quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Turcas por uma semana

No âmbito do projeto “Let´s Make School a Nice Place to Be”, nos dias de 27 de outubro a 2 de novembro, nós, alunas do Curso Secundário de Dança (Helena Vasconcelos, Maria Inês Mendes, Ana Rita Pesqueira, Lara Bernardino e Francisca Rico), acompanhadas pelos professores Luís Colaço e Helena Sousa, tivemos a extraordinária oportunidade de visitar a cidade de Çorum na Turquia e experienciar de diversas atividades únicas e enriquecedoras.


No primeiro dia, após nos terem mostrado um pouco da sua cultura, através de músicas e danças tradicionais turcas, foi a nossa vez de apresentarmos um pouco da nossa cultura portuguesa através de uma coreografia denominada “Português Marinheiro”.


No dia seguinte, fomos à Capadócia explorar mais sobre a cultura do país e, ao final da tarde, experienciámos a arte de fazer barro.


Durante o resto da semana, foi posta à prova a nossa capacidade enquanto pintoras, uma vez que a maioria das atividades envolviam pintarmos quadros e paredes; e ainda, no Museu Arqueológico de Çorum aprendemos a caligrafia utilizada por uma civilização que habitou a cidade há muitos anos atrás e escrevemo-la em barro.


No último dia, tivemos a oportunidade de visitar o centro de Equitação de Çorum onde andamos de cavalo e experimentámos a modalidade Arco e Flecha, deixando-nos usar fatos para nos podermos sentir verdadeiras flecheiras.


Foi uma experiência que nunca iremos esquecer, fomos muito bem acolhidas por todos os membros envolvidos e não só. Apesar de ter sido apenas uma semana, foi o suficiente para construímos amizades para a vida e criarmos memórias inigualáveis.


Podendo dizer-se que as diferenças culturais e gastronómicas não foram uma barreira, mas sim uma descoberta picante e enriquecedora.


Não viemos a falar turco, mas, graças aos nossos amigos, já não podemos dizer que não sabemos nada. Esperamos ansiosamente a vinda deles a Portugal e esperamos conseguir oferecer-lhes uma semana tão incrível quanto a que eles nos ofereceram.


Teşekkürler (obrigada)

Sem comentários:

Enviar um comentário