quinta-feira, 11 de junho de 2020

O princípio de uma nova vida

“Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra.” 

Hannah Arendt (filósofa alemã, séc. XX)


Nunca como agora, nestes tempos difíceis de combate à terrível pandemia da Covid-19, foi tão importante celebrar a Terra e a sintonia dos homens que dela usufruem, cuja pluralidade torna mais rica, mas muito mais desafiante a tarefa.

Foi assim que nasceu a ideia de comemorar o Dia Mundial da Terra, numa sintonia de homens: alunas e alunos de algumas turmas de 7º Ano, com as suas professoras de Português, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

No âmbito da disciplina de Português, os alunos puseram em prática os conhecimentos que tinham acabado de adquirir sobre o género dramático da Literatura e produziram textos muito interessantes, que ilustraram em Cidadania.

Ora leiam e apreciem!
Prof.ª Ana Cristina Sousa

Daniel Santos

O princípio de uma nova vida

Personagens:
* O planeta Terra
* Uma criança de 10 anos
* Um animal
* Uma árvore

(Espreguiçando-se ao acordar.)
Criança - AAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, como o ar está leve, e parece que nunca tinha ouvido tão bem o chilrear dos passarinhos!

Árvore - Já reparaste que voltaram os esquilos?

Criança - Quem fala? Que estranho... Quem és tu?

Árvore - Olha para cima. Eu estive sempre aqui, mas só tu me consegues ouvir.

Criança - És mesmo tu, o pinheiro do meu jardim?!

Árvore - Sim, e tal como tu, também noto que a natureza à nossa volta está mais bela. Muitos animais já desaparecidos estão a voltar. E já reparaste como há novamente tantas variedades de pássaros nos meus ramos?

Criança - Pois é... Sabes que, como agora estou sempre em casa, comecei a reparar mais no que me rodeia.

Planeta Terra (com uma voz forte vinda dos ventos do norte) - Não são só vocês que notam essa diferença, tudo em mim está a mudar neste período. E sabem porquê? Porque o Ser Humano alterou os seus hábitos, devido a esta pandemia mundial.

Criança - Mas eu pensei que este vírus só tinha coisas más!

Planeta Terra - Estás enganado! Devido à Covid-19, há décadas que não existiam tão poucos aviões no ar e que as emissões de dióxido de carbono não eram tão baixas. Além disso, como há menos carros a circular e muitas fábricas fechadas, as taxas de CO2 e a poluição em geral diminuíram drasticamente. É claro que as pessoas deviam manter certos hábitos para continuarem a ajudar o ambiente, não acham?

Animal (Esquilo voador) - É verdade. A nossa raça estava em perigo de extinção e agora voltamos aos campos naturais.

Criança – Então, quando isto tudo acabar, as pessoas voltarão às suas vidas normais e a poluição voltará... O que podemos fazer?

Planeta Terra – As crianças são os principais protetores do ambiente. Vocês serão a geração futura e, como tal, terão que espalhar esta mensagem, para que todos os humanos me protejam e protejam cada um de vós. Não se esqueçam: a vossa vida depende de mim e a minha depende de vós. Unidos seremos mais fortes e todas as espécies que habitam em mim vão agradecer esta mudança de atitude. Vamos começar uma nova vida. Conto convosco!

Daniel Santos - 7ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário