terça-feira, 30 de abril de 2024

Rastreio do cancro

É com enorme satisfação que a coordenadora do Projeto Educação para a Saúde (PES) do AENSM  informa que, após várias diligências encetadas com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta entidade realizará em Tomar o Rastreio do Cancro Oral e o Rastreio do Cancro da Pele, no dia 4 de maio, das 09.00 às 18.00, na USF Santa Maria (Rua da Nabância, nº 14).

O rastreio é gratuito e aberto a toda a comunidade, sendo necessária uma prévia inscrição através dos números 934580166 / 915078953.

Em nome da sua saúde e dos seus, divulgue e compareça.


Francisca Gama - Páginas Soltas

A docente de Português, Sandra Barbosa, locutora do programa de rádio "Páginas Soltas", da Torres Novas FM, a convite da Fnac Portugal - Leiria, teve a oportunidade de entrevistar a autora Maria Francisca Gama, que com 26 anos conta com quatro livros publicados, o mais recente "Cicatriz" que alcançou a 2ª edição após um mês de publicação.

Assistiram ao evento alunos do 11º ano, do 10º Profissional de Multimédia e Turismo e professores do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Escola Santa Maria do Olival.

Fica um agradecimento especial à professora Lisete Lapa e à turma de Multimédia que se dedicaram à reportagem fotográfica e vídeo e aos docentes Anabela Morgado, Ana Mafalda Veríssimo, Cláudia Faria, Samuel Neto, Maria João Rito e Cândida Duarte.

Foi um fim de tarde muito bonito, onde a Maria Francisca Gama conquistou um plateia atenta e ganhou novos leitores e admiradores.

Entrevista a Maria Francisca Gama (áudio)



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
FNAC - Francisca Gama




segunda-feira, 29 de abril de 2024

AENSM na Feira da Educação, Emprego e Empreendedorismo

11, 12 e 13 de abril

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria marcou presença, mais uma vez, na 6.ª edição da FREEE, com diversas atividades que envolveram alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano. Assim, os visitantes puderam contar com dinâmicas desenvolvidas nos expositores, workshops e ainda a participação do AENSM em momentos culturais.

De realçar a marcante presença dos alunos e docentes dos Cursos Profissionais – Técnico de Multimédia e Técnico de Turismo que prepararam e, ao longo dos três dias, se desmultiplicaram para apresentarem diferentes dinâmicas: logo na abertura, o Curso de Turismo acolheu os convidados; workshops sobre Robótica, bem como partilhas sobre a importância do domínio das tecnologias. A par de todo este trabalho, sempre atentos, não perderam um único momento de tudo quanto girava à sua volta e brindaram-nos com a edição do vídeo que aqui deixamos.


domingo, 28 de abril de 2024

Mês da Prevenção dos Maus-tratos Infantis

Em abril assinala-se o mês da prevenção dos maus-tratos infantis e o Clube Ubuntu quis deixar o seu contributo.

Porque importa que todos nos envolvamos nesta causa para que as nossas crianças possam crescer felizes e em segurança.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ubuntu Fest 2024

Entre os dias 3 e 5 de abril, 41 ubuntus do nosso agrupamento, entre os quais a nossa diretora, puseram as mochilas às costas e rumaram a Sintra para mais uma edição do Ubuntu Fest!


Os mais de 700 participantes deste encontro anual da comunidade ubuntu nacional foram desafiados a mostrar de que fibra são feitos os nossos líderes, começando este Ubuntu Fest com uma ação de serviço. Com o tempo a ajudar, passámos uma tarde fantástica na Praia das Maçãs, onde realizámos uma limpeza ao areal e nos confrontámos com a triste realidade do lixo nas praias e nos oceanos.



Ao final da tarde, o Auditório Olga Cadaval abriu portas para receber a comunidade Ubuntu para momentos culturais, danças e muita festa, momento pensado e organizado por Clubes Ubuntu de todo o país.

