sábado, 13 de junho de 2020

Uma constipação

“Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra.” 

Hannah Arendt (filósofa alemã, séc. XX)


Nunca como agora, nestes tempos difíceis de combate à terrível pandemia da Covid-19, foi tão importante celebrar a Terra e a sintonia dos homens que dela usufruem, cuja pluralidade torna mais rica, mas muito mais desafiante a tarefa.

Foi assim que nasceu a ideia de comemorar o Dia Mundial da Terra, numa sintonia de homens: alunas e alunos de algumas turmas de 7º Ano, com as suas professoras de Português, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

No âmbito da disciplina de Português, os alunos puseram em prática os conhecimentos que tinham acabado de adquirir sobre o género dramático da Literatura e produziram textos muito interessantes, que ilustraram em Cidadania.

Ora leiam e apreciem!
Prof.ª Ana Cristina Sousa

Uma constipação

A Terra, como sempre, aprecia a vista do espaço enquanto orbita à volta do sol. 
Um dia, de repente, espirra!

Terra – Atchiim!!!

Lua – Ai! O que é que foi isso, Terra?

Terra – Não sei, eu nunca tinha espirrado!

Lua – Provavelmente estás doente…

Terra – Realmente, não me tenho sentido bem nos últimos anos. Vou perguntar aos humanos o que está a acontecer comigo.

Algum tempo depois, na superfície terrestre, os humanos estão a poluir cada vez mais. A Terra dirige-se à Europa e pergunta a um português o que se passa com ela.

Terra – Desculpe, senhor, por incomodá-lo, mas por algum motivo eu espirrei e nunca tinha acontecido. Pode-me explicar o que se passa?

O Português – Claro! Nós humanos estamos a poluir cada vez mais e não estamos a conseguir parar de o fazer!

Terra (triste) – Obrigada pela informação, senhor.
Ao fim de algum tempo, na superfície terrestre surgiu uma doença perigosa que obrigou os humanos a permanecer em casa. Por esse motivo os humanos pararam de poluir e a Terra recuperou-se da sua constipação.

Terra – Boa! Já não estou mais a espirrar!

Lua – Parabéns, finalmente estás melhor, até a tua cor mudou!

Terra – Parece que os humanos pararam de poluir.

Alexandre Ribeiro e Silva - 7ºA

1 comentário:

  1. Muitos parabéns Alex, orgulho da tua sempre educadora beijinhos grandes

    ResponderEliminar