sexta-feira, 29 de março de 2019

O AENSM no Parlamento dos Jovens

Final Nacional nos dias 6 e 7 de maio

Assembleia da República


O Programa Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa nacional, dinamizada anualmente por uma equipa constituída pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura, da Assembleia da República, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pelo Ministério da Educação e Ciência.

Entre os vários objetivos, orbitando a educação para a cidadania, desenvolvimento do espírito democrático, o evento incentiva os estudantes dos Ensinos Básico e Secundário a contribuir com medidas que possam resultar na construção de um país mais equitativo, informado e esclarecido, constituindo uma oportunidade para os jovens desenvolverem o espírito crítico, a capacidade de argumentar fundamentadamente e transmitir, de forma autónoma e eloquente, as suas opiniões.

Os representantes do Ens. Secundário

Estas iniciativas promovem o interesse pela política e o envolvimento dos jovens na discussão de temas atuais, formando cidadãos proativos, participativos e conscientes da importância da sua contribuição no processo democrático e responsáveis pela sustentabilidade do planeta.

Alterações Climáticas- Salvar os Oceanos versus Alterações Climáticas- Reverter o aquecimento Global foram os desafios lançados aos jovens do ensino básico e secundário de Portugal Continental, Ilhas e Círculos da Europa, na presente edição 2018-2019.

A Escola Secundária Santa Maria do Olival - AENSM, abraçou os dois desafios, concorrendo com equipas do ensino básico e do ensino secundário.

Depois das diversas iniciativas que integraram os preparativos das sessões a nível de escola, sucederam-se as atividades que visavam a preparação e dinamização das sessões distritais. Estas tiveram lugar nos dias 11 e 12 de março, respetivamente, para o ensino básico e ensino secundário.

No ensino secundário, a Escola Secundária Santa Maria do Olival anuncia que conseguiu que uma das medidas do seu Projeto de Recomendação viesse a integrar o Projeto de Recomendação do Círculo de Santarém.

No ensino básico, a Escola Secundária Santa Maria do Olival anuncia a boa notícia do seu apuramento para a final nacional, no ensino básico, que terá lugar nos dias 6 e 7 de maio de 2019, na Assembleia da República.

As alunas Laura Ferros Azevedo e Sofia Cavacece, do 9º H, representarão o nome desta instituição escolar e o distrito de Santarém, pois foram eleitas por este círculo eleitoral, juntamente com mais 4 alunos de outras duas escolas.

As representantes do Ens. Básico
A aluna Matilde Mourão Cartaxo, do 9º G, assumirá as funções de repórter deste evento, candidatando-se ao Prémio Reportagem 2019.

Estes alunos defenderão o Projeto de Recomendação do Círculo de Santarém, na Sessão Nacional, na Assembleia da República, transmitida em direto pelo Canal Parlamento.

Nos dias 6 e 7 de maio de 2019, inteiramente dedicados à temática da Alterações Climáticas - Salvar os Oceanos, os estudantes, escolhidos democraticamente para representar a juventude portuguesa, entre as escolas que aderiram ao programa, terão voz ativa em relação a esta problemática atual, pertinente e complexa, que remete para a necessidade de uma reflexão séria e para a adoção de medidas pragmáticas.

Urge pensar global, agindo localmente, como tão eloquentemente o demonstraram estas alunas da Escola Secundária Santa Maria do Olival, que vivamente felicitamos e a quem direcionamos as maiores felicidades e êxito na defesa do Projeto de Recomendação do Círculo Distrital de Santarém, na próxima etapa, a final nacional.

A Professora: Lourdes Durana

Sem comentários:

Enviar um comentário