quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Stop Increasing Climate Changes on Earth

Erasmus+, Catânia, 1-7 de dezembro de 2024


No dia um de dezembro de 2024 embarcámos (eu, André Caetano, a diretora Maria Celeste Sousa, o professor Luís Colaço e os meus colegas Taran Stephenson e Martim Gonçalves) numa viagem inesquecível a Catânia, na Sicília. Foi uma experiência completamente extraordinária.



Eu e os meus colegas ficámos em famílias de acolhimento. É uma experiência muito interessante e enriquecedora. Vimos como é o dia-a-dia de uma família diferente da nossa, tanto em termos culturais como de hábitos. É algo indescritível que me mudou, pelo menos a mim, enquanto pessoa, que nos faz abrir os horizontes sobre o que é a vida e, no nosso caso, a adolescência. Foi como se passasse a ter uma segunda família da qual nunca me vou esquecer.

Visitámos diversos lugares históricos, como o Castelo Maniace, a Catedral e o Banho Hebraico, em Siracusa. Todas estas visitas enriqueceram os nossos conhecimentos histórico e pudemos ver pelos próprios olhos que a Sicília é uma ilha cheia de história, por ter (e termos visitado) vestígios de Gregos, Romanos e outros.


A gastronomia foi outro dos pontos fortes da visita. A coisa que é mais emblemática da cozinha Siciliana é o uso do pistachio (por mim tão amado) em tudo. Mas mesmo tudo! Na pizza, na pinza, no arancino (delicioso frito típico), nos doces, na massa (ou pasta, como eles lhe chamam).

Foi, também, deveras fascinante ver a realidade do que é uma escola noutro país. A escola e o sistema de ensino são muito diferentes do nosso. Há apenas aulas durante a manhã, incluindo ao sábado. Não há refeitório na escola. Existem muitos testes orais, que não são apresentações mas mesmo testes, durante os quais um aluno, de cada vez, tem de ir explicar a matéria da disciplina para a turma.

O tema do nosso projeto era o ambiente e as alterações climáticas. Por isso, fizemos diversas atividades relacionadas com o tema. A primeira foi a apresentação dos trabalhos (cada comitiva tinha um). Fizemos a análise da água de um rio e do mar de uma praia que visitámos. Assistimos a uma palestra de especialistas em alterações climáticas da Universidade de Catânia. Por último, no penúltimo dia, visitámos o departamento de Medicina da Universidade de Catânia, onde vimos os laboratórios onde se fazem as análises de água.

Visitámos, também, o Etna, que é o maior vulcão da Europa e um símbolo emblemático da ilha. A visita foi muito agradável devido às lindas paisagens e vestígios vulcânicos observados. Houve, ainda, espaço para muita diversão, com uma luta de bolas de neve.


 
Por último, mas igualmente importante, conhecemos e fizemos boas amizades com pessoas de vários países, que são os outros países do nosso projeto: Letónia, Turquia e Itália. Foi muito interessante, pois tivemos um enriquecimento cultural muito grande, pois contactámos com pessoas muito diferentes de nós, que provêm de culturas muitos diferentes da nossa. É sempre divertido compartilharmos informações e curiosidades acerca dos nossos países e aprendermos mais sobre os outros e os seus países.

André Caetano, 11.ºF1, N.º1.

Sem comentários:

Enviar um comentário