segunda-feira, 9 de março de 2020

Temos campeã!

Margarida Mota, campeã nacional de salto em altura - sub 23



Tem 17 anos, anda no 12ºB da ESSMO e sagrou-se campeã nacional de sub-23 em Salto em Altura, no passado sábado, dia 7, em Braga.
É atleta do União de Tomar, e é mais uma campeã que orgulha a cidade de Tomar e a escola onde passa os dias. Além disso, tem um sorriso encantador.

foto retirada do Facebook do União de Tomar

Com um salto de 1,61m consegiu um título que, segundo a Margarida, "não estava mesmo nada à espera". Na verdade, com 17 anos, ainda tem muitos anos neste escalão e a hipótese de repetir o título passa a ser uma evidente probabilidade. "Se tudo correr bem..." - conclui ela

Quando lhe falo no recorde nacional, ri-se, e encolhidamente comenta "Ainda estou muito longe!"
Mas é por causa desta humildade que eu acho que já não falta assim tanto! Quem pensa assim, costuma chegar muito alto.

E quando lhe pergunto, e para o ano? responde-me com a mesma humildade que me desconcerta: "Se tudo correr bem, irei para Lisboa. A primeira opção é Medicina. Se os exames correrem bem, claro...".

Há pessoas assim; gente que parece que está viciada em fazer bem e em contentar-se apenas com o melhor. Que sorte poder cruzar-me com algumas dessas pessoas na escola onde trabalho!

Pergunto-lhe se é possível conciliar as duas coisas. A Universidade (Medicina) e o desporto ao mais alto nível.
"Não é fácil! Mas eu vou tentar! Não tenho estatuto de 'alto rendimento' - para isso é preciso obter marcas de nível europeu, estar no top10 da Europa!" 
E depois, murmura, como se estivesse a pedir desculpa:
"Ainda não alcancei isso..."
Gosto particularmente do advérbio escolhido: "ainda"

E quando arrisco um pouco mais e lhe pergunto sobre o clube do próximo ano, quando tento saber onde é que a Margarida pensa fazer os treinos diários e muito técnicos que precisa de continuar a fazer, surpreende-me: "Gostava de ficar no União de Tomar. Já recebi algumas proposta, mas o União de Tomar trata-me muito bem e tenho tido todo o apoio de que preciso. Tem resultado! Mas espero contar com a ajuda de alguns colegas que já foram do União de Tomar e que agora estão em Lisboa, como por exemplo o Manuel Dias... Não sei! É uma coisa em que tenho que pensar e falar com os meus pais."


Orgulhosa?

"Sim! Muito. Não estava mesmo nada à espera. Já andava a fazer pódios nos campeonatos de sub-18 e sub-20, mas não estava nada à espera deste título de sub-23!"

E acabamos a falar do Jorge Saldanha, ex-aluno da ESSMO, por acaso meu ex-aluno e que começa a ser recorrente neste artigos. Começa a parecer-me que Tomar tem um grande treinador de atletismo nas camadas jovens, pelos resultados que começam a aparecer... Chama-se Jorge Saldanha e valerá a pena estar atento ao trabalho deste técnico no União de Tomar (ou noutro clube qualquer...)

foto retirada do Facebook de Jorge Saldanha
Para terminar: a ESSMO - porque é a escola onde a Margarida estuda e que, de acordo com esta campeã nacional, nunca lhe criou problemas ou dificuldades quando foi necessário alterar datas de testes ou de apresentações de trabalhos - deve estar orgulhosa e partilhar com esta menina a alegria da sua conquista mais recente.

Mas também a cidade - Tomar - deve reconhecer, valorizar e incentivar estes jovens valores que se vão impondo a nível nacional. São filhos de Tomar e levam o nome da cidade com eles. Bem hajam por isso.


E para ti, Margarida: que o céu seja o limite!
Foi um privilégio...

José Paulo Vasconcelos


1 comentário: