quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O Pilhão vai à escola

A campanha «Pilhão vai à Escola», lançada pela “Ecopilhas” com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, melhorando as práticas ambientais, tem sido um sucesso. Não só porque a quantidade de pilhas recolhidas tem crescido a bom ritmo, como com os pontos alcançados na última campanha pôde ser adquirido um outro tablet.

O tablet teve como destino este ano a biblioteca da ESSMO uma vez que, no ano passado, o tablet adquirido foi para a biblioteca da EDNAP.

Como é sabido, cada pilhão cheio vale pontos que podem ser trocados por material destinado a atividades escolares e lúdicas, de acordo com o catálogo de prémios da iniciativa «Pilhão vai à Escola».

Lembramos que a campanha está a decorrer ao longo do ano letivo, até 31 de maio de 2019.

Vamos todos fazer um esforço de divulgação e tentar angariar o máximo de pilhas e baterias usadas.

Os Professores responsáveis pela atividade
Dionísio Leal
Maria de Deus Monteiro

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Curso Profissional de Turismo em MADRID

Foi no âmbito das disciplinas técnicas de Turismo que os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo realizaram uma viagem a Madrid para visitar uma das maiores feiras de Turismo do Mundo - a FITUR que se realizou entre os dias 23 a 27 de Janeiro


Além da oportunidade de conhecerem o que de melhor os países, regiões e empresas do sector têm para oferecer, os alunos puderam aplicar algumas técnicas adquiridas em sala de aula e assim, descobrir grande parte da cidade de Madrid.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Janeiras no Marmeleiro

Mês de janeiro é mês de cantar as janeiras…


Também no nosso espaço escolar, no dia 15 de janeiro, tivemos o privilégio de receber os idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Paialvo que tão bem cantaram para nós!



Presentearam-nos com algumas guloseimas e …


Retribuímos com uma flor para cada um, com um lanche de bolo de iogurte e chá quentinho, tudo feito por nós com muito amor.

.

Obrigado a todos que contribuíram para este momento de partilha.
.


Helena Lourenço
Madalena Atalaia

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Replantação do Pinhal de Leiria

Dia 22 de Janeiro,
Foi um dia especial para todos nós.
Dia esse em que todos nos juntámos,
E criámos uma só voz!

A autora: Sofia Cavacece
Às nove horas e meia da manhã partimos,
Muito felizes e ansiosos,
Pois íamos replantar o Pinhal de Leiria
Outrora destruído por humanos irosos.

Foi uma viagem de autocarro muito animada,
Em que música e amizade não faltou.
Íamos em direção a uma aventura
À qual nenhum de nós indiferente ficou!

Quando chegámos ao destino,
Saímos do autocarro aos pulos.
Queríamos ir depressa em direção ao Pinhal,
Contribuindo assim para um futuro genial!

Estava um dia frio de Inverno,
Mas com isso ninguém se importou...
E assim que chegámos à zona de replantação,
Trabalhámos até mais não!

Plantámos pinheirinhos bébés,
Que com o passar do tempo vão crescer.
E se alguma vez voltarmos lá,
Com orgulho iremos dizer:
"Com muito esforço e dedicação,
Plantámos estes pinheiros,
Em maravilhosa união!"


Ao fim de trabalharmos arduamente,
Fomos para um parque merendar.
Mas que belo dia que passámos,
Que para sempre nas nossas memórias vai ficar!

Sofia Cavecece

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A Floresta: uma sala de aula emocionante

Os alunos do Agrupamento participaram nos dias 15 e 22 de janeiro, numa atividade no âmbito da ação de reflorestação da Mata Nacional de Leiria, inserido no Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”.


Neste projeto estão envolvidos os Serviços do Ministério da Educação, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal da Marinha Grande/Câmara Municipal de Leiria e Câmara Municipal de Tomar na cedência gratuita de transporte. 
 

Os alunos participaram na plantação de árvores no Talhão 216 - "Talhão da educação". 



