terça-feira, 13 de agosto de 2019

Plástico Zero

Uma ideia simples e que funciona



O projeto “Plástico Zero”, submetido pela aluna Eva Claro (12ºC), acaba de ganhar o 2º lugar no concurso do Orçamento Participativo Jovem 2019.

O projecto Plástico Zero tem como objectivo central a redução, de forma significativa, da quantidade de plástico usado e desperdiçado nas escolas envolvidas. Para tal, será distribuída uma garrafa de inox (reutilizável ao longo de todo o ano) a todos os alunos – desde o Pré-Escolar, ao Ensino Secundário – e as escolas serão equipadas com dispensadores de água, onde as garrafas de cada aluno poderão ser reabastecidas.


Para além de uma economia de custos para os alunos, estar-se-á a reduzir de forma significativa e de forma sustentada, a utilização desnecessária de plástico nas escolas.

Este projecto surge como corolário mais ou menos natural de uma série de movimentações e actividades nas quais o AENSM se viu envolvido desde o início do ano, nomeadamente:

  • Manifestação pelo Ambiente
  • Assembleia do Ambiente Jovem
  • Parlamento de Jovens
  • Celebração do Dia Mundial do Ambiente
  • Associação de Jovens Unidos pela Defesa do Ambiente
  • Sessões de Sensibilização Ambiental
  • ECOntigo ECOmtodos
  • Dia do Carbono
  • Atividades de reflorestação (pinhal de Leiria)

E que culminaram na adesão do AENSM ao programa ECO-Escolas 2018-19.


Da reflexão surgida no núcleo a equipa da ECO-Escola, sob a orientação do prof. Luís Colaço, foi constatada esta dificuldade: é necessário reduzir o consumo e desperdício de plástico; é impossível erradicar de forma imediata e absoluta toda a utilização do plástico no dia a dia da escola; seria possível reduzir drasticamente o número de garrafas de plástico utilizadas se fosse possível utilizar garrafas reutilizáveis… mas isso implicaria um investimento incomportável pelo Agrupamento.


É neste contexto que surge a ideia de concorrer ao OPJovem ’19 (Orçamento Participativo Jovem 2019). Este concurso, ao qual concorreram 232 projetos a nível nacional, é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público e para os quais há um montante global de 500.000 euros a ser distribuído pelos projectos vencedores.

Cientes de que este projetos fazem mais sentido e têm maior impacto se partilhados por uma universo alargado de participantes, o "Agrupamento de Escolas dos Templários" (AET) e o "Agrupamento de Escolas de Alcanena" (AEA), foram convidados a participar no projecto, tendo indicado como alunos co-responsáveis a Beatriz Simões (Templários) e o Vinícius de Lima (Alcanena).


Estes alunos, juntamente com a proponente Eva Claro, serão os “responsáveis” por verificar a implementação que as equipas do OPJovem e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) farão do projecto vencedor.
Importa referir que o prémio foi atribuído ontem, dia 12/08, durante a Celebração do Dia Internacional da Juventude, no Jamor. Hoje, na conferência de imprensa dada nas instalações da Escola Sede ao AENSM, o prof. Carlos Lopes (Agrupamento das Escolas de Alcanena) para além de dar os parabéns aos alunos representantes do projecto, manifestou o seu agrado pelo facto deste ser um projecto conjunto entre três agrupamentos e dois concelhos e expressou os seus votos de que outras iniciativas deste géneros possam vir a ser implementadas no futuro. A prof. Celeste Sousa (AENSM) subscreveu as palavras do seu colega e apelou a que todos os alunos abracem e se comprometam com este projeto e esta ideia.

Aqui fica uma versão mais detalhada do projeto:


Sem comentários:

Enviar um comentário