quinta-feira, 20 de abril de 2023

Visita a Madrid

Saiu esta madrugada, cerca das 5:25, um grupo de 131 alunos, do 9.° ao 12 .° ano, acompanhados por 9 professores, com destino a Madrid e com paragem para visitar Salamanca e Ávila.

A organização da visita está a cargo da empresa Viajar na Escola, de Braga.

O espaço envolvente à ESSMO encheu-se de alunos e pais ansiosos pela chegada dos 3 autocarros.

¡Buen viaje!

Maria João Ribeiro

Dia 1

A primeira paragem foi em Salamanca, onde durante 2 horas tivemos o privilégio de visitar os lugares mais emblemáticos (Catedral Vieja, Catedral Nueva, Universidades, pública e dos Jesuítas, Plaza Mayor, Plaza de Colón,...) com uma guia local que de forma apelativa nos conduziu por uma das cidades mais emblemáticas de Espanha.

Após o almoço, seguimos para Ávila, Património da Humanidade, com a sua monumental muralha medieval, onde desfrutamos de um passeio pela zona histórica.

Muralha de Ávila

E a viagem até Madrid foi muito animada com os alunos a cantaram.

Estamos cansados e animados, pois os alunos estiveram à altura e estão super entusiasmados!!!

¡¡Hasta mañana!!!

Dia 2

O dia começou com a visita ao Palácio Real, onde se realizam as receções oficiais, almoços e eventos de gala, entrega de prémios e audiências. Muito embora continue a ser a residência oficial da Família Real de Espanha, há muito que esta optou por viver no Palácio da Zarzuela.

Palãcio Real

À tarde percorremos a pé alguns lugares ex libris da cidade: Gran Vía, Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza de la Puerta Cerrada, Mercado San Miguel, Catedral de la Almudena, acompanhados por guias oficiais que nos deram a conhecer um pouco da história desta capital.

Plaza Mayor

"Majerit", assim chamada pelos Árabes, pelas suas abundantes águas no subsolo, tornou-se a capital de Espanha em 1561, no reinado de Filipe II.

Catedral de la Almudena

"Fui sobre aguas edificada, mis muros de fuego son."

Dia 3

E assim chegámos ao nosso último dia.

Nasceu cinzento, chuvoso e frio. Deixámos os Apartamentos Compostela Suites em direção a San Martín de la Vega, para desfrutarmos de muita animação no Parque Warner.

Warner Parque

A pouco e pouco o cinzento do céu deu lugar a um dia de sol que proporcionou a muitos alunos, e a alguns professores, aventurarem-se também nas diversões aquáticas e ficarem completamente ensopados. Mais uma vez reinou a boa disposição.

Looney Tunes

Era cerca da 1h30 da madrugada quando finalmente chegámos a Tomar. Exaustos e felizes, carregando na bagagem as experiências e o conhecimento adquiridos na visita.

De madrugada, já com saudades de Madrid

Agradecemos a todos os que tornaram esta visita de estudo uma realidade, aos 131 alunos pelo seu comportamento exemplar e aos nove professores, que com o seu espírito de equipa, profissionalismo e boa disposição a tornaram ainda mais inesquecível.

Fica aqui registado um agradecimento especial aos professores Isabel Gamelas e José Paulo Vasconcelos, equipa GIMAC, que colaboraram na divulgação desta visita.