quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Aula "Fora da Caixa" - Fábrica das Artes

Na última semana do primeiro semestre e durante as aulas de Educação Visual, todas as turmas de 5º e 6º anos tiveram uma Aula “fora da caixa”. Visitaram a antiga Fábrica de Moagem – A Portuguesa – que data de 1912 e faz parte do Complexo Cultural da Levada de Tomar. Conheceram um pouco da sua história e perceberam a importância da revolução industrial na vida e economia do povo tomarense.

Ao longo dos cinco pisos, presentemente ocupados com o projeto “A Moagem – Fábrica das Artes”, puderam ter contacto com artistas e artesãos e ver as suas obras.

Conheceram a arte da latoaria com a artesã Otília Marques e viram como se transforma o metal nas coroas para os tabuleiros da Festa dos Tabuleiros, entre outros objetos.

A arte da latoaria

Descobriram a arte da olaria através do artesão Celestino Marques que lhes mostrou como de um pedaço de barro e mãos bem treinadas nascem peças fantásticas. Todos gostariam de ter experimentado, mas ficou a promessa de novo encontro.

A arte da Olaria

A artesã Maria Vitória Simões, além das rodilhas ou “sogras”, mostrou como se fazem as flores mais tradicionais dos tabuleiros: o malmequer e a papoila.

As flores dos Tabuleiros

No primeiro piso estiveram à conversa com o artista têxtil João Bruno Videira e ficaram maravilhados com as peças de mobiliário, quadros e esculturas que ele faz, utilizando apenas lã de arraiolos.

Arte com lã

 Encantaram-se ainda com as obras pictóricas dos artistas Dawn Mendonça e Bill Rivers.

Obras pictóricas

Todos gostaram e aprenderam muito. Esta experiência fica bem retratada numa frase dita por uma aluna: “Este é o universo perfeito para uma criança”, pois a arte, nas suas mais variadas formas, é o universo do fantástico, da cor e a sua contemplação enriquece o património interior de cada um.

À descoberta da Fábrica das Artes

Agradecemos a oportunidade que nos ofereceram e a todos dedicamos uma frase de Pablo Picasso: “Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”.

Pelo Grupo Disciplinar de EVTM.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário