael estudaram no nosso Agrupamento de Escolas.Os três de Humanidades, foram colegas de turma na ESSMO durante o ensino secundário, até 2014, ano em que entraram na Universidade.


O Mário terminou em 2017 a licenciatura em Psicologia, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, onde está a fazer o Mestrado.
O Rafael licenciou-se em Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no mesmo ano, e agora está no Porto, também a frequentar o Mestrado. 
A Laura frequenta o 4º ano do curso de Direito na Universidade de Lisboa. 



Otimistas ( e realistas), realizados nas suas formações e cheios de projetos, vieram mostrar aos próximos candidatos ao ensino superior - os colegas do curso de Humanidades do 11ºA, 12ºA e 12ºB - como é estar na universidade.


Trouxeram fotografias, muita energia e, durante cerca de uma hora, contaram as suas experiências de estudantes: a praxe, os amigos, a autonomia, os professores, as cadeiras, a quantidade de «matéria» que têm de estudar… e o enorme gosto que tiveram e têm pelas opções que fizeram.


Aos três: um enorme OBRIGADO pela vossa presença e pela preciosa partilha de experiências. Voltem sempre!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dia da Não Violência

Biblioteca Escolar e Centro de Recursos (BECRE) - Raul Lopes

Mais uma vez a BECRE Raul Lopes assinalou o “Dia da Paz e da Não Violência Escolar” com diversas iniciativas. As atividades decorreram entre o dia 25 e o dia 31 de janeiro, com o objetivo de passar a mensagem a todos os alunos de forma clara e assertiva.


As iniciativas visaram essencialmente a importância da inclusão e do respeito entre pares para que a vida em sociedade seja vivida de forma plena e saudável.


Aos alunos do JI foi apresentada uma história intitulada “João não sejas rufião” de Phil Roxbee Cox.


Aos alunos do 1º ciclo da EB1 Raúl Lopes foi apresentado o filme “Daisy Chain”, de Calvin Scott Davies narrado, no original, por Kate Winslet. Esta versão foi traduzida, narrada e o áudio remasterizado pela equipa da biblioteca escolar da EB1 Raul Lopes.


Após a visualização do filme debatemos o tema com os alunos utilizando os materiais disponibilizados no site M-Igual, que aborda diversos temas com o mote 1 Dia para Agir.

Visitar o site

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Maratona de Cartas - BECRE - ESSMO

RECEBEMOS, DA AMNISTIA INTERNACIONAL DE PORTUGAL, O SEGUINTE AGRADECIMENTO

Em […] nome da Amnistia Internacional, vimos agradecer a vossa participação na Maratona de Cartas deste ano! Sem vocês não tinha sido possível levar a cabo esta enorme tarefa de organizar o maior evento de direitos humanos do mundo.

[…]

A todas as pessoas, obrigado pelo vosso comprometimento com a defesa dos direitos humanos!
E não somos só nós que agradecemos. A Shackelia Jackson escreveu-vos também, explicando como tem sido importante na sua luta receber as vossas cartas:


huffingtonpost.co.uk

Além de palavras, nada como um sorriso sincero para percebermos o impacto das nossas ações. Nesta foto, o Sakris Kupila a receber as vossas cartas de solidariedade:

Sakris Kupila

Aproveito para vos atualizar quanto ao caso da Turquia, país no qual o Presidente da AI se encontra preso. Após ter sido sido anunciada a sua libertação na semana passada, enquanto a sua família aguardava a libertação à porta da prisão, foi informado de novo mandato de detenção. Até agora já conseguimos recolher mais de 1 milhão de assinaturas a pedir a sua libertação incondicional, por isso, a luta continua! Encontrarão neste link a informação atualizada sobre o caso:

Presidente da Amnistia Internacional na Turquia

Muito em breve, enviaremos os vossos certificados de participação via email, com os números finais de assinaturas recolhidas, mas posso-vos avançar que já ultrapassámos os números do ano passado em Portugal!


Finalmente, para vos inspirar a continuar a fazer ativismo e a lutar por uma sociedade melhor, deixamos uma pequena (pequeníssima) amostra das centenas de cartas de solidariedade que recebemos juntamente com as milhares de petições:




Um gigante obrigado pela vossa participação, pela vossa força de vontade, motivação e ativismo que tanto nos inspiram e que ajudam a fazer o mundo avançar no melhor sentido!


E não deixem de ir passando pelo nosso site para assinar as nossas petições online em http://amnistia.pt


Amnistia Internacional Portugal
amnistia.pt
Somos um movimento global de mais de 7 milhões de pessoas em mais de 150 países e territórios que luta para pôr fim aos abusos dos direitos humanos.

Cumprimentos,



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Raul Lopes - Celebração de um Carnaval diferente

O Carnaval foi festejado na BECRE Raul Lopes de forma diferente.

As crianças do JI Raul Lopes foram atores da história o "Carnaval dos Animais" de Camile Saint- Saens.




