terça-feira, 1 de abril de 2025

ERASMUS+ na Irlanda

Dublin, Eire

Decorreu, entre os dias 2 e 8 de março de 2025, no âmbito do projeto Erasmus+, uma mobilidade a Dublin, na República da Irlanda (EIRE), que contou com a participação de 8 alunos do 11.º ano (turmas A, C e D), acompanhados pelas professoras Sofia Inácio e Alexandra Santos


Nas escolas anfitriãs (Kingswood Community College e Old Bawn Community School), os alunos do nosso agrupamento tiveram oportunidade de dinamizar e participar em atividades relacionadas com a sustentabilidade, alterações climáticas e ações concretas a desenvolver em prol do ambiente. 

Para além disso, tiveram ainda o privilégio de visitar estas escolas e observar aulas de diferentes disciplinas, contactando com diferentes metodologias de ensino; interagiram com os seus pares, partilhando experiências e comparando realidades distintas e melhoraram significativamente as suas competências comunicativas.


Durante a semana, o grupo visitou monumentos e atrações de Dublin e arredores e vivenciou todo o ambiente cultural da capital da República da Irlanda, contactando de forma direta com a língua e cultura do país e aplicando as aprendizagens teóricas em contexto real.



Ao longo da semana, estabeleceram-se e estreitaram-se laços de amizade e foram criadas memórias comuns a todos os participantes, que farão sempre parte desta experiência inolvidável. 


segunda-feira, 31 de março de 2025

Alunos de Artes no CAM e MUDE

Visita de estudo ao CAM (Centro de Arte Moderna), da Fundação Calouste Gulbenkian, e ao MUDE (Museu do Design)

No dia 13 de março, os alunos das turmas 10.º C, 11.º C e 12.º C, visitaram o CAM e o MUDE, em Lisboa.

Durante a manhã, inicialmente soalheira, as turmas tiveram visitas guiadas ao Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, agora profundamente remodelado, na sua estrutura interior e exterior. No exterior, destacam-se os renovados jardins, ampliando a área preexistente, depois da aquisição de terrenos contíguos, que pertenciam à Fundação Eugénio de Almeida. 

No entanto, é a fabulosa pala, que permitiu uma nova frente, ou fachada para o CAM, da autoria do premiado arquiteto japonês Kengo Kuma, que sobressai. Fabulosa pela envergadura e ligação cenográfica ao jardim, pelas soluções técnicas aplicadas e dimensão estética e plástica, sem dúvida, mas, também, pelo simbolismo associado à interculturalidade. De facto, a notável estrutura, tem raízes na arquitetura e cultura nipónicas. Aqui, importa lembrar que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao sul do arquipélago japonês, mais exatamente a Tanegaxima, no ano de 1543.


O CAM foi criado em 1956, como espaço para acolher uma coleção de arte moderna e contemporânea. A sua coleção tem a maior representação de artistas portugueses do século XX e XXI.

Guiados por arquitetos que fizeram parte da grande equipa de especialistas que levou a cabo a remodelação do CAM, os alunos fruíram de novos conhecimentos e dos belíssimos espaços interiores e exteriores da sempre notável instituição que é a Fundação Calouste Gulbenkian.



No período da tarde, as turmas visitaram o Museu do Design (MUDE), na rua Augusta, principal artéria da Baixa Pombalina, obra emblemática de renovação urbanística, moderna e racional, na segunda metade do século XVIII, após a tragédia de 1755.


O MUDE funciona na antiga sede do BNU (Banco Nacional Ultramarino) e, nos seus vários andares, está exposta uma das mais importantes coleções de design e de moda, a nível internacional. Conta com 1200 peças de alta-costura, que representam algumas das vanguardas mais marcantes do século XX. Tem, também, cerca de 1000 objetos de mobiliário e utilitários de design.

Os alunos puderam ver e apreciar a exposição de longa duração do MUDE, de 1900 até ao presente, na contemplação e reflexão sobre o valor dos objetos (peças de produto, moda, gráfico e joalharia contemporânea) no nosso quotidiano, bem como na importância e no papel que o design tem em Portugal e no mundo, dando respostas às necessidades que a evolução das sociedades impõe.


Foi uma belíssima viagem por um espaço que é memória e preservação de património e onde nos interrogamos “Para que servem as coisas?”, o título da exposição.


sexta-feira, 28 de março de 2025

CIRE com o 9E (Ed. Física)

Alunos do CIRE participam em aula de Educação Física com turma E do 9.º ano

Realizou-se recentemente a segunda aula conjunta entre os alunos do CIRE e a turma do 9.º E, sob orientação do professor Pedro Nunes. O encontro decorreu nas instalações da nossa escola e destacou-se pelo excelente ambiente de cooperação e inclusão vivido por todos os participantes.