Estiveram envolvidos 90 alunos, pertencentes ao Clube do ambiente (EDNAP) e Clube jovens solidários (ESSMO). 



Foi com muito entusiasmo e boa disposição que os alunos participaram nesta atividade permitindo lhes também desenvolver uma atitude ecológica e de cidadania ativa louvável.


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Inspiring Future

O que fazer com o meu futuro?

A Associação "Inspirar o Futuro" é uma associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior.



Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.

O Yorn Inspiring Future é um projeto que se dirige ao Ensino Secundário e que tem por finalidade levar a estes aluno pré-universitários um pacote completo de informação e de recursos para que estes, sem terem que sair das suas escolas, ficarem a saber tudo sobre o ensino superior e o que fazer do futuro! Em cada escola é realizada uma feira de informação e apoio sobre o acesso ensino superior, com instituições de ensino superior (nacionais e internacionais) e empresas, realizando também workshops de desenvolvimento pessoal, social e profissional.



Estas atividades estão concetradas numa manhã, sem sair da escola, ajudando assim os SPO e o corpo letivo na orientação dos seus alunos. O intuito é de ser uma atividade complementar, inovadora e que facilita a organização destas iniciativas, tornando-as mais eficazes para todos.


ESPAÇO DE EXPOSITORES

Na sala polivanlente, ficaram instalados pequenos stands dos parceiros de ensino superior português e estrangeiro, com representantes (alunos ou professores) de cada um das entidades envolvidas. Os expositores estiveram disponíveis toda a manhã, facultando informação, dando a conhecer propostas alternativas, respondendo às perguntas colocadas pelos estudantes e explicando como funcionam as candidaturas.




SESSÕES "ENSINO SUPERIOR"

Divididos em vários blocos temáticos, como por exemplo, “Ciências & Engenharias”, “Ciências Sociais & Humanas”, “Economia & Gestão”, os alunos poderam assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse que apresentarão, cada uma, em 10 minutos.


SESSÃO "LEARNING ABROAD"


Ter uma experiência no estrangeiro é cada vez mais uma opção emocionante e possível. Desde aprender uma língua num país diferente, tirar um curso superior ou fazer voluntariado. Os parceiros explicaram também o quão importante e fácil é poder ir para fora.



TOMADA DE DECISÃO

“O que vou fazer a seguir ao secundário?"
"Será que estou a escolher bem?”

Estas são algumas das perguntas que surgem no secundário. Foram abordados vários aspetos importantes, com base num modelo de tomada de decisão vocacional, para tomar a melhor decisão possível num mundo que exige flexibilidade e adaptação.



PROATIVIDADE

Aprender que as coisas não nos caem do céu é fundamental. O esforço, a consciência nas capacidades, o pensamento "fora da caixa" e fazer o melhor possível com a minha realidade são as alavancas para o sucesso.





quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República.

Vereador Hugo Cristóvão, deputado Hugo Costa e professor José Alho 
Educar para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política, promover o debate democrático, incentivar a reflexão e o debate, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, são alguns dos objetivos deste projeto.

Um auditório cheio

Vários alunos do ensino básico [9ºG e 9ºH] e do ensino secundário [10ºA; 10ºE; 10ºF; 11ºD; 11ºF; 12ºA; 12ºB e 12ºF] abraçaram este desafio que, este ano,se debruça sobre o tema "Alterações climáticas".

Lista A - Ens. Básico

Lista B - Ens. Básico
Desde a constituição das listas, elaboração das medidas defendidas, passando por uma sessão de esclarecimento e debate, campanha eleitoral, eleições, apuramento dos deputados à sessão escolar, foram muitas as etapas que ultrapassaram.

Lista A - Ens. Secundário

Lista B - Ens. Secundário
A próxima será a Sessão Distrital, em Santarém, onde os 4 deputados eleitos irão defender o Projeto de Recomendação da Escola.

Álbum de fotos

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Malta, Profissionais em Erasmus...

[O título é voluntariamente ambíguo e equívoco. Aconselha-se a leitura do texto!]


