quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

DELIBERA ESCOLA

A iniciativa, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, procura ativar um espaço democrático por excelência: as Associações Juvenis. frequentemente inexistentes devido à crescente falta de mobilização dos alunos.

O projeto desenhado consiste na implementação de um processo de tomada de decisão com base em fóruns deliberativos, promovendo uma forma inovadora de pensar e realizar a democracia. A iniciativa ajudará os alunos, através da educação pelos pares, a implementar projetos na escola sobre alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a Educação de Qualidade e a Paz, Justiça e Instituições Eficazes.


Um conceito que valoriza a importância de cada um em atuar e contribuir para um melhor funcionamento da escola, diagnosticando e resolvendo questões que preocupam a comunidade escolar.

No passado mês de novembro de 2021, o nosso grupo – constituído por Joana Valada e Matilde Godinho do 11ºC, Inês Sousa do 11ºG, Lara Neves do 10ºC e Simão Costa e Tiago Chico do 10º F – aceitou participar neste desafio. Numa primeira etapa, deslocámo-nos até à Costa da Caparica, juntamente com a professora Júlia Quadros, e tivemos a oportunidade de privar com vários alunos de diferentes escolas do país. Após o convívio e alguns momentos de reflexão, partilha e discussão de temas bastante atuais, como a política e a cidadania, foi-nos dada a denominação de Jovens Educadores. Temos, assim, o papel de orientar o trabalho dos pequenos grandes alunos do 3º ciclo, os quais foram previamente nomeados mediante sorteio na sua turma, para embarcar connosco nesta aventura. 


A escola é muito mais do que um mero edifício onde aprendemos a ler e a escrever até nos doer a mão, onde resolvemos problemas e tarefas que quase nos estoiram com os neurónios, onde festejamos cada golo/cesto na aula de educação física ou onde debatemos questões de âmbito filosófico. A escola também é casa! Por vezes, não a sabemos ver como tal, mas é na escola que caímos e que aprendemos a levantar-nos. Hoje, cabe-nos a nós levantar a escola para que se torne ainda mais especial. Somos todos responsáveis por torná-la um bocadinho mais acolhedora e funcional para cada um de nós e para que todos a possam sentir como casa. 

O Projeto DeliberaEscola surge com o principal objetivo de questionar e resolver os problemas da nossa comunidade escolar. Será que os alunos se sentem realmente em casa? Serão as condições da escola um entrave à nossa aprendizagem? Afinal, o que é que podemos fazer para melhorar o desempenho do pessoal não docente? E os professores? Como é que gostariam que agíssemos em prol das suas funções na escola?

Contamos com a ajuda de todos!

Seremos a vossa voz de forma a exprimir em atos as vossas ideias e sugestões.

Joana Valada e Matide Godinho,
Jovens Educadoras Projeto DeliberaEscola


Sem comentários:

Enviar um comentário