terça-feira, 29 de junho de 2021

3º Conselho Ecoescolas / Compromisso Verde da Juventude

No dia 7 de junho realizou-se no auditório da Biblioteca Municipal o 3º Conselho Ecoescolas da Escola Secundária Santa Maria do Olival, o último deste ano letivo. A Coordenadora do Programa Ecoescolas fez o balanço da concretização do plano de ação e apresentou os resultados da avaliação das atividades realizadas.

  

A sessão contou com a presença dos delegados de turma, que em representação dos alunos das turmas assinaram o Compromisso Verde da Juventude.


 
O Ministério da Educação desafiou o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) para a construção de um compromisso centrado nos temas da sustentabilidade ambiental e da ação climática. O repto foi aceite. Cada escola cria o seu próprio compromisso, plural e participado, com ações e objetivos concretos a desenvolver ao longo do próximo ano letivo, pelos alunos do ensino secundário. Trata-se de um autêntico Compromisso da Juventude com o futuro — feito por jovens e para jovens.



Na ESSMO os jovens já deram o pontapé de saída para este nobre projeto. Após momentos de reflexão e discussão, cada turma apresentou uma lista de propostas concretas a desenvolver no próximo ano letivo. As propostas foram organizadas pelos Temas: Água, Energia, Resíduos, Espaços exteriores, Agricultura Biológica, Floresta, O Mar e Alterações climáticas, totalizando um conjunto de 32 compromissos.



No próximo ano letivo, alunos, professores, e restantes elementos da comunidade educativa, serão responsáveis pela concretização de atividades que respeitem na íntegra a intenção do compromisso, agora assinado e que será a base para o desenho do Plano de Ação no âmbito do programa Ecoescolas em 2021/2022.



↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
3º Conselho Ecoescolas




Sem comentários:

Enviar um comentário