segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Germinação de Bolotas

Na sequência do batismo do grande carvalho existente nas imediações da Biblioteca Municipal, o carvalho Dr. Jorge Paiva, no último dia de aulas do 1.º semestre, os alunos do 9.º A, da professora Judite deslocaram-se àquela majestosa árvore tendo recolhido várias bolotas. A finalidade desta recolha é simples: promover a germinação daqueles frutos e acompanhar o crescimento inicial das jovens árvores. 


Já no laboratório, onde se encontram as condições ideais para uma boa germinação (luz e temperatura ambiente amena), as bolotas foram colocadas em pequenos vasos com substrato. Os vasos foram regados e a rega ocorrerá periodicamente ao longo de 5 ou 6 semanas da atividade.



Os alunos pretendem acompanhar o crescimento de cada plântula, registando o sucesso das bolotas germinadas. Prevendo-se que a capacidade germinativa nunca seja total, porém, algumas plântulas serão conseguidas nesta atividade, as quais serão plantadas nos recintos dos espaços escolares deste agrupamento ou outros a definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário