O que fazer com o meu futuro?
A Associação "Inspirar o Futuro" é uma associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior.Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.
Estas atividades estão concetradas numa manhã, sem sair da escola, ajudando assim os SPO e o corpo letivo na orientação dos seus alunos. O intuito é de ser uma atividade complementar, inovadora e que facilita a organização destas iniciativas, tornando-as mais eficazes para todos.
ESPAÇO DE EXPOSITORES
Na sala polivanlente, ficaram instalados pequenos stands dos parceiros de ensino superior português e estrangeiro, com representantes (alunos ou professores) de cada um das entidades envolvidas. Os expositores estiveram disponíveis toda a manhã, facultando informação, dando a conhecer propostas alternativas, respondendo às perguntas colocadas pelos estudantes e explicando como funcionam as candidaturas.SESSÕES "ENSINO SUPERIOR"
Divididos em vários blocos temáticos, como por exemplo, “Ciências & Engenharias”, “Ciências Sociais & Humanas”, “Economia & Gestão”, os alunos poderam assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse que apresentarão, cada uma, em 10 minutos.SESSÃO "LEARNING ABROAD"
Ter uma experiência no estrangeiro é cada vez mais uma opção emocionante e possível. Desde aprender uma língua num país diferente, tirar um curso superior ou fazer voluntariado. Os parceiros explicaram também o quão importante e fácil é poder ir para fora.
TOMADA DE DECISÃO
“O que vou fazer a seguir ao secundário?"
"Será que estou a escolher bem?”
Estas são algumas das perguntas que surgem no secundário. Foram abordados vários aspetos importantes, com base num modelo de tomada de decisão vocacional, para tomar a melhor decisão possível num mundo que exige flexibilidade e adaptação.
Sem comentários:
Enviar um comentário