quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Abrir asas e voar...

Eva Claro
«Não é preciso andar em colégios privados, em escolas novas ou nos liceus das grandes cidades para se ter acesso aos cursos com médias de acesso mais altas. 
Foi este agrupamento (AENSM) que me preparou para ter as notas (de frequência e nos exames) que me permitiram entrar em Engenharia Aeroespacial no Técnico. 

E foi também este agrupamento que me desenvolveu as competências sociais (através dos muitos projetos e atividades em que pude participar)  que, tenho a certeza, me vão ser muito úteis na minha futura vida universitária e profissional. 

Este é, sem dúvida, um Agrupamento que nos prepara para os nossos voos...»

Foi assim, mais ou menos com estas palavras, que a Eva Claro recebeu os três diplomas de mérito (Académico, Desportivo e Comportamental) que fecharam a sua passagem pelo AENSM e, em particular, pela Esc. Sec. Stª Maria do Olival.
Cabe aqui dizer que a Eva Claro entrou no curso com a média de acesso mais alta do país (Eng. Aeronáutica - nota mínima: 18,95) com a média de candidatura de 19,35 valores.

Ganha mais significado a expressão "Preparar para os nossos voos..." quando é proferida por uma aluna que entrou em Eng. Aeroespacial!

Eva Claro e Catarina Cartaxo
médias de candidatura superiores a 19 valores
Importa dizer que para além da Eva, o AENSM viu a Catarina Garcia Cartaxo entrar em Eng. Física Tecnológica que é "apenas" o curso com a segunda média de acesso mais elevada do país (18,88). A Catarina concorreu com uma média de candidatura de 19,20.

Podíamos ainda falar nos vários alunos que entraram em Medicina (por exemplo, no Lourenço Madureira Miguel, na Ana Margarida Gonçalves, no Pedro Filipe Faria, na Ana Raquel Pires da Silva, no Vasco Paiva Araújo)...

O futuro da saúde em Tomar.
Podíamos falar de... e de... e ainda de...

... mas foram cerca de 140 alunos que estão nas listas de colocados no Ensino Superior em 2019. São muitos! São 10 páginas de colocações.

Alguns dos muitos alunos da ESSMO que vão frequentar o
Ensino Superior a partir deste mês
As listas são públicas e estão afixadas nos placards da ESSMO. Vale a pena ver! É um motivo de orgulho.

E é um motivo de orgulho para cada um daqueles 140 alunos, mas também para os seus pais, para os seus professores, para a ESSMO, e para as diferentes escolas do AENSM por onde passaram.

Diplomas de mérito académico no 11º ano
E devia ser motivo de orgulho para a cidade de Tomar.
A cidade devia celebrar e reconhecer o facto de ter alguns dos seus "filhos" nos mais exigentes cursos do país.

Diplomas de mérito académico no 10º ano
O curioso é que esta "notícia" não é uma novidade!

Desde há alguns anos que os alunos que terminam o 12º ano na ESSMO entram nas melhores universidades do país, nos cursos mais exigentes e se preparam para serem profissionais de excelência num futuro muito próximo.

Diplomas de mérito académico no 9º ano
De facto - como dizia a Eva - não é preciso "andar em Colégios Privados, em escolas novas ou nos liceus das grandes cidades".

Diplomas de mérito académico no 8º ano (EDNAP)
Provavelmente, basta querer e saber aproveitar as oportunidades que vão sendo disponibilizadas.
Porque, comprovadamente, há escolas em Tomar que trabalham ao melhor nível do que se faz por esse país fora.

Diplomas de mérito académico no 8º ano (ESSMO)
No dia 12 de setembro foram tiradas algumas centenas de fotografias; foram entregues os diplomas do 5º ao 12ºano. Além destas que ilustram o texto, há mais aí em baixo, para quem quiser ver, quem quiser guardar uma recordação ou para quem quiser apostar no futuro.

Diplomas de mérito académico no 7º ano (EDNAP)
Cada uma dessas fotografias é a promessa de um(a) outro(a) aluno(a) entrar, daqui a alguns anos, nos melhores cursos, das melhores universidades.

Diplomas de mérito académico no 7º ano (ESSMO)
 Cada uma dessas fotografias é a prova de que há potencial, há "excelência" a chegar, capaz de substituir a "excelência" que parte em setembro de cada ano.

Diplomas de mérito académico no 6º ano
Valia a pena olhar para elas. Está, nessas fotografias, o melhor de nós!

Diplomas de mérito académico no 5º ano
Como professor do AENSM, gosto de recordar uma frase daquele que foi durante muito tempo o hino da ESSMO. Dizia a letra:

"uma escola que dá asas a quem tem voz."

Creio que a Eva Claro nunca ouviu esse verso. Também não precisava!

Ela, melhor que ninguém, ganhou essas asas...

José Paulo Vasconcelos



↓ Mais fotos nestas pastas: ↓
ESSMO


EDNAP

Sem comentários:

Enviar um comentário