No segundo dia do Ubuntu Fest, participámos na conferência “Uma só Família Humana”, momento em que conhecemos o testemunho na primeira pessoa de pessoas que têm a promoção da dignidade humana como missão de vida. E que inspirados ficámos!

Estando nós na bonita vila de Sintra, não poderíamos deixar de conhecer o seu fabuloso património histórico e cultural. Tivemos a oportunidade de conhecer o Palácio de Monserrate e os seus jardins, onde passamos uma tarde descontraída e muito divertida.

O Manifesto Ubuntu “Ramos da mesma árvore” serviu de mote para que crianças, jovens e menos jovens de Sintra partilharem a sua visão de cada um dos 12 princípios do manifesto através da arte, brindando-nos com um sarau cultural que nos deixou de coração cheio.

No terceiro e último dia do Ubuntu Fest, fomos desafiados a participar em diversos workshops onde pudemos conhecer e aprender mais sobre a identidade cultural de Sintra e da comunidade Ubuntu no mundo.

Como não poderia deixar de ser, acabámos o Ubuntu Fest em grande festa num arraial onde a alegria e boa disposição não faltaram.

Foram três dias incríveis onde conhecemos o trabalho que vai sendo desenvolvido pela comunidade ubuntu em Portugal e no mundo, onde fizemos novos amigos ou tivemos oportunidade de rever aqueles que, mesmo à distância, já moram nos nossos corações, onde nos rimos, divertimos e muito pouco dormimos e, acima de tudo, onde fomos buscar inspiração para continuar a ser a mudança que o nosso mundo precisa.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Exposição “O livro escolar no Estado Novo”

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, está patente na biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira, de 15 a 30 de abril, a exposição “O livro escolar no Estado Novo”, aberta a toda a comunidade educativa. 


Durante este período da nossa História, com a política do livro único, alguns destes manuais de leitura estiveram em vigor durante décadas, ensinando gerações de portugueses a ler e transmitindo-lhes os princípios ideológicos da ditadura salazarista. Para os mais velhos, a visita à exposição será uma viagem ao tempo de infância, já para os alunos é uma experiência muito realista sobre a escolaridade durante o Estado Novo.

Mas esta não é só uma exposição de livros escolares e dos seus conteúdos, já que ela recria toda a envolvência de uma sala de aula do ensino primário, desde os materiais didáticos como a “pedra” ou ardósia, as carteiras com os seus tinteiros e canetas de aparo ou os cadernos de 2 linhas. Além destes materiais, estão também presentes os recursos “pedagógicos” usuais na época, como a palmatória (menina dos 5 olhos), a régua e a cana. 


Na abertura da exposição foi feita uma excelente representação de uma aula por seis alunas do 6º G, tendo depois usado da palavra a Diretora do Agrupamento Nuno de Santa Maria e a vereadora da autarquia, Rita Freitas. Esta atividade é organizada pela área disciplinar de História, em colaboração com a biblioteca escolar Pedro Seromenho e o clube + Humanidade.





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
O Livro escolar no Estado Novo




quarta-feira, 24 de abril de 2024

Assembleia Municipal Jovem – 2º Ciclo

No dia 23 de abril decorreu mais uma edição da Assembleia Municipal Jovem de Tomar, este ano com o tema “Caminhos para uma Escola plural e participativa”. 


Na sessão dedicada ao 2º Ciclo, o nosso Agrupamento foi representado por dez alunos e alunas do 6º ano, eleitos pelos seus colegas de turma. Eis a lista dos jovens deputados: 

  • Alice Coelho
  • Aurora Neugebauer
  • Beatriz Santos
  • Carolina Mendes
  • Catarina Rosa
  • Daniel Abreu
  • Maria Inês Catarina
  • Rafael Ferreira
  • Rita Ferreira
  • Xavier Salavisa


Após várias reuniões em que debateram as diversas propostas, com a orientação dos docentes de Cidadania, foram estes os três assuntos que apresentaram para discussão na Assembleia Municipal Jovem:


- Criação de um Conselho de Delegados de Turma, com 1 representante por ano de escolaridade, para garantir a participação ativa e a apresentação das propostas dos alunos junto dos órgãos de gestão dos agrupamentos e da autarquia.

