segunda-feira, 7 de maio de 2018

Flexibilidade Curricular - 7º ano

Redescoberta do Rio Nabão

Uma atividade inscrita na Flexibilidade Curricular - 7º ano


O Rio Nabão à redescoberta
Foi no passado dia 3 de maio que as sete turmas do 7º ano do AENSM deram corpo à atividade final da "Flexibilidade Curricular". Esta atividade desenvolveu-se durante toda a manhã desta quinta-feira, no parque do Mouchão, bem juntinho ao Rio Nabão.

"Breefing" inicial
Esta atividade foi o lado visível de um conjunto de atividades que decorreram durante todo o ano letivo e que envolveram todos os alunos e todas as disciplinas do currículo do 7º ano.

Marcando o ritmo da atividade
Desde setembro que os professores do 7º ano (e também os do 5º) se reúnem todas as semanas para, juntos, encontrarem as melhores respostas para aquilo que o Ministério da Educação achou por bem implementar este ano, em termos experimentais,  e a que chamou "Flexibilidade Curricular" ou "Gestão Flexível do Currículo".

Unindo três quadros: Francês; Movimento; Música

A ideia que subjaz a este conjunto de ações é a de que é possível "ensinar de outra maneira", ou seja, é possível que as escolas e as aulas sejam mais motivantes, mais desafiadoras e com dinâmicas alternativas, sem que isso leve a pôr em causa os conteúdos curriculares e as aprendizagens essenciais. E pelo meio, ainda é possível levar a aprender "outras coisas" e desenvolver outras competências para além das que estão nos programas curriculares.

Os comentários interessados de Lopes Graça e Nini Ferreira
Nesta atividade final (e convém não esquecer que durante o ano, outras atividades foram sendo realizadas, envolvendo outras disciplinas, outros conhecimentos, outras competências e outros espaços) as turmas do 7º ano (alunos e professores) foram redescobrir e reviver um dos elementos vitais da região de Tomar - o rio Nabão.

Ana de Carvalho e Cláudia Lopes
Divididos em grupos, os alunos acabaram por dar vida a quatro "momentos":

1. Uma visita de turistas a Tomar (disciplina de Francês);

Les touristes
2. A prática do movimento coordenado nos relvados das margens do rio (Artes do Palco);

Em movimento

3. A execução musical de ritmos e de canções (Artes do Palco);

Cantando

4. A prática de canoagem (Educação Física);

No rio
Durante toda a manhã, mais de 200 alunos deram nova vida e usufruíram das margens do rio que cruza, desde sempre, Tomar.

À (re)conquista do rio
E foi mais fácil perceber que este aglomerado humano, aqui existente há mais de 30.000 anos, está aqui por causa deste rio.

Muitas fotos aqui:

Galeria de Fotos

José Paulo Vasconcelos


Sem comentários:

Enviar um comentário