sexta-feira, 8 de maio de 2020

CoviDiário #11

Apelo à positividade!

Querida Inês,

Sou o habitual depositário das tuas confidências, resolvi hoje inverter os papéis e ser eu a escrever para ti.

Nestes tempos difíceis e angustiantes em que vives, tens aproveitado para parar e pensar (algo que, no nosso dia a dia, na nossa infindável rotina faz tanta falta); tens aproveitado para refletir sobre quem és e, sobretudo, sobre quem queres ser. Ora, Inês, eu sou uma versão de ti própria pós-pandemia e trago-te uma mensagem cheia de positividade!

Nos noticiários, já não vemos tanto desespero, dor, morte. No entanto, continua a ser difícil acreditar que este minúsculo e invisível “bichinho”, quase de um dia para o outro, foi capaz de virar as nossas vidas “de pernas para o ar”. Ouvimos uma vozinha vinda do fundo do nosso coração, dizendo: “Que saudades de sair, que saudades de sentir o abraço daqueles que mais amo”. Mas a verdade é que pouco podemos fazer para aliviar o sofrimento não de uma só nação, mas de muitos povos da Terra. Todavia, devemos estar gratos àqueles que arriscam as suas vidas por nós, como os profissionais de saúde, que se colocam em risco, dia após dia, para salvar “o outro”, independentemente do seu género, cor, idade ou religião... Podemos também proteger-nos a nós próprios e proteger os outros, usando as devidas proteções quando tivermos de sair ou ficando em casa, o que, sim, pode ser muito, mas muito entediante. Mas ficar em casa será assim tão difícil? A resposta chega-me nas palavras de um conceituado locutor: «Aos vossos avós foi-lhes pedido para irem à guerra. A vocês pedem-vos para ficar no sofá!»

Após quase dois meses fisicamente isolados do mundo, todos nos sentimos exaustos, ansiosos, sem saber ainda qual será o desfecho deste pesadelo. Todos temos dúvidas, todos precisamos desesperadamente de ver aquela luzinha ao fim do túnel, de algo em que confiar neste tempo incerto. Bem, peço-te que sejas a tua própria luz! Que encontres algo positivo que te ajude a preencher os dias, que torne o amanhã em não só mais um dia interminável…, mas sim, um novo dia! Que acordes com a convicção de que amanhã será um belo dia para aprender algo novo! Um dia que será produtivo, não como aqueles em que só saímos do sofá para ir buscar comida! (sim, sei que já tiveste alguns desses dias). Ou mesmo um belo dia para olhar para o lado e incutir coragem aos mais desanimados!

Por isso, Inês, peço-te, a ti e a todos os que estiverem a ler esta mensagem, para não perderem a esperança. Mais do que nunca, é preciso acreditar que estes dias negros vão passar e que, em breve, vamos todos ficar bem!

O teu diário
(by Inês Graça) 

Sem comentários:

Enviar um comentário