Durante a sessão, os alunos de ambas as instituições partilharam experiências e realizaram atividades físicas em conjunto, promovendo valores fundamentais como o respeito pela diferença e a entreajuda.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto desenvolvido pela equipa educativa do 9.º ano, que tem como objetivo principal fomentar práticas inclusivas e estabelecer pontes entre diferentes realidades educativas.

O sucesso desta segunda aula conjunta reforça a importância deste tipo de iniciativas na formação integral dos nossos alunos, não só a nível físico, mas também no desenvolvimento de competências sociais e valores humanos essenciais.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Clube Europeu/Erasmus+

No Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, funciona o Clube Europeu/Erasmus+ que decorre durante as tardes de quarta-feira, das 14h às 16h. 

Atualmente, a equipa divide-se em diversas áreas que estimulam os interesses dos alunos. 


Existe um grupo centrado nas artes plásticas, no qual criam letras 3D para formar a palavra “ERASMUS+”. 


Outros três grupos têm como objetivo abordar diferentes temas, tais como o conhecimento sobre a União Europeia, Portugal e o nosso agrupamento, através de vídeos. 


Temos, também, o grupo que está encarregue de elaborar uma apresentação sobre o Sistema Educativo em Portugal e na Europa. E por fim, temos o grupo de botânica que consiste em embelezar a nossa escola com murais de plantas.


Podemos concluir que com este projeto conseguimos adquirir novos conhecimentos assim como entrar em contacto com diversas áreas.


Os alunos que fazem parte deste Clube poderão ter a oportunidade de participar num programa de mobilidade entre países da União Europeia, e não só.


Os alunos do Clube Europeu/Erasmus+


terça-feira, 25 de março de 2025

Visita de Estudo a ANPRI

Curso Profissional Técnico de Multimédia

Os alunos dos 10º, 11º e 12º anos do Curso Profissional de Multimédia do Agrupamento Escola Nuno Santa Maria deslocaram-se no dia 12 de março ao Barreiro para visitar o Centro de Ciência da Computação da Anpri.


Nesta visita, o grupo foi recebido pela Presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, a Professora Fernanda Ledesma, e pela Professora Cristina Lopes que realizaram uma visita guiada ao Centro de Computação e dinamizaram três oficinas, que destacamos: Criação de um jogo no Roblox, StopMotion em Ação e Inteligência Artificial recorrendo ao PictoBlox.

Na nossa opinião foi um dia intenso de trabalho onde os alunos puderam aprofundar e em alguns casos desenvolver novas aprendizagens ligadas à área das tecnologias. 

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Cláudia Faria, Carla Pires e Lisete Lapa que foram também as responsáveis por organizar a visita de estudo.


A equipa responsável pela notícia:

Érica e Kevin do 11º G1
Curso Profissional Técnico de Multimédia





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Visita à ANPRI




segunda-feira, 24 de março de 2025

Selo "Escola Saudável"

 O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, foi mais uma vez distinguido com o "Selo Escola Saudável".

Esta distinção é o reflexo do compromisso e esforço contínuo em promover um ambiente escolar saudável, integrando e assumindo nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.



quinta-feira, 20 de março de 2025

Dia Internacional da Matemática

No passado dia 14 de março comemorou-se o Dia Internacional da Matemática. Os Professores de Matemática relembraram aos alunos esse dia.


Os professores de Matemática solicitaram aos alunos das turmas do 9º ano, algarismos da dízima da constante Pi - π. Os desenhos e outras decorações foram afixados com a colaboração dos alunos e professores, no Polivalente.

 
Durante este dia, os professores promoveram ações em sala de aula, de forma a motivar os alunos para a disciplina de Matemática.
  

Vídeo do Professor Rogério Martins sobre o Pi.


Durante a parte da manhã deste dia, foi realizada a Final Inter-Turmas do Campeonato SuperTmatik. Participaram 21 alunos e foram finalistas:
  • Rodrigo Lafont, da turma 9ºC
  • Tymur Tielnov, da turma 9ºA

 




quarta-feira, 19 de março de 2025

ERASMUS+ Letónia

 JobShadowing

Decorreu, entre os dias 3 e 7 de março de 2025, no âmbito do programa Erasmus+, KA1 – Learning Mobility of Individuals – School education, uma mobilidade, a Liepaja, na Letónia. A escola Liepājas Raiņa Vidusskola foi a escola anfitriã deste Job Shadowing.


As professoras Cristina Alves e Manuela Oliveira tiveram assim oportunidade de, mediante a observação de aulas, do contacto com diferentes metodologias de ensino, com recursos digitais diversos, partilhar experiências pedagógicas significativas e diferenciadas, tendo em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens.  


Integrar experiências de aprendizagem intercultural, compreender a operacionalização de estratégias de inclusão, do desenvolvimento sustentável e enriquecer as competências de comunicação são experiências inolvidáveis que irão seguramente repercutir-se nas práticas letivas e na construção do sucesso educativo. 

A interação entre pares permitiu igualmente o reforço da identidade europeia bem como o enriquecimento cultural. 



terça-feira, 18 de março de 2025

AENSM no Laboratório "Fernanda Galo"

Nos dias 25 de fevereiro e 11 de março, os alunos das turmas 12D, 12E e 12F do AENSM realizaram uma visita de estudo aos Laboratórios de Análises Clínicas Fernanda Galo, no âmbito da disciplina de Biologia. Esta visita, organizada pelos docentes da área, professor Carlos Craveiro e Jorge Estrela, teve como objetivo proporcionar aos alunos o contacto com o funcionamento de um laboratório de análises clínicas, bem como das técnicas biotecnológicas utilizadas neste contexto.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do laboratório e observar de perto os equipamentos e os procedimentos realizados para a análise de amostras biológicas. Um dos principais destaques foi poderem compreender melhor as aplicações biotecnológicas, como a técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e a eletroforese, que são essenciais para o diagnóstico genético e microbiológico.

Os objetivos da visita foram cumpridos com sucesso, permitindo aos alunos entender a importância das biotecnologias na área da saúde e aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Biologia. Os estudantes demonstraram grande interesse pelas práticas laboratoriais, destacando a importância da aplicação de conceitos científicos em cenários reais. A apreciação dos alunos e docentes foi bastante positiva, mostrando-se satisfeitos com a esta atividade que permitiu o contacto direto com a realidade profissional. Segundo os docentes responsáveis, a visita foi uma excelente oportunidade para consolidar o aprendizado em Biologia e despertar o interesse pela investigação científica e pelas áreas tecnológicas relacionadas à genética e microbiologia.


No seguimento desta visita, os alunos da turma 12.º E irão elaborar folhetos informativos sobre diferentes aplicações biotecnológicas na área da genética, uma tarefa que permitirá consolidar ainda mais os conhecimentos adquiridos. Além disso, em articulação com a clínica, os alunos das turmas 12.º D e F realizaram a recolha de amostras biológicas de espaços escolares para análise microbiológica, para análise laboratorial no Laboratório Fernanda Galo. Os resultados das análises serão posteriormente apresentados sob a forma de posters científicos, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências em pesquisa e comunicação científica.

Esta visita de estudo foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os alunos envolvidos, permitindo-lhes aplicar a teoria adquirida em sala de aula em situações práticas e reais, preparando-os melhor para os desafios futuros nas áreas científicas e tecnológicas.

Prof. Jorge Estrela e Carlos Craveiro


segunda-feira, 17 de março de 2025

Dia Internacional da Matemática

O Dia Internacional da Matemática (DMI) é uma celebração mundial. 


O dia 14 de março foi escolhido como a data do DMI porque já era comemorado em muitos países como o Dia do Pi, uma vez que alguns países o escrevem como 3/14 e a constante matemática Pi (é aproximadamente 3,14.




Foi proclamado pela UNESCO na 40ª sessão da Conferência Geral, 26 de novembro de 2019. O tema para o ano de 2025 é “ Matemática, Arte e Criatividade”.

Neste âmbito, os alunos do 7ºano do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, em Tomar, desenvolveram diversas atividades, nas quais mostraram a sua criatividade, aplicada à arte e à Matemática.


Foi com grande entusiasmo e dedicação que os alunos realizaram diversos trabalhos sobre “Sequências” e também alusivos ao número ∏. Participaram, ainda, ativamente na preparação de outros materiais alusivos ao dia, para decorar a escola assim como na concretização da exposição, a qual estará patente, até ao final da próxima semana, na Biblioteca e no espaço exterior junto à mesma.

Toda a comunidade escolar pode visitar e assim apreciar a criatividade, imaginação e talento dos nossos alunos.

As professoras de Matemática,
Catarina Monteiro e Dora Azevedo

quinta-feira, 13 de março de 2025

Voleibol Feminino da ESSMO na Final Distrital

Equipa de Voleibol Feminino da Escola Secundária Santa Maria do Olival Garante Passagem à Final Distrital


A equipa de voleibol de iniciados femininos da Escola Secundária Santa Maria do Olival concluiu com sucesso a primeira fase da competição do Desporto Escolar, conquistando o primeiro lugar no grupo três. Este excelente resultado garantiu-lhes a passagem à final distrital, que está marcada para o dia 9 de abril, em local ainda a designar.



As jovens atletas demonstraram grande empenho, dedicação e espírito de equipa ao longo de toda a competição, o que se refletiu no seu desempenho excecional em campo.

A comunidade escolar e os professores de educação física expressam o seu orgulho pela conquista destas atletas, que representam com distinção a sua escola nas competições desportivas escolares.

Parabéns à equipa pela excelente participação e boa sorte para a final distrital!

quarta-feira, 12 de março de 2025

Entrega do Selo e Troféu MILAGE APRENDER+

No passado dia 13 de fevereiro, o estimado Coordenador do Projeto MILAGE APRENDER+, dr. Mauro Figueiredo veio à cidade de Tomar, conhecer e premiar a aluna com melhor pontuação na disciplina de Matemática. Foi no auditório da Biblioteca Municipal que pelas 18 horas teve lugar a cerimónia de entrega do selo de escola MILAGE APRENDER+ e do troféu à aluna Inês Lopes Ribeiro, aluna com a melhor pontuação em Matemática do nosso Agrupamento, no ano letivo 2023-24. 

A Inês Ribeiro com o selo "Milage Aprender+"

Esta cerimónia contou com a presença da Vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Drª Filipa Fernandes, da chefe da Divisão de Educação, Drª Sónia Bastos e da Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, Drª Maria Celeste Sousa. Também estiveram presentes os pais da aluna premiada e as professores Graça Pereira, coordenada da área disciplinar de Matemática e Dora Azevedo, professora da aluna no ano letivo transato.

Dora Azevedo, Mauro Figueiredo, Filipa Fernandes, Inês Ribeiro, Graça Pereira e Mª Celeste Sousa

 
O professor Mauro Figueiredo começou por apresentar o Projeto MILAGE APRENDER+, destacando os seus aspetos positivos e o seu impacto no desenvolvimento de competências essenciais para a formação dos alunos. Referiu, também, que este ano, além da formação destinada a alunos e docentes, serão promovidas sessões de formação para as Associações de Pais e Encarregados de Educação.

Foi referido nas intervenções das individualidades, a importância do trabalho em equipa, unindo escolas, autarquias, pais e associações em prol da melhoria da educação dos alunos.

Seguidamente foi feita a entrega do selo MILAGE à Diretora do nosso agrupamento seguindo-se a atribuição do troféu de aluno melhor classificado, à aluna Inês Lopes Ribeiro, da turma 9ºF (2023-24). Também foram entregues Diplomas ao Agrupamento e à professora Dora Azevedo.

O projeto MILAGE APRENDER+ é efetivamente uma mais-valia no nosso Agrupamento, pelo que agradecemos a todos os envolvidos, por podermos contar com estes projetos inovadores na educação e que promovem momentos inesquecíveis aos nossos alunos!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

ROSTOS CAMONIANOS

Oficina de Artes – 12.º C


A exposição “Rostos Camonianos” visa comemorar os 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, uma figura de extrema importância para a literatura portuguesa.

Cada busto não é apenas um rosto, é o reflexo da poesia camoniana, os rostos das figuras reais e fictícias que compõem Os Lusíadas, obra que tanto enriqueceu a nossa cultura portuguesa.




Na disciplina de Oficina de Artes, em articulação com as disciplinas de Português e Desenho, explorámos a conexão entre a expressão artística, a cultura e a história da nossa sociedade, bem como na forma como nos relacionamos e percecionamos a nossa realidade e identidade.

A nossa história, que pretendemos representar e homenagear com este projeto, mostra um conhecimento imprescindível, que devemos analisar, para que possamos viver em comunidade de forma harmoniosa.

Convidamos assim todos a explorar esta exposição, onde a expressão artística se entrelaça com a rica poesia camoniana, um marco na história da literatura portuguesa.


Vasco da Gama

A viagem de Vasco da Gama rumo ao Oriente é o tema principal d’Os Lusíadas, de Camões. Logo no canto I, no consílio dos deuses, decide-se o destino dos portugueses - a chegada à Índia. Com o apoio da deusa Vénus, e de Júpiter, a frota do Gama atingirá o seu objetivo.

Vasco da Gama

No final da epopeia, na Ilha do Amores - que funciona como prémio ou recompensa pela bravura dos portugueses - Vasco da Gama casa, simbolicamente, com a ninfa Tétis.


D. Pedro I

Esta personalidade, que nasceu a 8 de abril de 1320, em Coimbra, e veio a falecer em 18 de janeiro de 1367, em Estremoz, aparece no canto III, d’Os Lusíadas, bem como a sua amada, Inês de Castro.

Este canto fala de uma triste e trágica história de amor, em que a relação amorosa deles termina com a trágica execução de Inês de Castro.

D. Pedro I

 O Amor, somente ele, foi quem causou a morte de Inês, como se ela fosse uma inimiga.

D. Pedro I, rei de Portugal, apelidado de Justiceiro ou Cruel, ficou conhecido pela atenção dada à justiça e pelo amor por Inês de Castro que, depois de morta, foi rainha.


Inês de Castro

Inês de Castro Na grandiosa obra “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, é narrada e descrita, de forma emocionante, a história de amor entre Inês de Castro e D. Pedro I. Esta história esteve repleta de ventura e tragédia, visto que estes amores não eram bem-vistos pela sociedade da época. O Patriotismo, terá sido o principal fator que contribuiu para a morte de Inês, pois, o povo, e sobretudo a nobreza, opunha-se à ascensão dos seus filhos como potenciais sucessores ao trono, devido às suas raízes espanholas que poderiam ameaçar a independência da nação.

D. Inês de Castro

D. Afonso IV, pai de D. Pedro I, acabou por ordenar o degolamento de Inês pelos “horríficos algozes”: Pêro Coelho, Álvaro Gonçalves e Diogo Lopes Pacheco, que também encontraram o seu fim pelas mãos de D. Pedro I.

Após o seu assassinato, Inês fora coroada Rainha de Portugal em 1361, no Mosteiro de Santa Clara, por ordem de seu amante, o rei D. Pedro I.

“Traziam-na os horríficos algozes
Ante o Rei, já movido a piedade;
Mas o povo com, falsas e ferozes
Razões, à sua morte crua o presuade.
Ela, com tristes e piedosas vozes,
Saídas só da mágoa e saūdade
Do seu Príncipe e filhos, que deixava,
Que mais que a própria morte a magoava”

Canto III, estância 124

Adamastor

N’Os Lusíadas, de Camões, o Adamastor é a personificação das superstições e dos medos que impediam os navegadores portugueses de dobrar o Cabo das Tormentas e de alcançar a passagem para a Índia.

Adamastor

Nesta epopeia, o Adamastor é caracterizado pelas suas dimensões gigantescas, pelo seu rosto carregado, pela barba esquálida, pelos olhos encovados, pelos cabelos desgrenhados, crespos e cheios de terra, pela boca negra e pelos dentes amarelos. Estes aspetos físicos contribuem para uma visão medonha deste gigante.

Apesar de todas as condições adversas provocadas pelo Adamastor, a tripulação de Vasco da Gama venceu o monstro, o que permitiu a alteração do nome do cabo para "Cabo Da Boa Esperança".

Este episódio demonstra bem a coragem, a força e a bravura do povo lusitano, o herói principal d'Os Lusíadas.


Tétis

Tétis é uma ninfa presente na obra “Os Lusíadas”, uma divindade marinha e imortal, que, simbolicamente, casou com Vasco da Gama (prémio).

Tétis

Os aspetos marítimos foram representados nesta escultura através da estrela-do-mar e a onda do mar no seu ombro. A sua divindade está expressa nos olhos fechados para lhe atribuir um ar sereno e elegante.


Bárbara, a Cativa

Este busto representa Bárbara, uma cativa por quem Camões se apaixonou numa viagem pela Índia aquando da expansão marítima.

Bárbara Escrava
 
Segundo as palavras de Camões, Bárbara tem feições singulares, doces e meigas apesar de cansadas devido, provavelmente, ao trabalho árduo que faz enquanto escrava. Contudo, o poeta descreve-a de forma a evidenciar a sua beleza (tez escura e olhos pretos) que, embora não obedecendo ao protótipo de mulher renascentista, é superior à beleza das flores ou das estrelas.

