terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Eco-Agrupamento / Eco-Escolas

Primeiro foram as escolas Santa Maria do Olival e D. Nuno Álvares Pereira a receber o "Galardão Eco-Escola". 

Esta semana, foi a vez das escolas EB1.

As escolas da Pedreira, Carregueiros, Vale Calvo, Cem Soldos, Marmeleiro, Santo António e Raul Lopes receberam, esta semana, a bandeira que as atesta como Eco-Escolas.


O hastear da bandeira Eco-Escola

Estas escolas (os seus professores, alunos, auxiliares, pais e comunidade envolvente) ficam agora com a responsabilidade acrescida de serem uma referência dinamizadora de uma consciência ambiental que se quer tão generalizada e implementada quanto possível.

Pedreira

A entrega da Bandeira e respetivos diplomas (bem como da responsabilização) foi feita numa pequena cerimónia que contou com a presença da Diretora do AENSM, Dr.ª Celeste Sousa, com a representante da CMT, Eng.ª Cátia Pouseiro, com os diferentes Presidentes das Juntas de Freguesia (ou seus representantes), com os representantes das Associações de Pais de cada escola e com os Professores, Auxiliares e "meninos" das diversas turmas.

Cem Soldos

Na breve intervenção que a diretora do AENSM, Celeste Sousa, fez em cada escola, destacou-se o agradecimento a todos os alunos, professores, pais, juntas de freguesia e câmara municipal que se envolveram no processo e que foram capazes de criar uma extensa lista de atividades de consciencialização ecológica e ambiental em cada uma destas escolas.

Marmeleiro

A Eng.ª Cátia Pouseiro manifestou o empenho da Câmara no acompanhamento de todo o processo e disponibilizou-se para acompanhar pessoalmente as escolas e o trabalho nelas desenvolvido ao longo do ano, mostrando-se disposta a deslocar-se às escolas sempre que estas solicitarem a sua presença.

Carregueiros

Os diferentes representantes das Juntas de Freguesia confessaram o seu orgulho no que as "suas" escolas tinham conseguido e puseram-se à disposição para o que, na medida das suas possibilidades, fosse necessário para levar esta consciencialização ambiental avante.

EB1 Raul Lopes

Da mesma foram, os representantes dos Encarregados de Educação agradeceram a presença de todos os que estiveram presentes e assumiram esse encargo de, também neste domínio, estarem atentos e acompanharem as escolas e os seus educandos sempre que tal se revelar necessário ou aconselhável.

EB1 Santo António

Em Vale Calvo, o Afonso Ricardo, um aluno do 4º ano, apresentou de forma muito estruturada algumas das atividades já desenvolvidas ou implementadas. 

Ainda que esse texto tenha sido criado a partir da realidade de Vale Calvo, é ilustrativo do que se fez um pouco por todas as escolas do agrupamento. Importa, pois, dá-lo a conhecer:

Vale Calvo
«Bom dia.

É com muito prazer e orgulho que recebemos Vossas Excelências nesta tão importante celebração que é a entrega e hasteamento da Bandeira do projeto Eco-escolas.
Esperamos que tenham todos o imenso orgulho em hastear esta bandeira como nós.
Informamos os participantes que iniciamos a nossa caminhada neste projeto Eco-escolas, no ano letivo anterior, com as seguintes atividades:
Recolha de lixo pela nossa aldeia e cumprimos a função de recicla-lo. Ao mesmo tempo entregámos à população alguns cartões informativos sobre formas de ajudar a proteger o nosso meio ambiente;
Realizamos vários comedouros para alimentar os passarinhos da nossa escola;
Aproveitamos a água da chuva que foi armazenada em recipiente próprio para depois regar as plantas da nossa horta;
Recolhemos as folhas e ervas infestantes para colocar no nosso centro de compostagem para futuramente utilizaremos em novas culturas;
Participamos também no projeto “Coração Amarelo” com o objetivo de reciclar embalagens da tetra pack e comemorar o “Dia da Mãe;
Desenvolvemos também várias atividades em contexto de sala de aula que foram muito divertidas, e onde aprendemos muitas coisas novas, sobre esta tão nobre função de proteger o nosso lindo planeta azul.

Alunos do JI e EB1 de Vale do Calvo»



Sem comentários:

Enviar um comentário