segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

AENSM visita a Resitejo

Estratégia concertada na proteção do ambiente - Juntos preservamos o ambiente

Nos dias 20 e 21 de janeiro, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Tomar e no âmbito do programa Eco-Escolas, propiciou a todas as turmas do oitavo ano a deslocação a este Centro de Triagem com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de cuidarem do meio ambiente. 


A excessiva extração e transformação de matérias-primas conduziu à crescente escassez dos recursos naturais, pelo que a Resitejo surge da necessidade de contrariar esta tendência, reciclando e reutilizando os resíduos, iniciando a transição para uma Economia Circular. 


Através de uma visita guiada às instalações desta unidade, os alunos puderam testemunhar a sua importância. Foram percorridos os diferentes espaços existentes, nomeadamente a estação de triagem, a unidade de tratamento mecânico-biológico e ainda o aterro.


Implementada na região desde 1996, a Resitejo iniciou a sua atividade com a exploração de um aterro sanitário onde passaram a ser depositados os resíduos urbanos, anteriormente depositados em lixeiras.


Já mais tarde, em 2005, foi inaugurado o Centro de Triagem que consolidou o projeto de recolha seletiva. Os resíduos provenientes de Ecopontos e Ecocentros dos dez municípios onde opera são recolhidos para serem separados, tratados e, posteriormente, transportados para a respetiva indústria recicladora para serem reintroduzidos no mercado.


Alargando ainda a sua ação, neste momento são também recolhidos óleos alimentares usados e procede-se à triagem de pilhas.


«Valorizamos os resíduos da recolha indiferenciada, produzindo, a partir de materiais recicláveis o Composto, um fertilizante agrícola e o CDR, um combustível derivado de resíduos. Preservamos o futuro, valorizando o presente.» afirmou a relações públicas que acompanhou a visita.


Tendo colaborado e participado ativamente na Companha Europeia de Prevenção de Resíduos, Eco-Agentes por um dia e empenhados em fazer da reciclagem uma prática comum, os alunos encararam esta visita de estudo como o corolário de todo o processo de sensibilização na preservação do meio ambiente, dando lugar a aprendizagens significativas que permitiram a articulação de saberes no que concerne às áreas disciplinares envolvidas, consubstanciando atividades de flexibilidade curricular.


Sem comentários:

Enviar um comentário