terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

"Arte é a única forma de escapar da realidade sem sair dela." – Albert Einstein.

Na era digital, a comunicação, tanto oral quanto escrita, enfrenta desafios inéditos. 

O ritmo acelerado e fragmentado da informação dificulta uma expressão clara e coerente, especialmente entre os jovens, que lidam, muitos deles e em cada dia, com dificuldades linguísticas como distúrbios na articulação, dislexia, discalculia (todas as “Dis” e/ou outras perturbações linguísticas, com impacto direto no processo de aprendizagem).

Um pormenor do trabalho dos alunos

Vivemos num mundo onde a velocidade se tornou a norma e não anda de mão dada com o estudo diário, continuo e silencioso que deveria ser o de cada criança e de cada jovem. É neste treino do desaceleramento da mente que a arte surge como um instrumento indispensável, pela estrutura e organização que impõe ao pensamento, pois aprimorar a expressão é fomentar habilidades críticas como a análise e a argumentação. A criação artística ensina os alunos a focarem a atenção, a organizarem ideias e a compreenderem simbolismos e contextos, competências fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

As tecnologias não podem ser ignoradas, pois bem utilizadas são essenciais em vários domínios. No entanto, o abuso e a constante exposição a computadores, tabletes e telemóveis acelera e esgota, por vezes inutilmente o cérebro, o que dificulta a capacidade de concentração e reflexão crítica. 


"Alimentar o Amor"

Como mãe de três filhos, julgo essencial incentivar atividades que promovam a desaceleração, como a leitura de livros físicos, a prática da comunicação verbal clara e a valorização da escrita de qualidade. Paradoxalmente, as escolas nunca tiveram tantos recursos tecnológicos à disposição, facilitadores de buscas rápidas de informação e, por outro lado técnicos especializados e professores para um apoio ao estudo mais concentrado. O desempenho será melhor relativamente ao que era há uma ou duas décadas?

"A nossa casa Interna"

Defendo, atividades que ajudem a diminuir o ritmo frenético do mundo moderno, como a leitura silenciosa, o estudo adaptado às necessidades individuais, o desporto, a música e os trabalhos manuais. Estas práticas favorecem, na minha humilde opinião, momentos de introspeção e de foco, ao mesmo tempo em que exercitam nos alunos a paciência, a disciplina e a criatividade. Face a um momento criativo ou de rigor psicomotor, as crianças e os jovens aliviam o stresse e promovem o bem-estar emocional. 

"Love is in the air"

Recentemente, para o Dia dos Namorados, um pequeno grupo de alunos demonstrou que, apesar das dificuldades enfrentadas no contexto escolar, são capazes de criar com dedicação e expressar à sua maneira e criatividade. Com o auxílio de um professor, um aluno construiu pequenas casas de pedra, chamadas "A Nossa Casa Interna" (sala CAA1 – DNAP) em que cada pedra representava um momento de fé e de autoconhecimento. Outro singelo trabalho mas não menos importante, foi uma mesa feita de papelão, intitulada "Alimentar o Amor". Mesmo com cortes imperfeitos, a mesa mantem-se em equilíbrio e simboliza a nossa busca constante pela estabilidade, mesmo diante das incertezas da vida. O cartaz "Love is in the Air", com as suas formas e cores vibrantes, destacou o amor e a empatia no nosso quotidiano.


Pormenor do trabalho

A arte, portanto, vai além da busca pelo belo ou pelo perfeito. No contexto escolar, ela é uma ferramenta poderosa para desenvolver autonomia e responsabilidade nos alunos. A verdadeira aprendizagem ocorre quando o estudante entende que tem um papel ativo na sua evolução. Como disse Leonardo da Vinci: "A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."


O apoio da família é crucial na estimulação dos jovens em atividades artísticas que fortaleçam não apenas os vínculos familiares, mas também o desenvolvimento de um pensamento mais estruturado e reflexivo. Quando Pais e educadores incentivam os alunos a buscar soluções por si mesmos, a enfrentar desafios e a valorizar o esforço como parte do crescimento pessoal, a obra nasce, a criança evolui no seu todo.

A arte, para além de uma forma de expressão, é um pilar fundamental para a organização mental, a melhoria das habilidades de leitura e escrita e o alívio do estresse causada pelos dias acelerados que vivemos. Mais do que simples criações estéticas, os trabalhos manuais representam um exercício de paciência, disciplina e comprometimento—valores essenciais para a vida tanto dentro quanto fora da escola.

"Arte é a única forma de escapar da realidade sem sair dela." – Albert Einstein.


Maria Conceição Godinho

Educação Especial

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