quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O Monstro das Cores

Depois de ter sido apresentado às turmas do JI Raul Lopes o Livro "O Monstro das Cores" de Annallena, a equipa da BECRE Raul Lopes deslocou-se à EB1/ JI de Carregueiros e EB1/JI da Pedreira.


A história "À procura da felicidade", contada com recurso a fantoches pela professora bibliotecária Paula Vaz, foi o extraordinário mote para o tema da importância das emoções na nossa vida, como refere a autora do livro "O Monstro das Cores"; "…as emoções baralhadas não funcionam". Temos que saber o que sentimos para podermos agir em conformidade, mudar dentro de nós o que nos incomoda e nos provoca emoções negativas e desfrutar do que nos faz bem.


No âmbito do projeto "Atitudes e Valores para prevenir o Bullying", tem sido apresentado e trabalhado o tema das emoções, com recurso ao livro "O Monstro das Cores". O livro proporciona diversas formas de abordar sentimentos e estados de alma, levando os alunos a falar de coisas sérias a brincar.



Esta abordagem tem sido muito bem aceite e compreendida pelos alunos que interagem de forma entusiástica.



Terminamos a atividade com a elaboração de um "frasco da calma", que deixamos em cada turma, como sugestão de recurso para aplacar comportamentos desadequados.

Sem comentários:

Enviar um comentário