- Diminuição do número de alunos por turma e/ ou do número de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) por turma, para garantir a inclusão e a participação de todos os alunos em condições de igualdade.  

- Dedicar um dia durante o ano para a celebração da multiculturalidade, envolvendo todos os ciclos de ensino.


Dois dias antes do 25 de Abril, estes jovens viveram uma experiência única e inesquecível de participação cívica e de conhecimento dos órgãos do poder democrático.

 




Assembleia Municipal Jovem – 10º ano

No passado dia 23 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, realizou-se mais uma Assembleia Municipal Jovem para o ensino secundário (10º ano), este ano com o tema “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA ESCOLA PLURAL E PARTICIPATIVA”.


Nesta iniciativa, participaram o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM) e o Agrupamento de Escolas Templários, cada um com uma equipa de 10 alunos do 10º ano. 

Os trabalhos iniciaram com a eleição dos elementos da mesa, para qual duas alunas do AENSM foram eleitas, para presidente e vice-presidente, respetivamente. 


Seguiu-se o debate relativo às seis medidas propostas, três por cada agrupamento, o qual decorreu de forma muito democrática e responsável. As medidas apresentadas mostravam preocupação com a iliteracia política, a  inclusão de todos na escola, a multiculturalidade e o ambiente. No final todas as medidas foram aprovadas com votos a favor de ambas as bancadas. 

Os alunos do AENSM tiveram uma notável participação, honrando o agrupamento que representaram.

Foi um excelente exercício de cidadania!

prof.ª Isabel Conceição


terça-feira, 23 de abril de 2024

«Ética e liberdade» pela mão do Agrupamento Nuno de Santa Maria

O auditório da Biblioteca António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, foi palco para a realização de uma palestra subordinada ao tema «Ética e Liberdade», proferida pelo professor José Carlos Antunes, naquela que foi uma organização do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no âmbito da semana "Fora da Caixa".

Registo para a presença de alguns oradores, a exemplo de Patrícia Sampaio, judoca da Gualdim Pais, atleta que se tem distinguido pelos excelentes resultados alcançados em competições de larga escala. 

Esta atividade foi especialmente dirigida aos alunos do 10° e 12° ano do AENSM e contou com a presença de uma turma do 10° ano do Ag. Escolas de Ferreira do Zêzere.

Vídeo da autoria da Rádio Hertz (com a devida vénia)

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Simulacro de desencarceramento

Exercício "Demonstração de desencarceramento" que decorreu no dia 13 de março de 2024 na ESSMO, no âmbito das atividades promovidas pela proteção civil, ao longo do mês de março.

domingo, 21 de abril de 2024

AENSM em Barcelona

Entre os dias 18 e 20 de abril um grupo de 26 alunos e 4 professoras estiveram em visita de estudo pela cidade de Barcelona, visitando muitos dos seus lugares emblemáticos: Parc de la Ciutadella, Port Olimpic, Barceloneta, Plaça de Catalunya, Las Ramblas, Mercat La Boquería, Catedral de Barcelona, Barri Gòtic, Sagrada Familia, Museu Nacional d´Art de Catalunya, Estadi Olimpic, Castell de Montjuïc, Palau Nacional i Poble Espanyol, Passeig de Gràcia, La Pedrera. 


Foi uma oportunidade única de alunos e professoras contactarem com a língua, cultura, arte e gastronomia espanholas o que proporcionou múltiplas aprendizagens, um convívio saudável e a imersão dos alunos na língua espanhola.



sábado, 20 de abril de 2024

Os Caminhos para a Liberdade

 Está patente na Casa Manuel Guimarães uma exposição de trabalhos escolares dos alunos de Artes Visuais: “Os caminhos para a liberdade”.


