segunda-feira, 29 de maio de 2023

À Paris? On y va!

Em dezembro de 2022, desenvolvido no seio da Escola Aberta, através da sua valência Clube de Francês, e apoiado pelo programa Europa +, surgiu o projeto À Paris? On y va!, ou seja, a realização de uma visita de estudo a França.

Um grupo de nove alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, acompanhados pelas duas coordenadoras do clube de francês, viajou de avião, de Lisboa até ao aeroporto de Orly e visitou as localidades de Villiers-sur Marne, Noisy-le Grand, Vincennes e Paris.


A visita decorreu durante cinco intensos dias, de 11 a 16 de maio, durante os quais os alunos puderam conviver uns com os outros, contactar com nativos franceses, praticar a língua francesa e, pontualmente, a língua inglesa, partilhar conhecimentos/ experiências no tocante às alterações climáticas e, sobretudo, descobrir e apreciar a beleza e riqueza cultural da Cidade-Luz.


Nada poderia ter sido melhor para os jovens portugueses do que a acolhedora e calorosa receção no Salão Nobre do Hôtel de Vincennes pela vereadora das relações internacionais Christine Laumont e pelas assessoras Brigitte Gauvain e Giulietta Ranieri, a que se seguiu uma visita guiada a um dos centros de compostagem da cidade, tornando-se notória a extrema preocupação no que respeita ao meio ambiente, patente nos inúmeros espaços verdes e na existência de centros de compostagem


Ainda em Vincennes, alunos e professoras visitaram o seu imponente castelo e a deslumbrante escultura Árvore da Vida, de Joana Vasconcelos, em exposição na Capela Santa.


No dia seguinte, a chegada a Paris ficaria marcada pela emoção, assim que os alunos vislumbraram o tão afamado Arco do Triunfo. E este deslumbramento e entusiasmo continuaram com a visita à Torre Eiffel, onde a dificuldade da subida foi superada pela fantástica vista de 360º da cidade obtida a partir dos vários “balcons”. Seguiu-se uma divertida viagem no autocarro panorâmico através dos Champs - Elysées com passagem pela Place de la Concorde, Église de la Madeleine, Opéra-Garnier, Museu do
Louvre
e Catedral de Notre-Dame.



Na manhã seguinte, aguardava-os a espetacular e romântica viagem no bateau-mouche tendo avistado os inúmeros edifícios que existem nas duas margens do rio Sena, entre eles a famosa Conciergerie e os Jardins des Tuilleries.

Agendada estava também a visita à Basílica do Sacré-Coeur, cuja localização permitiu mais uma espetacular sessão de fotos. Partindo daqui, houve oportunidade de passear por Montmartre, um dos bairros mais típicos de Paris, e pela Place du Tertre onde se cruzaram com diversos artistas de rua.


Finalmente, a ida ao Collège Les Prunais, em Villiers-sur-Marne, enquadrou-se no âmbito da articulação com o programa Eco-Escolas, onde houve lugar à apresentação oral de trabalhos subordinados à temática Alterações Climáticas, realizados pelos alunos portugueses e franceses, com a simpática presença do diretor do estabelecimento que ofertou o almoço e o lanche, recheados de especialidades gastronómicas à la française...


Após estes dias tão marcantes, a viagem de regresso era uma realidade. Para trás, ficaram memoráveis dias, em que os alunos experienciaram muitas emoções novas, pautados por muita alegria e entusiasmo, muitas sessões fotográficas e um agradável convívio entre todos os participantes. Uma verdadeira imersão na língua e na cultura francesas que, estamos certos, os alunos nunca esquecerão.



Um agradecimento à Direção do Agrupamento, que tornou possível a realização desta viagem tão do agrado de todos os participantes e que se revelou muito relevante para o desenvolvimento das suas competências académicas e sociais.

«O que mais me marcou foi visitar a Torre Eiffel, ir a Paris e a incrível experiência de conhecer uma escola francesa (…é uma viagem que ficará marcada para sempre!»

Maria-Habriela Ostafichuk (11ºG2)

«O que mais me marcou foi a experiência de conhecer novas pessoas de um outro país e poder interagir com elas.»

Ana Carolina Freitas (9ºF)

«Eu gostei de conhecer Paris e seus monumentos e ruas, assim como a escultura de uma artista portuguesa na Sainte-Chapelle.» 

Dinis Conceição (7ºE)






Sem comentários:

Enviar um comentário