segunda-feira, 2 de julho de 2018

Partilha com Energia

Concluiu-se em Lisboa, nos dias 22 e 23 de junho de 2018, na presença de várias individualidades como Helena Gomes (EDP GESTÃO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA SA - Relação com as Comunidades) , Francisco Banha (CEO da GesEntrepreneur), no magnífico Museu de Electricidade, a primeira Edição do programa designado “Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção.

Este programou visou promover os valores de disciplina, cidadania, excelência, competitividade e entusiasmo junto dos alunos dos 15 aos 18 anos, do 10ºano do Ensino Secundário, envolvendo envolvendo 9 municípios, 10 escolas, e mais de 150 alunos. Pretendeu-se com este encontro nacional apresentar as várias experiências vividas, estabelecer redes de networking e divulgar os resultados e mais valias deste programa.

Durante a tarde do dia 22, os diferentes grupos de jovens apresentaram aos membros do Júri os seus trabalhos sendo fantástico verificar o nível de iniciativas que os mesmos levaram a efeito ao longo destes vários meses de permanente desafio e interação com as respectivas comunidades.




Desde darem a conhecer o vastíssimo e riquíssimo património histórico e arquitectónico, peculiaridades gastronómicas, diversões, os empreendimentos hidroelétricos mas também o envolvimento em projectos de cariz humanitário como foram o caso de atividades lúdicas e culturais em instituições de solidariedade social , contribuindo assim para o desenvolvimento de uma cidadania ativa.

Seguidamente, todos os alunos e professores usufruíram de uma visita guiada ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) após a qual lhes foi ofertado pela EDP Produção um jantar nas instalações do Museu de Eletricidade e a pernoita no Hotel Seminário Torre d'Aguilha.



Terminamos agradecendo o forte envolvimento dos Encarregados de Educação, dos alunos e professores e partilhando o testemunho de dois alunos envolvidos no projeto.

«A atividade foi bom para revermos os nossos amigos com quem fizemos o intercâmbio e para vermos o que as outras equipas fizeram. Eu gostei muito da atividade em Lisboa.»
Pedro Grácio

«Penso que o encontro nacional e o projeto em si permitiram fortalecer amizades, criar outras e crescer como cidadãos. Enquanto nos divertíamos, aproveitámos para relembrar vários momentos que nos marcaram ao longo do intercâmbio e que para sempre vamos ter presentes no nosso coração. Para alguém que criou amizades com pessoas a 400km de distância, nunca pensei voltar a vê-los. Tanto eu como os meus colegas de equipa sentimo-nos privilegiados com o facto de nos terem dado outra oportunidade para ver as pessoas com quem nós partilhámos boas memórias.»
Filipa Duarte

Ana Célia Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário