segunda-feira, 12 de março de 2018

Semana da Leitura na Biblioteca da EB1 Raul Lopes

Descobre o Leitor que há em Ti

Lançado o mote “Descobre o Leitor que há em Ti”, as Bibliotecas Escolares desenvolveram diversas atividades subordinadas ao tema, ao longo de toda a semana de 5 a 9 de março.



Logo no início da semana foi colocado um mural à disposição dos alunos, onde poderiam escrever frases ou pequenos textos sobre o livro e a leitura. As fotos documentam uma excelente participação dos alunos do 1º ciclo da BECRE Raúl Lopes.

Gostámos de perceber que o livro e a leitura não estão guardados num “sótão empoeirado”, ainda conseguem rivalizar com os tablets e computadores. 


Cabe-nos a nós, agentes educativos, a responsabilidade de manter vivos os hábitos de leitura, participando e desenvolvendo atividades como estas. 



As crianças e as educadoras das salas 1 e 7 do JI Raul Lopes aceitaram o desafio e deslocaram-se à ESSMO para surpreender os alunos e convidá-los a lerem uma história às crianças do jardim-de-infância. O desafio foi aceite por alguns alunos, que prontamente se juntaram à iniciativa. Após a leitura as crianças do JI tiveram ainda oportunidade de visualizar duas curtas-metragens lindíssimas sobre os livros. 



Um grupo de alunos do 4º ano da EB1 Raul Lopes participaram ainda, em dois concursos: “Conta-nos uma História” e “Autores Digitais” promovidos pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), a Rádio ZigZag e pelo CCTIC. 



Para terminar, e como não podia deixar de ser, as famílias foram convidadas a vir à escola contar uma história que os tenha marcado na infância. Tivemos o privilégio de receber a mãe de dois alunos da EB1 Raul Lopes.

Só assim tudo faz sentido, escola e família juntas por um bem comum, OS ALUNOS.

Carmen Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário