sexta-feira, 21 de abril de 2023

Abraçar o Rio

Vinham como as andorinhas no início da primavera.

Vinham de todos os lados

Vinham de todos os lados, chilreando sonoramente; uns mais depressa, outros mais devagar; todos de T-shirt branca; com as cores nos chapéus, nos cartazes, ou nos adereços evocativos do rio e da vida que dele e nele vive.

Eram cerca de 2.000!

Entre uma ponte...

Dois mil alunos do concelho, de todas as escolas, unidos por um rio que quiseram os homens que “unisse, já não separasse”. Foram-se juntando, em bandos, no espaço do Mercado Municipal. E espalhando-se pelas duas margens do Nabão, unidas pelas duas pontes (Nova e do Flecheiro), fecharam o amplexo sobre o curso de água e “abraçaram o rio”.

... e a outra!

E durante mais de uma hora - sob intenso calor e um sol anormalmente brilhante! – os jovens de Tomar abraçaram metaforicamente (mas também fisicamente) o seu rio com canções, músicas, danças (grupo de Desporto Escolar da EDNAP orientado pela sua professora Rita Silva) e muita animação.

Dançando pela inclusão

Destaque-se uma “corda” feita de uma vintena de canoas (Centro de Formação Desportiva de Canoagem do AENSM e Clube de Canoagem da Nabância) que ziguezaguearam pelo curso do rio e se enrolaram, como um abraço, em torno de uma faixa onde estava escrito “Tomar a inclusão”

Dançando no rio

Ouviu-se também uma cançãocuja letra foi adaptada pelos alunos do 5ºG (EDNAP), com a ajuda da professora de Português – Luísa Nunes. O refrão dizia:

«Água a correr, tão bonita, eu sei lá
ó rio Nabão, vamos lá dar a mão
leva de nós um abraço apertado
Ai rio Nabão, ai rio Nabão
Ai rio Nabão, és a nossa paixão!»

Cantando sobre o rio

Esta atividade resultou das dinâmicas internas das escolas (Agrup. Nuno de Santa Maria; Agrup. Templários; Esc. João de Deus; CIRE e Academia de Sonhos), nomeadamente na dimensão de Educação para a Cidadania e para as Questões Ambientais, entrecruzando-se com o projeto “Abraçar o Rio” (Rotary Club Tomar Cidade), com a participação da Câmara Municipal de Tomar, e com a colaboração da União de Freguesias de Tomar, da PSP, da GNR e outros parceiros convidados, nomeadamente o Instituto Politécnico de Tomar.

Oes representantes das entidades envolvidas

No caso específico do Agrupamento Nuno de Santa Maria, o “Abraçar o Rio” integrou-se também na vasta listagem de atividades que Semana Eco-Escolas tem vindo a promover no AENSM.


Este projeto “Abraçar o Rio” é uma dinâmica transmunicipal, envolvendo as Câmaras Municipais de Tomar, Ansião, Pombal, Alvaiázere e Ourém, e 14 Juntas de Freguesia, procurando agregar todos os espaços físicos que fazem margem com o rio Nabão. O projeto, apadrinhado pelo Fundação Rotária Portuguesa, tem três vertentes, nomeadamente: a sinalização e manutenção de locais ao longo do percurso do rio; a criação de um website com informações sobre o rio e, finalmente, a promoção de ações de sensibilização com as escolas. Pretende-se também consolidar estratégias e ações a promover no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras (PN3R).


José Paulo Vasconcelos





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Abraçar o Rio





Sem comentários:

Enviar um comentário