sexta-feira, 11 de junho de 2021

Projeto o Mar Começa Aqui

Na semana em que se comemora o Dia europeu do Mar, 8 de junho, os alunos do 9º ano das turmas G e H iniciaram a pintura das sarjetas na ESSMO. 



O projeto foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual sob a supervisão do professor Fernando Mendes.



Este projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para o grave problema da poluição dos oceanos.



Infelizmente, os oceanos são os recetores finais da maioria dos poluentes lançados para o ambiente.



Na prática qualquer resíduo descartado ou abandonado, sem ser encaminhado para os locais corretos, pode acabar no oceano, originando lixo marinho.

 



De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% de todo o lixo que encontramos no mar tem origem em terra, sendo levado para o mar através principalmente dos rios, mas também pela ação dos ventos. Os restantes 20% estão relacionados com atividades marítimas, sendo atirados ao mar a partir de embarcações ou resultando de artes de pesca abandonadas ou perdidas. Entre o lixo marinho, os resíduos de plástico constituem a fração mais representativa (entre 60 a 95%) e que acarreta maiores problemas ambientais.



A imensa quantidade de plástico a flutuar no oceano causa elevados impactos na biodiversidade e ecossistemas marinhos, constituindo a causa de morte de numerosos animais que podem ficar aprisionados nestes lixos ou ingeri-los por os confundirem com as suas presas. 



De acordo com o NOAA (National Oceanographic and Atmospheric Administration), os detritos de plástico são responsáveis pela morte de cerca de 100 mil mamíferos marinhos por ano, assim como milhões de aves, tartarugas marinhas e peixes.



Sem comentários:

Enviar um comentário