quinta-feira, 9 de maio de 2019

Palestra sobre "Educação Sexual"

No passado dia 3 de maio, a Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira teve o privilégio de receber o distinto Dr. Diogo Medina que veio proferir, no auditório da escola, uma palestra educativa subordinada ao tema “ABC do Sexo (Mais) Seguro”, no âmbito da Lei N.º 60/2009 de 6 de Agosto – Educação Sexual em Meio Escolar e do Projeto de Educação para a Saúde, destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade, a convite da Biblioteca Escolar e do Programa PES.

Natural de Tomar, o Dr. Diogo Medina é Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem formação pós-graduada em Saúde Pública, em Saúde do Viajante, em VIH e Infeções Sexualmente Transmissíveis, em Comunicação e Literacia em Saúde, em Medicina Baseada na Evidência e em Gestão de Empresas.


Se há temas onde a ignorância, os mitos, os temores, os preconceitos e a falta de informação são maus conselheiros, a sexualidade humana é por certo um deles. Daí a importância desta palestra efetuada por um profissional competentíssimo e com grande poder comunicativo, que abordou de forma clara e científica, assuntos diversos e complexos.



O Dr. Diogo Medina não só elucidou os alunos para vários temas relacionados com a sexualidade, como também os alertou para as consequências que uma falta de cuidados pode provocar.


Como ficou bem patente, abordar a sexualidade é falar do conhecimento de si e dos outros, de relacionamento, de educação, de valores, de cuidados de saúde, de emoções, de afetos.


Esta viva, dinâmica, aclarada e pertinente palestra representou indubitavelmente um valiosíssimo contributo na promoção de uma Educação Sexual de qualidade que cabe à escola levar a cabo junto dos alunos.


Ao Dr. Diogo, com cuja colaboração desejamos contar em anos vindouros, os nossos maiores agradecimentos.
Paula Maria Vaz
e
Ivone Assunção

Sem comentários:

Enviar um comentário