Entre os dias 3 e 8 de dezembro seis alunos da turma do 10º G dos cursos profissionais Técnico de Multimédia e Técnico de Turismo acompanhados por três professores deslocaram-se a Malta em representação de Portugal no âmbito do Projeto Erasmus+ e sob a temática “Breaking the Vicious Cycle”. Neste projeto estão envolvidas três escolas dos países de Malta, Portugal e Alemanha assumindo o país de Malta a receção do projeto nesta primeira fase.



A representação de Portugal começou a ser tratada desde o início do ano escolar, contribuindo várias disciplinas dos cursos e todos os alunos da turma do 10º G para que a prestação do país e dos seus alunos fosse, tal como aconteceu, um sucesso na apresentação do concelho, da escola e do país, assim como no envolvimento dos alunos portugueses nas atividades propostas pela escola Education Hub Msida.


Foi uma semana intensa com muitas e diversificadas atividades e visitas a vários locais de Malta.

A atualidade das temáticas propostas pelos responsáveis da Education Hub Msida foi inquestionável pois permitiu aos alunos de diferentes países e culturas trabalharem e concluírem que muito tem em comum. Entre outros, foram trabalhados e debatidos os temas dos hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, da Comunidade, do respeito por si e pelos outros, do pensar antes de agir, da diversidade e da tolerância e da união para levar ao sucesso (este último tema centrado nas migrações).



Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a escola Education Hub Msida, o trabalho desenvolvido pelos seus alunos e respondido a um desafio centrado nas áreas de aprendizagem dos alunos de Malta.



Ainda houve tempo para o lazer entre os alunos que foram momentos de grande respeito, companheirismo e divertimento. Afinal o futebol é também uma ponte entre as culturas!!! E aqui os alunos demonstraram que se construíram pontes propondo aos seus professores um jogo entre si.


É importante salientar que os alunos do 10º G do Agrupamento Nuno de Santa Maria que se deslocaram a Malta estão gratos pela experiência enriquecedora que lhes foi concedida e pela forma como foram tratados pelos responsáveis e alunos das várias escolas, com destaque para a excelente organização de Malta.


terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Votação de frases elaboradas pelos alunos!

Está aberta a votação de frases alusivas à temática do Bullying, elaboradas pelos alunos no âmbito do Projeto Promoção de Valores/Atitudes/Respeito pelo outro, no sentido de se proceder à seleção de uma frase por ciclo (desde o pré-escolar até ao 3ºciclo).



Pode votar até ao dia 23 de janeiro!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Dia de Reis

Foram 120 Reis

.

Os "Meninos-Reis" do Jardim Infantil Raul Lopes, acompanhados pelas suas Educadoras e Auxiliares da Ação Educativa, puseram as suas coroas  e foram pela cidade "Cantar os Reis".



Começaram na Junta de Freguesia e depois vieram à escola-sede do A.E.N.S.M. onde cantaram para quem os quis ouvir:

Nós somos os três reis
Que vimos do oriente.
Trazer as "Boas Festas"
Com paz pr'a toda a gente.



Nós somos os três reis
Guiados por uma luz;
Adoramos o Deus Menino
que se chama Jesus.



Nós somos os três reis
Batazar e Gaspar
Também o Belchior
O veio adorar.


Nós somos os três reis
Guiados por uma luz
E trouxemos três presentes
P'ró Menino Jesus.


E no fim, receberam eles próprios uma prendinha do Diretora do Agrupamento, Celeste Sousa, que aproveitou para manifestar o seu grande prazer em receber aqueles meninos (ou seriam Reis?!) na Esc. Sec. Santa Maria do Olival.


Para quem não viu nem ouviu, aqui fica uma pequena amostra:


sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Curso Profissional de Turismo na ESSMO


Os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria colaboraram na Organização e operacionalização da exposição de Lego, no Complexo Cultural,  na Levada, que se realizou entre os dias 1 a 23 de Dezembro de 2018, no âmbito dos festejos de Natal da Cidade de Tomar.