Foram utilizados diversos recursos desde instrumentos musicais, banda sonora, vídeo, adereços, imagens e um vídeo com coreografia para dançar, alusivo aos animais. No final da atividade as crianças construíram uma maraca com um balão e arroz, saíram em festa, muito animados, com o desejo de voltar brevemente.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

EXAMES 2018


As inscrições para as provas e exames do ensino secundário, seja qual for o fim a que se destinem (aprovação em disciplina, melhoria de classificação, prova de ingresso ou prosseguimento de estudos), realizam-se nos seguintes prazos:


Prazo de inscrição para a 1.ª fase

16 de fevereiro a 01 de março


Prazo de inscrição para a 2.ª fase

12 a 16 de julho

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

EB1 de São Miguel - Dia da Não Violência



No dia 30 de janeiro os alunos do Jardim de Infância (JI) e da Escola Básica do 1º ciclo (EB1) de São Miguel, celebraram:

“O Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas. “


Cada aluno decorou a sua pomba, com uma frase alusiva ao tema com os valores: respeito, compreensão, solidariedade, amizade, carinho e muita paz. Colocámos o cartaz no gradeamento do recreio, em local bem visível para que toda a comunidade leia.



Os amigos do 3º ano leram um poema “Vem abraçar-me, “de Michal Snunit, a todos. No final da atividade distribuíram-se abraços e afetos.


Magda e Silvina

EB1 Raul Lopes - Dia da Não Violência

No dia 30 de janeiro, o JI/ EB1 Raul Lopes assinalou mais uma vez o “Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas”.


Este dia foi escolhido para assinalar o assassinato de Mahatma Gandhi (1948) e celebra-se desde 1964. Gandhi era um dos maiores defensores da Paz no Mundo. 


Esta homenagem tem como objetivo alertar alunos, professores, pais e governantes para a necessidade de uma educação que possa promover os valores do respeito, da tolerância, da igualdade, da solidariedade, da cooperação e da não violência. 



Para isso, todas as turmas do JI e da EB1 se reuniram no pátio da escola, onde cantaram o Hino da Alegria e acenaram pombas brancas e mãos com mensagens de sensibilização sobre a temática.



Em seguida, os alunos da EB1 penduraram estes símbolos nas árvores e grades do pátio. Os meninos do JI decoraram o portão principal com as suas pombas.



A equipa da biblioteca dinamizou atividades com todas as turmas deste estabelecimento de ensino, respeitando a faixa etária das crianças.


Ficamos gratos pela colaboração e o empenho de todos os intervenientes nesta atividade.

EB1 Cem Soldos - Prémio Fundação Ilídio Pinho




No passado mês de dezembro a Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) de Cem Soldos concorreu ao concurso de ideias da 15ª Edição – Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, com o projeto “Reflorestar é o que está a dar!”.

A este projecto foi atribuído um prémio de desenvolvimento que tem como objectivo sensibilizar as crianças e a população para a necessidade de conservação da floresta, fomentar a utilização de espécies florestais autóctones da região (principalmente as áreas afetadas pelos incêndios), bem como alertar a população e a comunidade escolar em particular para a necessidade da proteção da floresta.

Ao longo do seu desenvolvimento vai envolver as crianças do JI e EB1 de Cem Soldos, bem como a comunidade educativa/aldeia. Vão ser desenvolvidas várias atividades desde a elaboração de flyers com instruções para a construção de kits com garrafas/garrafões de plástico de forma a serem usados para semear bolotas e outras sementes autóctones.

Também se pretende identificar/observar diferentes tipos de solo e suas características para melhor germinação de sementes; fazer medições do crescimento das plantas e registar em gráficos, tabelas e desenhos; colher, secar e montar um herbário/glossário de espécies autóctones; criar uma mascote inspirada numa das sementes e imaginar uma história com as aventuras dessa mascote para elaboração de um livrinho.

A fase final do projecto será encontrar junto de instituições um local para a posterior plantação de árvores observando-se o seu desenvolvimento através de uma APP que será criada para o efeito. Será lançado ainda o repto para o apadrinhamento das árvores plantadas.

Todos juntos fazemos a diferença e por isso “Reflorestar é o que está a dar!”.
A Professora: Maria José Matos

Centro de Formação Desportiva de Canoagem


Transcrevemos, com a devida vénia, a cobertura jornalística feita pela Rádio HERTZ.

Centro de Formação Desportiva de Canoagem em Tomar



A candidatura apresentada pelo Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, de Tomar, em torno da criação de um Centro de Formação de Canoagem foi a melhor à escala nacional.

Está em causa um projecto – agora tornado realidade – que nasce de uma parceria entre a citada comunidade escolar, a Câmara de Tomar, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município e ainda o Grupo Desportivo da Nabância, uma referência na prática da modalidade.

A apresentação foi feita em conferência de imprensa, realizada no auditório da Escola D. Nuno Álvares Pereira, altura em que Celeste Sousa, directora do Agrupamento, deu conta das bases que estiveram na origem desta candidatura a fundos comunitários.

