sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Programa Nacional Parlamento dos Jovens - AENSM

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM) abraça mais uma edição do Programa Nacional Parlamento dos Jovens no presente ano letivo 2021-2022, com os temas Fake News: que estratégias para combater a desinformação? e FakeNews: o impacto da desinformação na democracia, respetivamente, para o ensino básico e ensino secundário.

Sessão de sensibilização sobre as Fake News

O programa compreende 3 fases: fase escolar, fase distrital e culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra destinada aos alunos do Ensino Secundário.

Constituem objetivos deste programa:

  • educar para a cidadania,
  • dar a conhecer a Assembleia da República e o seu funcionamento,
  • promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões,
  • incentivar a reflexão e o debate sobre problemáticas atuais, bem como a apresentação de propostas de resolução.
Lista B do Ensino Básico (9º A)

No âmbito deste projeto, quatro grupos de alunos, dois do ensino básico e dois do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM), decidiram organizar-se e constituíram 4 listas candidatas à primeira fase do referido Projeto - fase escolar.

O tema desta edição desafiou os jovens a pensar “fora da caixa” e a surpreender com medidas capazes de travar a desinformação e a manipulação na sociedade.

Membros da Mesa da Sessão Escolar do Ensino Básico

Os alunos contaram, com o apoio de professores de Cidadania, Sofia Farinha, de História, José Sobral e Paulo Mendes, Português, João Barroca e José Vasconcelos, bem como das professoras Coordenadoras do Projeto.

Deputados do Ensino Secundário eleitos à sessão escolar

A Comissão Eleitoral Escolar (CEE), no âmbito das competências que lhe são conferidas pelo Regulamento do Projeto Parlamento dos Jovens, moderaram os diversos debates, sessões de sensibilização, e acompanharam os atos eleitorais e respetivos escrutínios, com um brio profissional digno de nota.

Sofia Cavacece, Laura Azevedo e Leonardo Pereira
Comissão Eleitoral Escolar moderaram os debates

Cumpridos todos os trâmites previstos no Regulamento do Projeto, após o ato eleitoral, o sufrágio dos votos ditou os resultados constantes da tabela I.

A lista B do ensino básico e a lista A do ensino secundário venceram as eleições.

A aplicação do Método d’Hondt permitiu constituir a Assembleia de Deputados à Sessão Escolar, para o ensino básico e para o ensino secundário, a qual decorreu no dia 20 de janeiro, no anfiteatro da Escola Secundária Santa Maria do Olival.

Nesta sessão foram eleitos os Deputados à Fase Distrital e votadas as medidas que integram o Projeto de Recomendação que irá representar o AENSM em sede distrital. Foram eleitos os candidatos à Mesa da Sessão Distrital, conforme as tabelas II e III.




Saudamos e felicitamos todos estes jovens, ao mesmo tempo que brindamos à DEMOCRACIA!

Nos dias 4 e 5 de abril, irão vestir a camisola e representar o seu agrupamento e a bela cidade templária, nas Sessões Distritais.

Tal como proferiram nos seus debates, com mestria e profissionalismo, “(…) A sociedade dos nossos dias enfrenta vários desafios e a desinformação é um deles. As “ fake news” nas plataformas digitais (Twitter, Facebook….) e nos mass media (meios de comunicação) são um grande perigo para a democracia, pois têm como objetivo manipular, enganar a opinião pública, que somos todos nós”.

Parabéns, pois são campeões pela atitude cívica ao longo deste percurso de crescimento e construção da CIDADANIA.

As Coordenadoras 

Ana Célia Costa e Lourdes Durana


Sem comentários:

Enviar um comentário