Uma iniciativa da Assembleia Municipal de Tomar que conta com a presença do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria. 



↓ Todos os trabalhos: ↓



Além deste trabalhos sobre "Os rostos de Abril", os alunos realizaram uma animação (em "stop motion") sobre a música de Zeca Afonso "A formiga no carreiro"

A Curta-Metragem de Animação:

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Planeta Limpo do Filipe Pinto - Água Limpa

No dia 19 de abril, os alunos do pré-escolar da Escola Raul Lopes receberam o projeto "Planeta Limpo do Filipe Pinto - Água Limpa".


 
Um Contador de Histórias e o Cantor e Compositor e vencedor do Ídolos Filipe Pinto animou a pequenada que demonstrou um entusiasmo contagiante. 



Deixaram-se cativar pela iniciativa que tinha como objetivo consciencializar sobre questões ambientais e promover ações práticas para um futuro mais sustentável.



quinta-feira, 18 de abril de 2024

Matrículas 2024-25

 Matrículas em:

portaldasmatrículas.edu.gov.pt


A renovação automática aplica-se ao 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9, e 11º anos de escolaridade.

A renovação automática NÃO se aplica aos anos de início de ciclo, ou seja, ao 1º, 5º, 7º, 10º anos de escolaridade, bem como NÃO se aplica ao 12º ano.

A renovação automática só acontece quando:
  • Não há transferência de escola.
  • Não é alterado o Encarregado de Educação.
  • Não é alterado o curso.
  • Não há necessidade de escolher disciplinas.

Documentos, elementos obrigatórios no ato de matrícula:

  • Número de identificação fiscal (NIF) de todas as crianças e alunos em caso de o terem atribuído;
  • Número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
  • Número de cartão de utente de saúde/beneficiário do subsistema de saúde, se aplicável;
  • Número de identificação da Segurança Social (NISS) das crianças e alunos beneficiários da prestação social de abono de família que seja pago pela Segurança Social.
  • Dados que permitam uma adequada identificação do Encarregado de Educação 
    • (nomeadamente: o número de documento de identificação – Cartão de Cidadão / Passaporte / Título de Residência – número de identificação fiscal no caso de o terem atribuído, contactos, morada, data de nascimento e certificado de habilitações).

Documentos opcionais para a seriação da matrícula.

  • Comprovativo de composição do agregado familiar.
  • Comprovativo da morada de área de residência.
  • Comprovativo da morada de atividade profissional (quando se pretenda mobilizar esta informação para efeitos de seriação)
  • Comprovativo da escola do escalão de abono de família caso o encarregado de educação não tenha consentido a interconexão de dados entre o Portal das Matrículas e a Segurança Social, e desde que pretenda ter acesso a apoios de ação social escolar.
  • Relatório técnico pedagógico, se aplicável.
  • Comprovativo de existência de vaga ou de inscrição para realização de provas de aptidão na escola de ensino artístico especializado, caso o educando pretenda frequentar a escolaridade no ensino artístico especializado em quaisquer dos seus regimes de frequência (integrado, supletivo, articulado).

Contactos:

  • Telefone – 249 328360
  • E-mail – alunossecretaria@ansm.pt

quarta-feira, 17 de abril de 2024

EXPOSIÇÃO – BIBLIOTECA DA CENSURA

De 15 a 30 de abril está patente nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Nuno de Santa Maria (EDNAP e ESSMO) uma exposição de livros censurados durante o Estado Novo



São obras originalmente cortadas pelos censores do Estado Novo que foram reimpressas tal como a ditadura as deixou.



terça-feira, 16 de abril de 2024

Semana do Ambiente e Liberdade

 Vai decorrer, entre 22 e 26 de abril, nas escolas do AENSM, a "Semana do Ambiente e Liberdade".


Esta semana pretende ser uma semana diferente na escola, uma semana "fora da caixa", com uma multiplicidade de atividades que permitam percecionar a escola sempre como um espaço de aprendizagem, ainda que versando conhecimentos e competências alternativas e com abordagens criativas e inesperadas.

Uma verdadeira semana "fora da caixa" dentro do Agrupamento.

Haverá espaço e tempo para:

  • Percursos por espaços naturais
  • Visitas guiadas pela cidade
  • Workshops práticas sobre diversas competências
  • Palestras várias sobre saberes fora do currículo
  • Evocações artísticas
  • Exposições
  • Aulas em espaços diferentes
  • Visionamento de filmes
  • Um espetáculo no cineteatro de Tomar ("Canta-me como foi... há 50 anos!")

Enfim, será certamente uma semana diferente!

Estejam atentos às atividades

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Dia Internacional da Francofonia

 No dia 20 de março, comemorou-se o “Dia Internacional da Francofonia”, uma data importante cujo dia é dedicado à celebração da língua francesa, da cultura francófona e de todos os valores de solidariedade e cooperação que unem os países e povos francófonos no mundo inteiro.

Assim, alunos e professores não quiseram deixar de assinalar esta “Festa da Francofonia” e, conjuntamente, desenvolveram algumas atividades, quer na ESSMO quer na EDNAP. Em ambas as escolas, foram expostos trabalhos dos alunos alusivos à pluralidade das culturas francófonas e à importância e riqueza da língua francesa.


Também a música, foi outro elemento de destaque, fazendo-se ouvir na sala do aluno das referidas escolas.


Nas salas de aula, passaram-se, igualmente, vídeos de divulgação desta efeméride, tendo os alunos tido a oportunidade de reconhecer a importância da comunidade francófona e do seu idioma.


Alunos e docentes participantes nesta atividade agradecem à Agência DNAP e à Associação de Estudantes da ESSMO a colaboração dada para o sucesso desta iniciativa.



quinta-feira, 11 de abril de 2024

Floresta dos Direitos - Laço Azul

O JI e EB1 Raul Lopes, quiseram estar associados ao desafio que o Hospital de Tomar lançou para o mês de Abril - Exposição da "Floresta dos Direitos da Criança", promovendo a sensibilização e conhecimento dos Direitos da Criança, bem como o significado do mês de Abril / Laço Azul.


Alunos, Educadores, professores e Assistentes Operacionais uniram -se a esta causa, contribuindo com duas árvores repletas de mensagens.


Ao Senhor Presidente da Junta, Augusto Barros, agradecemos a ajuda preciosa no transporte das árvores para o Hospital.


Obrigada a todos os colaboradores nesta causa.



quarta-feira, 10 de abril de 2024

Canta-me como foi há 50 anos!

Era uma vez o 25 de abril

Baseado no livro “Era uma vez o 25 de abril!” de José Fanha, é um espetáculo em que se celebra a democracia e a liberdade, através do poder da palavra, do audiovisual, da dança e da música.

Concebido, ensaiado, dinamizado e apresentado por professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (Tomar) e do Agrupamento de Escolas Ferreira do Zêzere, este é um projeto comum aos dois Agrupamentos e que terá lugar nas duas localidades.

O espetáculo contará ainda com a participação de outras estruturas parceiras: o Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais através do ensino articulado da dança, a Universidade Sénior de Tomar com os alunos de teatro e a Fundação Maria Dias Ferreira através dos alunos do Clube de teatro. 

  • Em Tomar, nos dias 26 de abril e 17 de maio - Cineteatro Paraíso
  • Em Ferreira do Zêzere, no dia 25 de abril - Centro Cultural Alfredo Keil

Apesar de gratuito, para assistir ao espetáculo é necessária a reserva de bilhete.

terça-feira, 9 de abril de 2024

Páscoa Doce

Os Alunos e crianças do JI e EB1 Raul Lopes estão gratos a todos quantos contribuíram para que esta Páscoa fosse ainda mais doce.
 