Registo, depois, para as palavras de Paulo Lopes, docente, que se congratulou com a abertura do Agrupamento para apostar nas mais diversas áreas desportivas. A novidade da sessão foi, então, transmitida por Ana Lima, do Desporto Escolar de Santarém, que disse que a candidatura de Nuno de Santa Maria foi a melhor à escala nacional, assegurando que este sucesso irá traduzir-se na prática.

Registo, ainda, para as palavras de Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, que se congratulou com a aposta do Agrupamento, não deixando de sublinhar as potencialidades que o concelho oferece para a prática da modalidade.

Daniel Nunes, presidente do CCD, explicou em que consiste o raio de acção do Centro Cultural e Desportivo, referindo que o protocolo assinado é mais uma etapa de um trabalho que aquela entidade pretende fazer em prol da comunidade.

Por parte da Nabância, Artur Matos, um dos nomes-fortes da canoagem, elogiou a aposta do Agrupamento numa modalidade com potencial para crescer.

Radio Hertz

Ver vídeo de promoção

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A Lenda de Arlequim - Sala 1 - JI Raul Lopes

Com pozinhos de perlimpimpim aqui deixamos a lenda de Arlequim


Este ano a época de Carnaval foi vivida de uma forma diferente do habitual. 


Ouvimos a "Lenda de Arlequim" e a Veneza fomos parar.
 


Ficámos muito admirados com esta cidade, os canais com os barcos e os mascarados venezianos.


Gostámos muito da roupa do Arlequim e ficámos a saber o que são losangos, mais uma forma geométrica que aprendemos. 


Então decidimos fazer os nossos Arlequins cheios de losangos coloridos.


Cristina Cotralha

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ERASMUS+ no Agrupamento "Nuno de Santa Maria"

Transcrevemos, com a devida vénia, a cobertura jornalística feita pela Rádio HERTZ.


O Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria apresentou, nesta quinta-feira [dia 08/02/2018], os dois projectos que foram aprovados no âmbito de duas candidaturas a fundos comunitários, caso do ERASMUS + e do Centro de Formação Desportiva em Canoagem. 
As actividades em causa serão desenvolvidas no citado agrupamento, sendo que em conferência de imprensa, realizada no auditório da Escola D. Nuno Álvares Pereira, foram dadas as conhecer as bases destas duas mais-valias, a primeira das quais o ERASMUS +, que tem como tema a prevenção do “bulling em alunos com necessidades educativas especiais”, acção que irá decorrer até 31 de Agosto, num projecto que se estende ainda a quatro países, casos de Bulgária, Espanha, Polónia e Turquia. 
Celeste Sousa, directora do Agrupamento, apresentou o ERASMUS+ e não escondeu o orgulho pelo impacto desta experiência. Registo, também, para as palavras de Luís Colaço, coordenador do projecto.
Luís Colaço, abordou alguns dos aspetos já concretizados neste âmbito. 
Elsa Silva, professora do Departamento de Educação Especial, também abordou este projecto, focando-se na importância que terá junto da comunidade escolar. 
Outra das peças-chave do processo é a professora Ana Sousa, que trabalha directamente com os quatro alunos escolhidos nesta fase. 
Ficaram elogios aos jovens. Vasco é um dos alunos que irá participar neste ERASMUS+. Ficaram palavras em torno da experiência. 
Registo, ainda, para a presença de Hugo Cristóvão nesta conferência de imprensa. O vice-presidente da Câmara de Tomar não quis deixar de louvar o trabalho realizado pelo Agrupamento.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Carnaval no Marmeleiro

O Carnaval na Escola Básica e no Jardim de Infância do Marmeleiro

No dia 9 de fevereiro cumpriu-se a tradição. 




Viemos mascarados de casa e desfilámos pelas ruas da nossa aldeia. 



Alguns dos nossos pais também nos acompanharam. E o avô do Carlos, da Maria e do João ofereceu-nos guloseimas deliciosas. 



Na sala, as atividades foram conjuntas, com canções, histórias e lengalengas.
Foi muito divertido pois neste dia vestimos as roupas de princesas, fadas, piratas, super-heróis… 



É na nossa escola que gostamos de celebrar, de comemorar, de nos fantasiar e principalmente gostamos de estar juntos pois somos felizes.



Helena Lourenço e Madalena Atalaia

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018 na ESSMO

As funcionárias do Bar e do Refeitório continuam a levar um apontamento bem humorado para o seu local de trabalho.

Obrigado!




segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Neve em S. Miguel

Neve artificial feita pelos meninos no JI de São Miguel


Em Janeiro faz muito frio, chuva e vento, no nosso recreio as folhas redopiam pelo ar. Nós andamos vestidos com roupas quentinhas, gorros, casacos, botas e luvas, para não termos frio.




Esta semana na nossa sala do Jardim de Infância de São Miguel, fizemos neve artificial, foi uma experiência que gostámos muito.



Foi divertido, fizemos bonecos de neve e brincámos com a neve, que era bem fresquinha.


Os alunos do jardim de Infância de São Miguel.