Apesar do seu nome – Bárbara, nome de escrava –, esta mulher por quem o poeta está “cativo” porque a ama, não se assemelha a uma escrava.


Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador cuja nacionalidade ainda hoje é questionável – uns creem que seja genovês, outros espanhol e outros ainda português. Há quem diga que Camões se refere a ele, não de forma explícita, no canto X, d’Os Lusíadas, contudo essa alusão não parece crível.

Cristóvão Colombo

Sabe-se que foi comandante da frota espanhola que chegou às terras do “Novo Mundo”, em 12 de outubro de 1492. Acreditando ter alcançado as Índias pelo caminho do Ocidente, morreu sem saber que encontrara terras de um novo continente, na região da atual América Central.


Velho do Restelo

O Velho do Restelo é uma personagem introduzida por Luís de Camões, entre as estrofes 94 e 104, do canto IV, da sua obra Os Lusíadas. O Velho do Restelo é variamente interpretado como símbolo dos pessimistas, dos que não acreditavam no sucesso da epopeia dos Descobrimentos Portugueses, para o Oriente, e surge aquando da primeira expedição à Índia com avisos sobre a odisseia que estaria prestes a acontecer.

O Velho do Restelo

No episódio, narra-se a partida de Vasco da Gama aos mares (a saída do porto, ainda em Portugal). Um ancião (o Velho do Restelo) põe-se então a acusar as viagens e os ocupantes das naus, sob o argumento de que os temerários navegadores, movidos pela cobiça de fama, glória e riquezas, procuravam desastre para si mesmos e para o povo português.



Luís Vaz de Camões

Este busto em barro representa Luís de Camões, um dos maiores poetas da literatura portuguesa. Com uma expressão serena e profunda, o busto evoca a dignidade e a intensidade de um homem cuja obra imortalizou a história e as tradições do seu país.

Luís Vaz de Camões

Camões é retratado com a barba característica e o olhar contemplativo, refletindo a sua alma de artista e de pensador. A peça busca refletir não apenas a imagem física de Camões, mas também a sua grandeza literária – Os Lusíadas e as Rimas – e a herança que deixou para as futuras gerações.



Catarina de Ataíde Da Gama

Catarina de Ataíde da Gama, uma figura pouco conhecida, mas fundamental e indispensável, na vida de Vasco da Gama, e protagonista d’Os Lusíadas (como representante do povo português).

Catarina nasceu em 1470 (em Portimão, Faro) e faleceu em 1535. Ela casou-se com Vasco da Gama, 3.º Vice-Rei e 6.º Governador da Índia, aproximadamente em 1499 e tiveram 8 filhos e 2 filhas.

D. Catarina de Ataíde da Gama

Catarina de Ataíde era uma senhora muito devota e de rara beleza. Alguns historiadores indicam que ela foi a grande paixão da juventude de Luís de Camões, embora existissem outras senhoras com o mesmo nome na corte, naquela época.

O que se conhece é que houve uma Catarina de Ataíde a quem Camões dedicou vários poemas, embora com o nome de Natércia.



Dinamene

Dinamene é um dos interesses românticos que Camões teve, uma mulher chinesa descrita como sendo belíssima. O poeta ter-se-á apaixonado por ela durante uma das viagens ao Extremo Oriente e que, tendo morrido num naufrágio, foi por ele personificada na figura da ninfa marinha.

Dinamene

Entre os diversos poemas que lhe dedica, refiro estes versos de um deles:
 
“Ah, minha Dinamene assi deixaste
Quem não deixara nunca de querer-te!”.

Nesta obra, o seu amor por Camões ficou simbolizado por um “brasão” no seu peito, do lado esquerdo que é o lado do coração.



Francisca de Aragão

Francisca de Aragão nasceu no século XVI, em Portugal, e pertencia à nobreza portuguesa. Mais conhecida pelo seu casamento com Jorge de Albuquerque, importante fidalgo português, que tornou Francisca num elo importante nas redes de poder da nobreza portuguesa.

D. Francisca de Aragão

Esta personalidade foi uma figura significativa no contexto político e social da época, tendo um desempenho no papel da manutenção das alianças familiares e na estabilidade social da corte.

Francisca de Aragão está profundamente ligada ao papel das mulheres da nobreza portuguesa do século XV, tendo sido considerada, por alguns, mais uma musa inspiradora de Camões.


Os alunos do 12ºC
Prof.ª Antónia Rodrigues