As prendas elaboradas nas salas, a caça aos ovos (oferta da Associação de Pais do JI Raul Lopes) e o circo Cardinali (oferta da Junta Urbana).



Todos estes momento foram vividos com sorrisos e muita diversão.



segunda-feira, 8 de abril de 2024

Concurso "Playing with Math"

 No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática (DIM), cujo tema para o ano de 2024 é Playing with Math, a APM promoveu um concurso, no qual se pretendia que os participantes, através de um vídeo com uma duração máxima de 15 segundos, mostrassem o que é para eles brincar com a matemática.


Dois grupos de três alunos da turma A do 9º ano, aceitaram o desafio, concorrendo com os seus vídeos à categoria B.

Vamos todos apoiar os corajosos da nossa escola, deixando o gosto e partilhando os seus vídeos. 

Não esqueçam! Até dia 20 de abril.

Concurso 2024 - DIM 314 (apm.pt)

B212 B215

sexta-feira, 5 de abril de 2024

"Less is More" - 1ª Mobilidade - Roménia

Durante a semana de 18 a 23 de março, um grupo de cinco de estudantes (8º, 11º e 12º anos) e 3 professoras do Agrupamento Nuno de Santa Maria teve a oportunidade de participar na primeira mobilidade do projeto Erasmus "Less is More", na cidade de Brașov, na Roménia.


Ao longo da preparação para a mobilidade os alunos foram desafiados a refletir sobre o ciclo de vida de um dispositivo eletrónico e o consumo excessivo na sua comunidade. Desta reflexão resultaram trabalhos sobre o ciclo de vida dos telemóveis, e sobre o uso excessivo de meios de transportes privados (carro). Desenvolveram-se os problemas associados a estas temáticas e foram, em conjunto com os professores, criadas medidas a implementar. Estas englobam a realização de um “dia sem ecrãs”, uma formação para a utilização dos meios de transporte público para os mais pequenos, e ainda a criação de um projeto “walking bus”- autocarro pedestre - a caminho da escola.

O grupo de alunos foi acolhido por famílias de alunos da escola anfitriã, Johannes Honterus, o que lhes permitiu aprender sobre os costumes e tradições do país e desenvolver as suas capacidades de comunicação em Inglês.

O programa de atividades incluiu palestras relacionadas com os temas: o consumo de bens, os direitos do consumidor e marketing; tendo sido realizados workshops nestes domínios, de modo a desenvolver as competências dos mesmos na plataforma Canva.

A viagem proporcionou aos participantes uma imersão cultural única, enquanto exploravam os encantos históricos e paisagísticos da região. A equipa visitou diversos monumentos emblemáticos, incluindo a famosa “Black Church”, o misterioso ”Bran Castle”, conhecido como o lar do lendário Conde Drácula. Além disso, exploraram locais icônicos como “The White Tower”, “Tampa Hill” que oferece vistas deslumbrantes da cidade de Brașov e seus arredores pitorescos e “Poiana Brasov” uma instância de Ski muito famosa na região.

Durante a estadia, os participantes do projeto puderam mergulhar na rica cultura romena, experimentando a gastronomia local, interagindo com moradores e aprendendo sobre a história fascinante da região.


Testemunho dos alunos
“Foi uma experiência incrível, refletimos sobre alguns temas e problemas relacionados com a sustentabilidade e sobre como estes afetam a nossa e as outras cidades do mundo, esta viagem permitiu-nos aprender imenso, principalmente, sobre a cultura da Roménia, mas também sobre a dos outros países envolvidos. Para além disto as novas amizades que fizemos e a ligação que criámos com as nossas famílias de intercâmbio foram o que mais nos marcou”
Leonor Rodrigues 11º F
Tiago Nunes 11ºE
Ana Luísa Santos 11ºE
Joel Rosa 12ºC

“Gostei de ir à Roménia, fiz amigos e as professoras e professores eram todos muito fofinhos.”
Natacha Ferreira 8º B